Como fazer doce de leite com leite condensado? O Manual Ensina!

Compartilhe essa receita

Como fazer doce de leite com leite condensado pode ser uma dúvida bem real para você que quer testar suas habilidades na cozinha e, fazer algo com um sabor mais caseiro e que tenha algum valor pessoal maior.

Anúncios

Portanto, para descobrir isso, continue essa leitura até o seu final!

como fazer doce de leite com leite condensado

Como fazer doce de leite com leite condensado

O doce de leite é uma iguaria deliciosa que pode ser um dos doces preferidos de muitas pessoas e talvez, até o seu. No entanto, é possível fazê-lo de forma caseira, na sua casa mesmo, com ingredientes simples e de duas formas diferentes.

Para aqueles que têm medo de usar a panela de pressão, é possível usar leite condensado em banho maria. Contudo, para os corajosos e entusiastas da panela de pressão, o modo mais rápido utiliza as embalagens que são latinhas metálicas.

Entretanto, isso é o seu modo de preparo, algo que vai ficar para depois dentro desse artigo. Primeiro, você precisa saber que existem tipos diferentes de leite condensado e, que isso vai influenciar no sabor do produto final esperado, seu doce de leite caseiro.

Você vai encontrar quatro tipos de leite condensado para usar:

  1. Integral, que é o leite condensado ‘normal’;
  2. Semidesnatado, que possui menos gordura mas mantem um gosto semelhante ao ‘normal’;
  3. Light, que possui cerca de 95% a menos de gordura e um sabor consideravelmente diferente do original;
  4. Zero Lactose, ideal para intolerantes a lactose e, aos que também buscam pouca gordura no produto;

Pode não parecer, mas essas distinções de tipo influenciam no sabor final do seu doce de leite caseiro e podem ser o segredo para uma surpresa positiva ou negativa, variando de para quem você está cozinhando.

Anúncios

Portanto, antes de tudo, tome cuidado com qual tipo de produto vai escolher para fazer seu doce de leite.


Ingredientes e mais

Se tratando de ingredientes, tudo o que você precisa é de uma porção de leite condensado. Há alguns ingredientes extras que você pode utilizar para dar um sabor ou aroma no produto final, como raspas de limão, essência de baunilha, um pouco de pó de café e etc.

No entanto, agora que surge a dúvida que você pode ter em mente “Como fazer?”. Você tem duas formas de preparo e três meios para isso.

As duas formas, são as já citadas, latinha de metal ou embalagem de caixinha. Contudo, as formas de preparo são: banho maria, microondas e panela de pressão.

Portanto, a diferença entre o preparo com a latinha de metal e da embalagem de caixinha é bem simples, mas realmente importante:

  1. Latinha de metal – aqui você vai encontrar velocidade e praticidade na hora do preparo, conseguindo ter seu saboroso doce de leite pronto em pouco mais de 20 minutos;
  2. Embalagem de caixinha – no entanto, se você dispõem de tempo (ou algum receio com panelas de pressão) usar a caixinha para um preparo mais lento em banho maria vai proporcionar a consistência perfeita que você desejar;

No entanto, se você está pensando, após ler o artigo até aqui, como fazer doce de leite condensado com o microondas, a resposta virá logo na sequência – na próxima seção deste texto. Entretanto, você usará, a princípio, a opção de embalagem de caixinha.


Modo de preparo

O modo de preparo está aqui para responder a pergunta título deste artigo sobre receitas deliciosas: Como fazer doce de leite com leite condensado?

Entretanto, é muito importante que você considere as informações lidas no decorrer do texto: essas pequenas decisões podem – e vão – fazer sua deliciosa sobremesa ir de apenas um docinho gostoso para a coroa da refeição, aguardada por todos.


Como fazer doce de leite com Panela de Pressão

Para preparar seu doce de leite feito com leite condensado na panela de pressão você precisará seguir os seguintes passos:

  1. O primeiro passo é selecionar a latinha metálica de leite condensado;
  2. Em seguida, retire o rótulo da lata de leite condensado sem esquecer a cola que fica grudada. Faça isso pois a cola mal retirada pode entupir a válvula da panela de pressão;
  3. Encha a panela com água até alcançar “dois dedos” acima da lata;
  4. Quando a panela começar a apitar, conte 20 minutos e desligue o fogo;
  5. Espere a pressão sair e só abra a latinha algum tempo depois, pois ela estará bem quente – o ideal são 2 horas, mas essa duração pode ser inferior.

Agora você está livre para fazer adição de outros ingredientes opcionais, como os já citados, para dar sabor e aroma extras.


Como fazer doce de leite em Banho Maria

Como fazer doce de leite com leite condensado em banho maria? É bem tranquilo, apesar de demorado. Portanto, para isso, siga essas dicas:

  1. Separe a embalagem de caixinha do doce de leite;
  2. Despeje o conteúdo em uma vasilha adequada;
  3. Cubra-a com papel alumínio;
  4. Ponha dentro do forno durante o período equivalente ao ponto do que deseja para o seu doce de leite (esse tempo pode variar de pouco mais 1h30 até mais de 4h, fique atento): consistência cremosa, para recheios e coberturas, ponto de corte e etc;
  5. Retire com cuidado para não se queimar;
  6. Deixe esfriar e consuma

Como você pode ver, fazer seu doce de leite em banho maria é bem mais demorado, no entanto, permite que você tenha o controle de do ponto com perfeição.


Como fazer doce de leite no Microondas

O microondas é um excelente meio termo – mas que exige um alto consumo de energia elétrica – entre o banho maria e a panela de pressão. Além disso, é bem fácil de fazer, o que trás para essa opção, uma vantagem mais acessível.

  1. Em um recipiente próprio para micro-ondas que seja alto para não escorrer, coloque o leite condensado;
  2. Leve ao micro-ondas na potência alta por 3 minutos;
  3. Com um fouet, mexa muito bem;
  4. Caso formem-se gruminhos, mexa até que eles desfaçam;
  5. Quando estiver com uma textura super lisa, leve ao micro-ondas por mais 1 minuto;
  6. Repita os passos 3 e 4 até chegar a consistência desejada.

Como você pode ver, é bem tranquilo, ainda que exija bastante da energia gasta pelo aparelho. Entretanto, permite que você atinja o ponto desejado para chegar a textura para o seu melhor aproveitamento.


Conclusão

Em resumo, quando há algumas formas de responder a pergunta “como fazer doce de leite com leite condensado”. No entanto, todas elas oferecem um resultado saboroso para sua sobremesa.

Para acessar outras receitas deliciosas, como o modo de preparo do seu próprio Molho Teriyaki, continue a explorar o Manual da Cozinha.


Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro