O glúten faz mal à saúde? O que dizem os especialistas?
Você vai entender a razão porque se fala tanto que o glúten faz mal à saúde na visão de especialistas, e o porquê de várias pessoas deixam de o consumir!
Anúncios
Basicamente o glúten é composto pelas proteínas, gliadina e glutenina, que estão contidas em alguns ingredientes. Ao passo que tem uma função de fazer as massas ficarem fofas e elásticas também permite que fiquem mais resistentes.
O glúten tem a ação de ajudar os alimentos a ganharem volume, formando uma capa depois na etapa de sovamento, o que inibe que o gás carbônico criado não saía.
Posto isso, esse elemento está presente em comidas do nosso dia a dia, tais como:
- Pães
- Massas
- Torradas
- Bolos
- Biscoitos
- Cerveja
Anúncios
Então, depois que explicamos o que é essa substância, vamos entender os casos que o glúten faz mal à saúde.

Quais os casos que glúten faz mal à saúde segundo especialistas?
Celíaco
O glúten mesmo nos fornecendo uma boa quantidade de energia para nosso corpo e também regulando o intestino, como indica a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, ele causa diversos males a quem é celíaco.
O celíaco é originado geneticamente e tem autoimunidade, em outras palavras, é um déficit do sistema imunológico, fazendo que ele mesmo se auto ataque.
Quem tem essa doença não deve consumir o glúten, pois segundo Flávia Cyfer, nutricionista do Espaço Longevitá, deixa a mucosa intestinal inflamada e afeta o funcionamento do nosso organismo em absorver os nutrientes.
Entre os problemas associados à doença celíaca e o consumo de glúten estão
- Diarreia crônica ou constipação
- Anemia
- Baixo apetite
- Vômitos
- Emagrecimento ou obesidade
- Retardo do crescimento
- Mudanças de humor
- Distensão e dores abdominais
- Aftas
Sensibilidade não celíaca ao glúten
Essa sensibilidade é outra possibilidade do glúten fazer mal à saúde em seu consumo. Tendo sintomas semelhantes aos portadores da Doença Celíaca, porém não apresenta a função de autoimunidade como na doença.
Mas ainda carece de estudos, o que se tem certo é que retirar consumo o glúten acaba com seus sintomas.
Pessoas alérgicas ao Trigo
Nesse caso da alergia ao trigo, o consumo das proteínas do trigo resultam numa reação alérgica, causando inflamações que provocam problemas gastrointestinais.
De fato, ao retirar esse ingrediente da alimentação, por conter o glúten, impede que a alergia seja manifestada.
Inchaços no corpo
Tem gente que associa esse inchaço pelo consumo do glúten e, eles não estão errados porque:
“A retenção de líquidos muitas vezes é sinal de intoxicação. Ao retirar a ‘toxina’, ele desincha. Melhora muito”
explica Flávia
Sobretudo, deixar simplesmente de consumir o glúten não dá nenhuma garantia para o emagrecimento.
Embora para Cintya, excluir o glúten concede a possibilidade de perdemos peso, mas o fato se dá por essa a proteína se fazer presente em muitos alimentos diários e, geralmente bem calóricos, não sendo o glúten em si responsável por isso.
O inchaço abdominal
Além disso, Cintya alerta que é uma reclamação frequente que comumente são motivados por se relacionarem a má digestão ou constipação. As gases podem provocar esse inchaço por itens, como laticínios, açúcar refinado, bebidas com gases e alimentos fontes de sódio.
Para que se evite esse quadro de inchaço, a profissional da área aponta que escolher alimentos que equilibrem, e não excedam na nossa alimentação como os mencionados.
Pois, priorize os integrais, as frutas, as verduras e os legumes, juntamente da hidratação intensificada.
Como substituir o glúten de forma segura e sem causar prejuízos a nossa saúde?
A farinha de arroz é o ingrediente que geralmente é trocado pelo glúten, devido sua fácil utilização em diversas receitas, como em pões, bolos e tortas.
Um outro ingrediente é o polvilho ou a fécula de batata que substitui a proteína. Desse modo, a substituição do Glúten pode ocorrer também pela farinha de trigo do tipo sarraceno.
Bem como, a biomassa de banana verde, que conforme as ponderações de Cintya vêm apresentando benefícios para controlar o colesterol, a farinha de coco, para fazer os bolos e as tortas e, a quinoa em flocos, sendo ótimo para preparar bolos e biscoitos.
Numa alimentação mais equilibrada, o trigo pode substituído pelo arroz integral, quinoa, amaranto ou arroz negro. Assim também eliminar consumo do pão e trocar por batata doce, baroa, inhame ou aipim também oferece oportunidade uma vida mais saudável.
Por sua vez Flávia pontua que: “A ideia é trocar por ‘alimento’ sem glúten em vez de biscoitinhos e industrializados sem glúten, mas nada saudáveis”. Isso pode gerar um benefício a sua saúde.
Enfim, já entendemos as situações que o glúten poder ser um vilão, mas agora o Manual da Cozinha vai fazer você colocar tudo isso em prática com uma receita sensacional.
Receita do falso pão de queijo que não leite nem ovo e não tem glúten
Ingredientes do falso pão de queijo:
- 5 ou 6 mandioquinhas médias (Caso não tenha a batata, você pode substituir pelo inhame ou batata-doce)
- Polvilho doce – 4 xícaras de chá
- Polvilho azedo – 1 xícara de chá
- Óleo de coco bem quente – 1 xícara de chá (pode substituir por azeite extravirgem de oliva)
- Água bem quente – 1 xícara e 1/2 de chá
- Sal a gosto.
MODO DE PREPARO:
- Inicialmente, cozinhe a sua mandioca e de seguida quando já cozida, amasse-as para que faça um purê. Depois junte ao purê os polvilhos e a pitada de sal.
- Logo após, de pouco a pouco, vá adicionando o óleo e siga incorporando nessa mistura.
- Então, acrescente a água e misture até formar numa massa que resulte em uma textura mais homogeneizada.
- Logo depois, modele a massa em bolas pequenas usando as próprias mãos até ela não está a grudar em suas mãos.
- No forno preaquecido, leve para assar em temperatura baixa/média, em torno de 180°C por cerca de 40 minutos.
- Para que conclua, veja se assou espetando o garfo ou um palito nesses pãezinhos, se sair limpo, o pão já está pronto para ser saboreado.
Saber se o glúten faz mal à saúde é algo importante que conferiu nesse post e que com certeza vai compartilhar com seus amigos e familiares!