Arroz de Leite – A receita tradicional com sal e cremosidade

Compartilhe essa receita

Arroz de leite é uma comida deliciosa. Sobremesa para alguns, prato tradicional para outros, a refeição é prática e muito saborosa, ótima para quem deseja um prato rápido e simples, além de muito gostoso.

Anúncios

Portanto, para descobrir como fazer esse arroz de leite, com sal e bem cremoso, continue essa leitura até o final.

arroz de leite

O que é arroz de leite

Primeiramente, para você que não tem ideia o que é arroz de leite, para quem não está reconhecendo o nome ou ligando a imagem que tem na cabeça ao nome, é importante saber o que ele é de fato.

Portanto, para aqueles curiosos, arroz de leite é a mesma coisa que arroz doce ou, também conhecido como arroz de função.

É um prato, geralmente uma sobremesa mas não é uma regra, feito de arroz cozido em leite e açúcar, temperado como casca de limão, canela em pau, água de flor, cravo, entre outros e, polvilhado de canela.

Além disso, é considerado uma iguaria muito popular em regiões onde o arroz é conhecido e valorizado. Textos antigos dizem que ele já era popular no sudeste asiático ao relatarem sua presença em textos religiosos/filosóficos sobre Buda.


Variações regionais de arroz de leite

O arroz de leite, ou arroz doce, é famoso por todo o mundo onde o arroz é conhecido e valorizado. Portanto, não é difícil de se imaginar que existem variações em seu preparo – na verdade, se você parar para pensar, é até bom que tenha uma variedade de sabores!

Anúncios

O arroz está presente em todas as regiões do mundo e seus continentes. Surgiu na Ásia, foi levado para a África e para Europa por viajantes e comerciantes e, depois, para as Américas e Austrália, levados pelos colonos europeus.

Com essa disposição global, a tradição do arroz doce também se espalhou para todos os cantos do planeta e, por isso, peculiaridades locais surgiram naturalmente, transformando uma comida gostosa em algo com sabores diversos e deliciosos.

Exemplos dessas variações são: o arroz pode ser cozido diretamente no leite, ou em água e açúcar, juntando, mais tarde, leite condensado ou nata. 

Além disso, quando se trata de acréscimos e condimentos, por exemplo: o arroz-doce aceita amêndoas ( tradicional da Dinamarca),] qualquer tipo de frutas, chocolate (nas Filipinas), muitos temperos, como a canela, e mesmo folhas de pândano (Maldivas).

Existem vários tipos e formas de fazer, uma outra muito interessante para algumas pessoas, talvez para você, é o arroz doce vegano, que é preparado com leite vegetal (como o de amêndoas ou soja).


Como fazer seu arroz de leite

Como você viu, existe uma grande variedade de formas de fazer o seu arroz de leite. No entanto, aqui você vai encontrar apenas uma delas, aquela gostosa, cremosa e com uma pitadinha de sal.

É legal afirmar, também, que existem outras receitas muito saborosas e que não usam sal – algumas usam açúcar, outras nenhum dos dois. Contudo, não se preocupe, seu arroz doce ficará delicioso com qualquer desses ingredientes sendo usados!


Ingredientes

Os ingredientes podem variar bastante, para esta receita, de arroz de leite tradicional, com sal e muito cremoso você usará:

  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • Canela em pó a gosto
  • 1 lata de leite condensado
  • Canela em pau a gosto
  • 1 xícara e meia de arroz
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 litro e meio de água
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de creme de leite

Com essa receitinha bem tranquila, que possui um tempo de preparo em torno de 40 minutos, você poderá servir 10 porções de arroz de leite bem cremoso e saboroso.


Modo de preparo

O modo de preparo é super tranquilo e você vai tirar de letra. Entretanto é interessante relembrar que você pode fazer algumas substituições buscando novos sabores, vide os exemplos de variações já listados aqui.

  1. Em uma panela adequada adicione o arroz cru e o submerja em até um dedinho de água. Em seguida acrescente a água, um pauzinho de canela e açúcar;
  2. Mexa bem e leve ao fogo baixo até a água secar totalmente;
  3. Abaixe o fogo e acrescente leite em pó, mexa bastante até dissolver, logo depois adicione o leite integral;
  4. Deixe cozinhar até levantar fervura e então adicione leite condensado, um pouco mais de açúcar e uma pitadinha de sal (a gosto), cozinhe por mais 15 minutos ou até engrossar;
  5. Desligue e adicione creme de leite, misture bem;
  6. Divida em porções, e decore com canela em pó e em pau.

Além disso, como já comentado, você pode fazer uso de diferentes leites vegetais, como o de amêndoas ou de soja, caso você seja uma pessoa vegana. Arroz de leite é acessível para todos!


Conclusão

Em resumo, a receita de arroz de leite tradicional, com sal e com uma consistência bem cremosa é fácil e rápida de fazer. No entanto, há muitas opções para serem abordadas e isto, apenas quando o assunto é acréscimos e condimentos.

Portanto, aproveite esta receita e, quando for possível, ouse em buscar novos sabores deliciosos!
Para mais receitas como essa ou Receitas para Ceia de Natal fáceis e Deliciosas de fazer, continue a acessar o Manual de Cozinha.


Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro