Bolo de fubá sem trigo: saiba como fazer passo a passo
Se você tem intolerância ou alergia à glúten, provavelmente precisa comer coisas específicas para a sua condição, por isso vamos te ensinar a preparar um bolo de fubá sem trigo.
Anúncios
Além de não atacar seu estômago, ele ficará delicioso e muito fofinho, ideal para quem tem restrições alimentares quanto ao glúten.

Receita de bolo de fubá sem trigo
Vamos começar vendo os principais ingredientes necessários para preparar esse bolo de fubá sem trigo e glúten friendly:
- 1 colher de sopa de fermento químico;
- sementes de erva doce a gosto;
- 4 ovos;
- 1 copo americano de óleo;
- 2 copos americanos de fubá;
- 1 pitada de sal;
- 1 copo americano de leite;
- 2 copos americanos de açúcar.
Separe os ingredientes e com exceção da erva doce e do fermento, bata os demais ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos, ou seja, o leite, óleo e os ovos.
Anúncios
Depois coloque o fubá, açúcar e o sal na mistura e bata novamente. Depois sem bater no liquidificador adicione o fermento e a erva doce à sua massa.
Em uma forma com cone central, untada com óleo e um pouco de polvilho, despeje toda a massa nela e leve ao forno.
Deixe assar em forno médio preaquecido a 180°C por pelo menos 40 minutos, ou até que fique com a parte de cima mais dourada.
Desenforme e deixe que o bolo esfrie antes de servir com um café ou leite, com certeza vai ficar extremamente delicioso.
Intolerância à glúten
A intolerância à glúten se trata de uma condição em que o corpo de uma pessoa não conseguir digerir o glúten consumido, o mesmo acontece quando se tem intolerância à lactose.
E o glúten é um tipo de proteína que pode ser encontrado em certos tipos de cereais, como o trigo, cevada e centeio, isso faz com que a pessoa não possa comer alimentos que contenham farinha de trigo, tomar cerveja e outros.
A intolerância ao glúten é diferente da doença celíaca, uma condição autoimune grave em que o consumo de glúten desencadeia uma resposta imune prejudicial.
E essa intolerância pode se manifestar de diferentes formas, dependendo do organismo de uma pessoa e da gravidade que pode variar de acordo com os indivíduos.
Alguns sintomas comuns da intolerância a glúten são problemas gastrointestinais, que incluem inchaço, diarreia, constipação, assim como alterações de humor, fadiga, dores de cabeça e outros.
Muitos acreditam que os sintomas podem ser apenas gastrointestinais, por isso os sintomas acabam passando batido, mas se está sentindo muitas dores e não entendem de onde vem, faça uma busca por essas intolerâncias.
A única maneira de confirmar a intolerância ao glúten é através da exclusão de alimentos com glúten da dieta e observando se os sintomas melhoram.
Ou então através de exames que poderão dar um resultado conclusivo se você é ou não intolerante.
Para pessoas com intolerância ao glúten, a única forma eficaz de aliviar os sintomas é evitar alimentos que contenham glúten.
Felizmente, muitas alternativas sem glúten estão disponíveis no mercado, e muitos alimentos naturais, como frutas, vegetais, carnes, peixes, arroz e batata, são naturalmente livres de glúten.