O que não pode fazer na airfryer? Os 10 erros mais comuns

Compartilhe essa receita

Muitos desconhecem o que não pode fazer na airfryer, e usar a fritadeira elétrica do modo correto e com cuidados que a não danifique. Por isso, o Manual da Cozinha listou os erros mais frequentes de quem tem esse eletroportáti.

Anúncios

No mundo cada vez mais prático e com as pessoas buscando uma alimentação mais saudável, a airfryer foi ganhando espaço como um item impensável da cozinha.

Pois se trata de uma fritadeira elétrica, que vem se tornando um dos equipamentos mais adquiridos em todo mundo.

Resumidamente, a função de fritar como o ar quente ao invés do óleo, a arfryer acabou oferecendo praticidade e assim fazer comidas saudáveis. Mas será que todo mundo sabe manusear uma adequadamente?

Então confira agora o que não pode fazer na airfryer com o dez erros mais comuns que se cometem nesse aparelho.

o que não pode fazer na airfryer

1- Deixar o cesto muito cheio

A função da airfryer tem um desempenho bem melhor quando o ar quente circula pelas comidas sem dificuldade.

Se o seu cesto lotar, a fritura não irá se finalizar igualmente. E assim, se tiver muito comida faça a receita em partes.

2- Deixar de Aquecer a airfryer previamente

Anúncios

Do mesmo modo quando usamos o forno, essas máquinas deixam um resultado melhor se colocarmos para pré-aquecer, entre 3 a 5 minutinhos.

3- Não pausar para que vire o alimento

O jeito de chegar ao preparo do cozido perfeito com direito a casca crocante é interromper o tempo de cozer, ou já programe o tempo da receita em dois intervalos.

Dessa forma, dê aquela chacoalhada no cesto ou vire as porções usando um pegador de madeira ou silicone.

4- Não frite pedaços grandes

Na airfryer, até que é possível preparar alimentos de pedaços maiores de carne, seja um suíno ou o frango.

No entanto, isso depende do tamanho do seu cesto, não arisque, o resultado fica melhor com pedaços pequenos, tendo um cozimento uniforme, garantindo que todas as partes foram devidamente assadas.

5- Nunca secar as comida antes

Erro bastante comum, se vai fazer proteínas e vegetais a crocância é garantida secando eles cuidadosamente, logo após tempere-os e coloque na airfryer.

6- Jamais coloque óleo

Já que a airfryer frita sem a necessidade do óleo, não o coloque. Isto é, serve para asas de frango, bacon e outros tipos de proteína por possuírem gordura, as coxinhas e nuggets congelados também não precisam.

Nos outros casos pode colocar uma pequena porção de óleo (ou azeite) para o alimento ficar crocante e dourado.

Por exemplo, usar óleo contribui para que o tempero em pedaços de peito de frango ou filé de peixe possa ser mais bem absorvido.

7- Não faça vegetais em sua airfryer

Um equívoco seu é fazer preparos de somente comidas congeladas, não buscando receitas novas.

Pois há várias receitas de vegetais e legumes que são ótimos na airfryer. Evitando as folhas, como o espinafre e a couve, que não vão bem com a circulação de ar da sua máquina e acabam grudando na resistência.

8- Nunca forre o cesto

Como já explicado, as comidas são cozidas igualmente tendo o espaço necessário da circulação do ar quente.

Deixar o cesto forrado com papel alumínio ou outro produto impede a passagem do ar quente, bem como sobrecarrega o eletro portátil e pode queimá-lo.

9- Deixar a airfryer em locais muito fechados

Toda airfryer fica bem quente em todos os lados, o que é normal por atingir temperaturas que superaram 200°C dentro do aparelho e que acabam aquecendo muito a parte externa dele.

Por isso, a nossa recomendação é deixar em um espaço mais aberto quando for utilizar a airfryer de uma maneira que consiga absorver o ar atmosférico sem alguma dificuldade.

Aliás, deixar espaços fechados também pode resultar estragos em seus armários, o que também tem a possibilidade de encurtar a vida útil do seu aparelho.

10- Não fazer a limpeza e a manutenção

  • Cesto e recipiente de coletar gordura: praticamente todos são revestidos com material antiaderente, lavar é algo fácil, precisando: detergente neutro, esponja fofinha e água quente (não fervente).
  • Parte interna da airfryer: como os alimentos, muitas vezes, deixam aquela camada gordurosa que atingem a resistência do aparelho e a parte mais superior, podendo interferir no gosto dos preparos e fazer uma fumaça por toda a cozinha, siga esses passos para evitar isso:
  1. Esfrie a airfryer e desligue-a, retire a bandejinha de alça e coloque numa posição invertida. Então use a escova de cerdas nem grandes e nem pequenas e, delicadamente, remova a gordura excedente dos resíduos.
  2. Logo após, passe a esponja umedecida na água quente e limpe com delicadeza, alcançando todas as partes do parelho. Enxague a esponja repetindo esse procedimento se tiver sujeira.
  3. Para que termine, use um pano molhado e desvire na posição comum e espere secar completamente.

Agora descubra quais alimentos não podem ir na airfryer e que causam uma dor de cabeça no momento que vai fazer seu alimento. Por isso veja essas outras dicas nesse mesmo instante!

Muito cuidado com seus empanados

Tenha muito cuidado quando for fazer seus empanados no seu equipamento, para os casos o de receitas que sejam feitas com algum tipo de massa menos sólida que contem ovo ou aveia.

Por exemplo, esses itens não podem ir para airfryer, por conta do liquido transbordar e entrar nos furinhos do seu aparelho. Contudo, deixe seu empanado a seco ou congele-o previamente ele antes de levar a airfryer.

Atenção com os queijos

Outro tipo de preparo que requer cuidados é o queijo, e você já imagina o motivo disso. Por causa de ter muitas chances que derreta e acabar caindo nos espaços destinados para aquecer a comida.

Outra questão, se atente no momento de botar o queijo ralado sobre a comida que for colocar na airfryer.  Porque se o queijo não estiver bem aderido ao alimento poderá sair e no fixar ao ventilador/resistência, deixando muito sujo.

O Manual da Cozinha acabou de mostrar, o que não pode fazer na airfryer, para que você consiga usar seu eletro portátil da melhor forma!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro