Molho Teriyaki | Saiba como fazer + 2 receitas para acompanhar

Por: Rodrigo Dezembro 12, 2022

O molho teriyaki dá sabor a comidas por gerações desde que foi inventado. No entanto, com o passar do tempo começou a ser usado em novos pratos, ainda que não tenha perdido sua essência, foi mudando com o tempo e se tornando ainda mais saboroso.

Anúncios


Portanto, para saber mais sobre o molho teriyaki, continue sua leitura até o final deste artigo!

molho teriyaki

O que é Molho Teriyaki?

Primeiramente, entender o que é o molho teriyaki pode ser um ótimo ponto de partida, afinal, conhecer a história das coisas dá o poder de mudá-la ao seu favor, seja por entender o objetivo da receita, seja por saber como apreciá-la de outras formas.

Esse tipo de molho é originalmente proveniente do oriente. A palavra em si vem do japonês, onde Teri, significa “lustrar” e Yaki, por sua vez, significa “grelhar”. Portanto, a junção do prefixo e sufixo gera a palavra Teriyaki, algo como “comida grelhada brilhannte”.

Isso se dá porque este molho adocicado é usado como complemento para carnes (no geral, todos os tipos de carne, de boi, de frango, de porco e até peixes) deixando-as, além de saborosas, com um aspecto brilhante, como é  dito pelo seu nome em tradução livre.

No entanto, ao se tratar de sabor, você poderá encontrar algumas diferenças, dependendo de onde é sua fonte de informação. Isso acontece, neste caso, pois a receita base do molho teriyaki passa por várias adições (nunca subtrações) de ingredientes.

Se sua curiosidade bateu, os ingredientes principais da receita original eram: mirin (um tipo de saquê especial para comida), açúcar e molho de soja – o famoso shoyu.


Como fazer seu molho teriyaki

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é o molho teriyaki – inclusive a  receita original – deve estar se perguntando como fazer o seu próprio molho. E a resposta vem a seguir.

Além de uma panela pequena, os ingredientes de que você precisará para esse molho especial, são:

Essa receita traz um molho mais fino e ralo. Se você deseja que ele fique mais encorpado pode adicionar amido de milho ou fécula de batata que trará maior consistência ao seu molho. 

O preparo, também, é uma viagem tranquila:

Após seguir esses passos super simples, em cerca de 45 minutos (ou até menos), você terá seu delicioso molho adocicado pronto para usar de complemento no seu prato. 

No entanto, você sabe quais receitas usar com ele de acompanhamento?


Receitas para acompanhar

Se a sua dúvida agora recai sobre as opções de uso do seu molho teriyaki, aqui você encontrará duas opções interessantes – e diferentes – para usá-lo. Contudo, é sempre importante a afirmação de que este molho é ideal para ser usado em carnes.

Portanto, essas quatro opções de pratos para que seu molho sirva de acompanhamento serão compostas por diferentes tipos de carnes.


Carne ao molho teriyaki

Um clássico do uso do molho teriyaki são os pratos  de carne ao molho. Eles geralmente vêm acompanhados de uma porção de arroz e salada ou legumes. No entanto, neste caso, apenas os legumes e a carne estarão listados.

Os ingredientes deste prato são:

O modo de preparo é bem simples:

Comece cortando o bife em pedaços e salteie numa frigideira com um pouco de óleo. Tempere com sal e pimenta do reino e mexa de vez em quando, para dourar de todos os lados. Retire para um prato e reserve.

No entanto, fique atento  ao tempo de preparo da carne para evitar que ela fique seca ou mesmo duro na hora do consumo.

Sem seguida, prepare bem os legumes: retire as sementes do pimentão e corte em forma de palito, corte a cebola em rodelas ou meias luas, descasque as cenouras e corte, assim como os pimentões, em formato de palitos também.

Agora, salteie os legumes por cerca de 1 a 2 minutos na mesma frigideira onde salteou a carne, ou até começarem a dourar. Adicione sal e pimenta a gosto.

Para finalizar, ponha o bife na frigideira e misture com os legumes. Junte o molho teriyaki e volte a misturar tudo. Deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até os legumes ficarem macios, mas ainda levemente crus.


Salada de frango com molho teriyaki

Esse é um prato com uma ideia mais refrescante, ideal para um dia mais abafado em que você ainda quer comer um pouco de frango junto a sua saladinha.

Os ingrediente para a salada são:

Os ingredientes para o molho:

E pronto. Com esses ingredientes e seguindo este modo de preparo, sua saladinha de frango com molho teriyaki estará pronta!

Portanto, comece misturando o frango com ½  chávena de molho teriyaki e metade do sumo do abacaxi num saco de plástico. Remova o ar do saco, feche e deixe os lombinhos marinar e absorver o molho durante 15 minutos.

Em seguida, numa taça misture todos os ingredientes do molho até obter uma textura uniforme. Retire os lombinhos de frango do saco de plástico e grelhe durante cerca de 5 minutos de cada lado.

Agora, grelhe também o abacaxi, por cerca de 2 minutos de cada lado. Então, numa taça grande disponha a alface iceberg no fundo, o frango, os tomates cherry, a cebola, as fatias de abacate, as rodelas de abacaxi grelhadas e os coentros.

Para finalizar, tempere tudo com o molho que preparou anteriormente e pronto. Seu prato está finalizado!


Conclusão

Em resumo, o molho teriyaki além de ser um saboroso acompanhamento, está sempre na companhia de pratos deliciosos. Portanto, o resultado dessa combinação é sempre uma certeza de sucesso de sabores.
Contudo, para descobrir mais receitas deliciosas como a do Lagarto ao Molho Madeira, continue explorando mais receitas, aqui, no Manual da Cozinha.