Bolo de fubá sem trigo: saiba como fazer passo a passo

Se você tem intolerância ou alergia à glúten, provavelmente precisa comer coisas específicas para a sua condição, por isso vamos te ensinar a preparar um bolo de fubá sem trigo.

Além de não atacar seu estômago, ele ficará delicioso e muito fofinho, ideal para quem tem restrições alimentares quanto ao glúten.

Bolo de fubá sem trigo: saiba como fazer passo a passo

Receita de bolo de fubá sem trigo

Vamos começar vendo os principais ingredientes necessários para preparar esse bolo de fubá sem trigo e glúten friendly:

  • 1 colher de sopa de fermento químico;
  • sementes de erva doce a gosto;
  • 4 ovos;
  • 1 copo americano de óleo;
  • 2 copos americanos de fubá;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 copo americano de leite;
  • 2 copos americanos de açúcar.

Separe os ingredientes e com exceção da erva doce e do fermento, bata os demais ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos, ou seja, o leite, óleo e os ovos.

Depois coloque o fubá, açúcar e o sal na mistura e bata novamente. Depois sem bater no liquidificador adicione o fermento e a erva doce à sua massa.

Em uma forma com cone central, untada com óleo e um pouco de polvilho, despeje toda a massa nela e leve ao forno.

Deixe assar em forno médio preaquecido a 180°C por pelo menos 40 minutos, ou até que fique com a parte de cima mais dourada.

Desenforme e deixe que o bolo esfrie antes de servir com um café ou leite, com certeza vai ficar extremamente delicioso.

Intolerância à glúten

A intolerância à glúten se trata de uma condição em que o corpo de uma pessoa não conseguir digerir o glúten consumido, o mesmo acontece quando se tem intolerância à lactose.

E o glúten é um tipo de proteína que pode ser encontrado em certos tipos de cereais, como o trigo, cevada e centeio, isso faz com que a pessoa não possa comer alimentos que contenham farinha de trigo, tomar cerveja e outros.

A intolerância ao glúten é diferente da doença celíaca, uma condição autoimune grave em que o consumo de glúten desencadeia uma resposta imune prejudicial.

E essa intolerância pode se manifestar de diferentes formas, dependendo do organismo de uma pessoa e da gravidade que pode variar de acordo com os indivíduos.

Alguns sintomas comuns da intolerância a glúten são problemas gastrointestinais, que incluem inchaço, diarreia, constipação, assim como alterações de humor, fadiga, dores de cabeça e outros.

Muitos acreditam que os sintomas podem ser apenas gastrointestinais, por isso os sintomas acabam passando batido, mas se está sentindo muitas dores e não entendem de onde vem, faça uma busca por essas intolerâncias.

A única maneira de confirmar a intolerância ao glúten é através da exclusão de alimentos com glúten da dieta e observando se os sintomas melhoram.

Ou então através de exames que poderão dar um resultado conclusivo se você é ou não intolerante.

Para pessoas com intolerância ao glúten, a única forma eficaz de aliviar os sintomas é evitar alimentos que contenham glúten.

Felizmente, muitas alternativas sem glúten estão disponíveis no mercado, e muitos alimentos naturais, como frutas, vegetais, carnes, peixes, arroz e batata, são naturalmente livres de glúten.