Lagarto ao molho madeira: A melhor receita do momento!

Compartilhe essa receita

O Lagarto ao Molho Madeira é uma refeição que une um saboroso corte de carne com um tipo de molho adocicado e amadeirado, o delicioso molho madeira que vem como acompanhamento de luxo para enriquecer o paladar desse prato incrível.

Anúncios

Este prato não é difícil de se preparar, portanto, para descobrir como fazê-lo, continue sua leitura até o final deste artigo!

lagarto ao molho madeira

O que é o Molho Madeira?

Antes de tudo, até mesmo de falar sobre esse prato incrível que é o lagarto ao molho madeira, é muito interessante comentar a origem desse complemento que tornou a culinária tão mais agradável de se experimentar.

O molho madeira é uma invenção surgida pelos anos de 1800, quando foi decidido que se adicionaria o vinho originário da Ilha da Madeira a carne vermelha – e, em várias outras comidas, como por exemplo, em bolos.

Portanto, desde então, a receita original – você pode considerar como ‘a autêntica receita de molho madeira’ – é aquela feita com o vinho da Ilha da Madeira. No entanto, esse é apenas um detalhe que não impede de você aproveitar o sabor do prato mesmo com outro vinho.

Essa receita ‘original’ era composta por: aipo, alho poró, cenoura e ervas adicionadas ao caldo de carne que era cozido por algumas horas. O vinho só entrava por último.

Contudo, há uma pegadinha no meio disso tudo. Você deve imaginar que esse delicioso molho é uma invenção portuguesa, certo? Afinal, a Ilha da Madeira, localizada no noroeste africano, é um território português há séculos.

Anúncios

Mas isto é um equívoco. É verdade que o vinho realmente vem da Ilha da Madeira, que pertence a Portugal. Entretanto, foram os ingleses, que durante as guerras napoleônicas, ocuparam a região e começaram a prática de adicionar o vinho à comida.

Seja como for, alguém teve essa ideia maravilhosa e, é sobre ela que você lerá mais a seguir.


Melhor receita de Lagarto ao Molho Madeira

Este é o momento que você esperava, a receita desse delicioso acompanhamento. No entanto, é bem importante que você saiba que, apesar dessa receita ser considerada ‘a melhor’, seu gosto particular ou cultural não precisa ser descartado.

Portanto, ao fazer a o seu Lagarto ao Molho Madeira, nunca deixe de lado os sabores que te encantam.

Além disso, não esqueça de separar sua panela de pressão, pois ela é essencial para essa receita, entretanto, há receitas diferentes que podem não precisar dela, mas, para essa, é importante.

Os ingredientes são:

  • 4 dentes de alho amassados
  • 1,2 kgs de lagarto em um só pedaço
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 1/2 xícara (chá) de caldo de carne
  • 1/2 xícara (chá) de vinho Madeira
  • sal a gosto
  • Água fervente suficiente para o cozimento
  • legumes salteados 

Um outro aviso que corrobora com o primeiro é sobre a grande variedade de receitas com o mesmo objetivo. Você vai encontrar opções de substituição de ingredientes em profusão, no entanto, não se preocupe, todas oferecem sabores incríveis como esta.


Como preparar

O modo de preparo do seu Lagarto ao Molho Madeira é bem tranquilo. Basta seguir esse rápido passo a passo que você terá o seu delicioso prato pronto rapidamente!

  • Espalhe o sal e o alho na carne;
  • Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure bem a carne dos dois lados;
  • Acrescente aos poucos a água fervente até cobrir a carne e o caldo de carne;
  • Tampe a panela e deixe cozinhar de 35 a 40 minutos após o início da pressão;
  • Deixe sair totalmente a pressão, abra a panela, retire a carne e reserve;
  • Em uma panela, doure a farinha e misture a manteiga;
  • Aos poucos e mexendo sempre, acrescente o caldo de carne fervente, o vinho e o sal a gosto;
  • Mexa até engrossar;
  • Fatie a carne, sirva com o molho madeira e os legumes salteados.

E está pronto! Após um pouco menos de 60 minutos de preparo, você terá uma refeição que servirá oito porções em abundância para você, seu amor, sua família, ou mesmo seus  amigos, em um almoço ou jantar inesquecível.


Opções de acompanhamento

Agora que você sabe como fazer o seu delicioso Lagarto ao Molho Madeira, você pode estar se perguntando quais outros pratos saborosos você pode fazer com esse mesmo molho. Para isso, aqui vão algumas dicas rápidas de outros pratos para você testar!

Todos os pratos terão algum tipo de carne como base, pois o molho madeira é perfeito para esse tipo de comida. Portanto, aqui neste tópico, você vai encontrar cinco sugestões para próximos pratos para você – e que talvez você encontre por aqui.

  1. Filé mignon ao molho madeira com mostarda
  2. Contrafilé ao molho madeira sem cerveja
  3. Maminha ao molho madeira
  4. Lombo ao molho madeira
  5. Strogonoff de frango ao molho madeira

No entanto, nem só de carnes  é composto o leque do que é molho madeira pode acompanhar. Se você é vegetariano, vai cozinhar para alguém que é ou pensa em variar um pouco, talvez o Seitan ao molho madeira, seja uma opção incrível.

Seitan é um prato vegetariano, que imita a carne real a partir de glúten, produzida com a proteína da farinha. Ele é um pouco mais difícil de fazer por ser mais demorado, mas é garantido que o sabor seja perfeito como qualquer uma das outras opções também é.


Conclusão sobre Lagarto ao Molho Madeira

Em resumo, um bom prato de Lagarto ao Molho Madeira pode ser feito de formas variadas, mas com esta, você encontra os ingredientes e o sabor clássico. Portanto, com ela, tenha certeza da excelência em sabor e textura que o prato e você merecem.

Para conhecer mais receitas e informações interessantes sobre pratos incríveis como este, ou como Receitas com Rabanetes para o dia-a-dia, continue a acompanhar os artigos do Manual da Cozinha.


Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro