Receitas com Leite condensado

Receitas com leite condensado não são nenhuma novidade para os amantes de doces. Entretanto, é um assunto importante a ser tratado para você que está buscando a união entre o doce certo e o custo – quando os altos preços se tornaram um problema moderno.

Portanto, para descobrir algumas receitas que usam leite condensado, economizar e ter em mãos um doce muito gostoso, continue essa leitura até o final.

receita com leite condensado

O que é o leite condensado?

Em primeiro lugar é muito interessante tratar sobre o que é o leite condensado. Essa informação não é exatamente útil para a produção dos seus doces, mas é muito interessante saber o que você está usando para a produção do que come.

Portanto, do começo. O leite condensado é um produto lácteo concentrado e adoçado, feito a partir de leite integral. Para produzir o leite condensado, o leite é aquecido lentamente até que uma grande parte da água evapore, deixando uma mistura espessa e doce.

Entretanto, apesar de ser bem doce, é comum adicionar ainda mais açúcar durante o processo de produção para dar ao leite condensado o seu sabor característico e, principalmente, prolongar a vida útil do produto.

🍮 Conheça também 👉 Leite Condensado Fake com 3 ingredientes!

Você vai encontrar leite condensado frequentemente sendo usado em sobremesas. Exemplos delas são: pudins, bolos, tortas e doces, mas também pode ser consumido puro ou adicionado ao café e outras bebidas.

Além disso, é uma opção muito popular para quem procura uma alternativa mais doce e cremosa que o leite comum.


Receitas com leite condensado

As receitas com leite condensado são famosas no mundo inteiro, principalmente quando são usadas como ingrediente principal.

O leite condensado confere uma consistência cremosa e um sabor adocicado aos pratos. Portanto, esse é um dos motivos de ser utilizado em diversas sobremesas como mousses, pudins, tortas, bolos, entre outros.

Além disso, é um ingrediente versátil que pode ser combinado com frutas, chocolate, coco, amendoim, entre outros ingredientes para criar uma variedade de sobremesas diferentes.

No entanto, é importante lembrar que o consumo excessivo de açúcar pode ser prejudicial à saúde, portanto, é recomendado o consumo dessas sobremesas com moderação.

Outro detalhe importante é o custo do leite condensado. Seu preço  aumentou bastante e é importante levar isso em consideração  na quantidade de doce que você pretende fazer. A bandeja de brigadeiro está muito mais cara hoje do que a alguns anos atrás.

A lista abaixo conta com algumas ótimas receitas que unem sabor e baixo custo em questão de uso de leite condensado.

  • Bolinho de chuva com leite condensado
  • Fondue de leite condensado
  • Torta de morango com leite condensado

Existem várias outras receitas com leite condensado como ingrediente – principal ou não. Entretanto, essas quatro opções são bons pontos de partida que oferecem custo reduzido e alguma variedade de ingredientes e funciona como um ótimo ponto de partida para você.


Bolinho de chuva com leite condensado

O bolinho de chuva é uma receita de leite condensado clássica da culinária brasileira e uma  sobremesa simples e muito gostosa.  A massa é feita com ingredientes básicos: farinha, açúcar, leite e ovos: Você frita em óleo quente até ficar crocante por fora e macio por dentro. 

Em seguida, o  bolinho é então polvilhado com açúcar e canela, e depois regado com leite condensado para um toque ainda mais doce e cremoso.

Os ingredientes são: 

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 xícaras (chá) de leite em pó (aproximadamente)
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela em pó para polvilhar

No entanto, para fazer, você precisará dê:

Primeiramente, em uma tigela, misture o leite condensado com o leite em pó, aos poucos, até obter ponto de enrolar. Se necessário, acrescente mais leite em pó. Forme bolinhas pequenas e reserve.

Agora, em uma vasilha, misture os ovos, o açúcar, a manteiga ou a margarina e o leite, mexendo com uma colher. Acrescente a farinha, aos poucos, misturando até ficar homogêneo.

Adicione o fermento e misture. Despeje as bolinhas de leite condensado na massa. Frite às colheradas em óleo quente até dourar, pegando uma bolinha de leite condensado em cada colherada.

Para finalizar, escorra sobre papel-toalha, polvilhe com açúcar e canela e sirva.


Fondue de leite condensado

As receitas de leite condensado como o fondue são consideradas sobremesas deliciosas e muito fáceis de fazer. A base delas é o leite condensado cozido e, para que dê certo é necessário cozinhá-lo em banho-maria por algumas horas.

Além disso, o sabor do fondue de leite condensado é doce e caramelizado, inspirando suavidade a cada pedaço comido. É uma sobremesa muito rica e indulgente, que combina muito bem com frutas frescas e biscoitos crocantes.

Portanto, o fondue é uma opção perfeita para compartilhar com amigos e família em ocasiões especiais, e certamente irá agradar aos amantes de sobremesas doces cremosas.

Ingredientes do Fondue de leite condensado:

  • 1 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor
  • 1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 bananas-nanicas maduras em rodelas
  • 1 xícara (chá) de morango cortado ao meio
  • 1 maça grande sem casca e sementes em cubos
  • 1 pera grande sem sementes em cubos

O modo de preparo é bem tranquilo:

Em uma panela, polvilhe a gelatina sobre o leite e deixe hidratar por 5 minutos. Leve ao fogo baixo para dissolver, sem deixar ferver. Bata no liquidificador com o leite condensado, o creme de leite, o chocolate e a baunilha. 

Por fim, despeje em um refratário redondo fundo e leve à geladeira por 2 horas. Sirva acompanhado das frutas.


Torta de morango com leite condensado

Entre as receitas com leite condensado, a de torta de morango traz uma combinação perfeita de doce e azedo. A massa crocante e salgada criam um contraste interessante com o recheio  cremoso e doce, que carrega um suave sabor limão.

Além disso, as fatias de morango adicionam uma nota de frescor frutado ao prato, criando um equilíbrio geral no sabor da sobremesa. Portanto, se você procura  uma opção deliciosa de sobremesa na cidade e com sabores contrastantes, acabou de achar.

Ingredientes da massa:

  • 1 pacote de biscoito maisena
  • 100g de manteiga derretida
  • Ingredientes do recheio:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Suco de 2 limões
  • 1 caixa de morangos

Modo de preparo:

Triture o biscoito maisena até obter uma farofa fina. Adicione a manteiga derretida e misture até formar uma massa homogênea.

Forre o fundo de uma forma de fundo removível com a massa e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.

Em um liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão até obter um creme homogêneo. Corte os morangos em fatias e reserve.

Retire a massa da geladeira, espalhe o creme sobre ela e decore com as fatias de morango. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.


Conclusão

Em resumo, as receitas de leite condensado são bem diferenciadas e seu gasto do mesmo pode variar bastante. No entanto, você conseguirá fazer sobremesas deliciosas gastando pouco e com poucos ingredientes. Você vai aproveitar muito!
Para mais receitas incríveis como a sobre Colorau, continue sua leitura aqui no Manual da Cozinha.

Veja Outras Receitas Com Leite Condensado