Como cozinhar feijão na panela de pressão?

Compartilhe essa receita

Como cozinhar feijão na panela de pressão? Essa é uma questão muito comum, seja pelo medo da panela de pressão, seja por não saber o processo completo da receita.

Anúncios

Portanto, para descobrir como fazer seu feijão na panela de pressão, continue esta leitura até o final.

como cozinhar feijão na panela de pressão

Como cozinhar feijão?

Primeiramente, é interessante o comentário sobre como é o processo comum de cozimento, para então tratar o assunto focal do texto; como cozinhar feijão na panela de pressão. O modo de preparo mais comum, é:

Cubra o feijão com água após colocá-lo em um recipiente adequado. Deixe de molho por cerca de 12 horas – mas troque a água na metade do tempo e descarte os feijões que começarem a boiar.

Portanto, ao terminar esse período de molho, descarte a água com cuidado, e lave os grãos na água corrente, lavando-os bem. Agora, leve o feijão ao fogo alto por 4 horas, após adicionar 4 xícaras de água e o tempero, deixando a panela semi destampada.

Quando a água começar a ferver, diminua a intensidade do fogo para baixo e deixe cozinhar por cerca de meia hora. Depois desse tempo, verifique a textura dos grãos: se estiverem duros, deixe cozinhar por mais 15 minutos; se estiverem macios, é hora de temperar.

Além disso, refogue alho e cebola em uma panelinha à parte. Quando ferver, transfira o feijão para a panela com o restante dos grãos e misture bem. Deixe ferver por mais 10 minutos para engrossar o caldo, mexendo sempre para não queimar.

Anúncios

Essa é a receita padrão, que envolve a panela de pressão. No entanto, ela pode ter alguma diferença da que você está acostumado a fazer e, não há problemas nisso. O importante é que você esteja atento a como o modo de preparo se diferencia entre as opções.


Como cozinhar feijão na panela de pressão

Agora que você sabe como fazer um feijão simples, feito em uma panela normal, vai descobrir um modo de preparo bem tranquilo e fácil de como cozinhar feijão na panela de pressão.

No entanto, para isso, alguns ingredientes precisam ser indicados para que o modo de preparo fique condizente com a realidade. Portanto, os ingredientes para seu feijante na panela de pressão, são:

  • 2 xícaras de feijão
  • 6 xícaras de água
  • 2 folhas de louro
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola média picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • sal e pimenta do reino (a gosto)

Um detalhe importante é que esses ingredientes ou mesmo o modo de preparo pode parecer um pouco diferente do que você está acostumado a ver. Entretanto, não se preocupe, há várias receitas com a mesma finalidade e com sabor garantido.


Molho

O primeiro passo de “como cozinhar feijão na panela de pressão” é o molho. Fique atento às duas formas de se fazer, há a tradicional e uma outra, que pode ser útil para você em momentos de correria.

  1. Primeiro passo: comece lavando o feijão com água corrente;
  2. Em seguida, deixe o feijão de molho para eliminar quaisquer substâncias que possam provocar gases e indigestão – isso ajuda a diminuir o seu tempo de cozimento;
  3. Como comentado, existem duas formas de pôr o seu feijão de molho. A primeira, e mais tradicional, é colocar o feijão em um recipiente, cobrir com água e deixar de molho entre 6 a 12 horas, trocando a água do molho na metade do tempo;
  4. A outra forma, a segunda, de colocar o feijão de molho é útil para você que tem pouco tempo hábil. Basta colocar o feijão em um panela, cobrir com água e levar ao fogo alto e pronto;
  5. O importante aqui, é não ultrapassar as 12 horas de molho, uma vez que nesse tempo, o feijão começa a desmanchar e fermentar, tornando-o ruim para o consumo;
  6. Assim que a água começar a ferver, desligue o fogo e coloque a tampa e aguarde por uma hora, após isso, ele estará pronto para o cozimento.

É muito tranquilo, basta você estar atento com o tempo total, que não pode ultrapassar as 12 horas e, ao tempo necessário para a troca de água que estará tudo certo.


Cozimento

Como cozinhar feijão na panela de pressão? Esta pergunta que dá título ao texto é, de forma geral, respondida aqui, com o cozimento do seu feijão na sua panela de pressão.

  1. Comece escorrendo o feijão e se desfaça da água do molho, uma vez que você usará água fresca para o cozimento que vem a seguir;
  2. Agora, coloque o feijão escorrido na panela de pressão e acrescente o triplo de água;
  3. O tempero leva 2 folhas de louro, entretanto, os demais temperos serão colocados após o cozimento, para não haver riscos de mudanças na consistência do feijão;
  4. Seguindo, coloque o feijão e água, feche a panela e acenda o fogo no alto;
  5. Diminua a intensidade do fogo quando ela começar a apitar e deixe cozinhar por mais dez minutos;
  6. Em seguida, você apagará o fogo e deixará a panela de pressão quieta, esperando a pressão sair naturalmente.

Um detalhe importante é que você pode acelerar esse resfriamento – e para a saída da pressão – colocando-a debaixo de uma torneira, tomando cuidado para só molhar a tampa e não a válvula. Contudo, fazer isso diminui a vida útil da panela, então, cuidado.


Tempero

Para fechar o processo de preparo que você iniciou ao começar a ler este texto, buscando a resposta para a pergunta “como cozinhar feijão na panela de feijão”, você descobrirá como temperar seu feijão, agora, já cozido.

  1. Primeiro, separe uma frigideira. Despeje um pouco de óleo e o aqueça;
  2. Junte a cebola picada e a refogue até que ela murche;
  3. Sem seguida, adicione o alho e o refogue por cerca de um minuto, deixando-o dourado – fique atento para que ele não queime, pois isso deixará um gosto ruim, estragando a receita;
  4. Acrescente 2 conchas e feijão já cozido com o caldo. Misture, amassando os grãos com uma colher;
  5. Junte o refogado junto ao restante do feijão dentro da panela e tempere com sal e pimento do reino a gosto;
  6. Cozinhe por mais dez minutos, sem a tampa para que o caldo engrosse;
  7. Apague o fogo e pronto, você já pode servir.

E é isto. Essa é a receita e o modo de preparo de um delicioso feijão feito na panela de pressão. Feito com cuidado e carinho. Portanto, sem riscos.


Conclusão sobre como cozinhar feijão na panela de pressão

Em resumo, ao percorrer os ingredientes e o modo de preparo, fica muito tranquilo chegar em uma resposta satisfatória sobre como cozinhar feijão na panela de pressão de uma forma segura e com um resultado delicioso.

No entanto, para você que está buscando uma opção saborosa para sua sobremesa, clique aqui e descubra como fazer doce de leite com leite condensado é uma ótima ideia.


Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro