Veja como fazer o pão de cristo passo a passo

Compartilhe essa receita

Vindo de terras  europeias, o Pão de Cristo é uma a tradicional receita e seu preparo vem de muito tempos atrás, desde Era Cristã. Sendo assim um dos pães que mais se consumem mundo afora.

Anúncios

No Brasil, a receita pão de cristo chegou através dos portugueses. Tendo todo um  significado religioso e é uma alimento importante, em especial a cozinha mineira, por já terem uma tradição religiosa bem forte.

Este pão é bastante consumido nos domingos e em datas mais celebrativas, como a Páscoa.

pão de cristo

Os segredos do preparo do pão de cristo!

Usando fermento natural que somente se obtém com qualquer que já o tenha. Assim se tem uma isca (o próprio fermento) onde a pessoa deve cultivar que se formem a medida de três porções. Aliás, o fermento (isca) tem uma composição de organismos vivos, multiplicando-se ao decorrer do tempo.

A pessoa fez fica com uma dessas porções e a outra tem de guardar, fazendo um novos preparo que é a terceira parte que deve doada. Desse modo, ao receber essa doação, também fará a mesma coisa, consecutivamente.

Nessa receita é necessário 3 dias para o pão ficar pronto e sovar a massa, se faz orações e pedidos ao Cristo durante o processo. Assim que o pão ficar pronto, armazene e consuma por 3 dias depois de fazer e finalmente comer a sua parte e distribuir aos seus amigos.

Entendendo o porque do número 3 ser tão importante para a receita do pão de cristo

A Santíssima Trindade é composto por Pai, Filho e Espírito Santo. As 3 virtudes são a fé, a esperança e a caridade, esperadas por bom cristão. Eram três Reis Magos, Cristo foi renegado por Pedro 3 vezes. A morte de Jesus foi na sexta, ressuscitando no 3° dia.

Anúncios

Ademais, o fermento não deve ser feito na época da Quaresma, só depois da Páscoa, devido a ressurreição demarcar o momento que jesus consagra-se como o Cristo, este pão é a Cristo e não a Jesus.

Como todos esses símbolos e ritos a doação do fermento do pão tornou-se algo como uma herança preservando a receita originaria.

A representação do pão pelos cristãos, simboliza o Corpo de Cristo, mesmo com todo esse significado, há nesse percurso de tempo diversas superstições.

Afinal, a pessoa recebedora da parte do fermento, jamais arriscaria em perdê-la e nem menos deixar de fazer as doações, fazendo de tudo para passar a terceira parte a diante.

Dentre os mineiros daqueles bem religiosos e devotos não seria diferente e nos dias atuais, em casas do sertão de Minas, a tradição em preparar o Pão de Cristo se mantem.

Por isso que o pão de Cristo consegui ser mais que um simples pão, consumido junto de um café. Simbolizando a crença e preservação da religião por ter vindo das origens da cristandade, o fato é que é uma dos pratos mais seculares da época Cristã.

RECEITA DE PÃO DE CRISTO

Ingredientes:

  • 1º dia (isca)
  • Farinha de trigo  – 4 colheres de sopa
  • Água – 1 litro
  • Açúcar – 4 colheres de sopa
  • Sal  – 1 colher de sopa
  •  2º dia
  • Farinha de trigo até dar o ponto
  • Ovos – 4 unidades mal batidos
  • Açúcar – 7 colheres de sopa
  • Óleo  –  1 xícara de

Modo de preparo:

1º dia – Isca:

  1. Em uma bacia insira a água, as 4 colheres do açúcar, as 4 colheres também de farinha de trigo e o sal nessa mesma bacia.
  2. Sem ficar mexendo nos ingredientes, deixo-os cobertos usando um pano branco.

2º dia- Massa:

  1. Assim, já durante a manhã, vá mexendo aos esses ingredientes da isca utilizando a colher de pau e retorne cobrindo-a.
  2. Na parte da tarde faça uma divisão do liquido em três porções idênticas.
  3. Separes duas porções para que entre as duas amigas e com a parte restou faça adição dos ovos mal batidos, 1 xícara de óleo, as 7 colheres de açúcar e a farinha de trigo.
  4. Logo depois passe a sovar e enquanto faz isso, não deixe de orações e um pedido a Cristo
  5. Assim que  sovar bem, cubra mais uma vez usando um pano branco.

3º dia – Pão:

  1. Durante a manhã, separe com as mãos uma pequena porção das massas, modelando de forma graúda e arredondados nos pães e dê uma leve amassada.
  2. Então disponha todos eles numa assadeira que previamente untou no óleo, cobrindo na sequencia com um pano branco e descansando até que chegue a tarde.
  3. Leve para assar ao forno que já pré-aqueceu a temperatura de 180ºC para que ficar bem douradinhos.
  4. Se acaso desejar, deixe o coco ralado espalhado na superfície dos pães e sirva junto de um cafezinho.
  5. Contudo, esse pão que Jesus Cristo se alimentava com frequência não é a versão que temos visto hoje em dia, uma constatação que serve para entender como as coisas mudaram.

O pão de cristo que se consume atualmente não fazia nada bem a nossa saúde!

Ele gera um vicio e além que desde quando foi criado, segundo consta as informações, ele nunca foi saudável. Só que em outros períodos tinha esse aspecto de fazer frente de se situar num tipo vida de acordo a com realidade vigente.

Um pão feito de outras épocas não possuía a quantidade de glúten que tem nele, acreditando-se que o glúten concentrado nesse pão teve um aumento de em torno de 400% nesses últimos anos.

Fica claro que isso poder um grave  perigo a nossa saúde, algo como uma bomba de glúten para o nosso organismo.

Sabe que o glúten prejudica de várias formas no nosso organismo?

Se não sabia então saiba que no nosso intestino, esse glúten tem uma função que forma algo como uma cola que fixa nas paredes intestinais.

A “cola”, de pouco em pouco vai causando uma saturação nesse órgão e interferindo na digestão.

Além disso, causa a tímida inflamação, a hipersensibilidades, mudanças em nosso metabolismo em grande parte por do glúten estimular o sistema insulino-glicêmico, trazendo consigo outros danos, tais como:

  • Acúmulo de gordura abdominal
  • Dores nas articulações
  • Alergias
  • Dores de cabeça
  • Mau humor e irritabilidade
  • Sensação de mal estar

Enfim, mesmo com todos essas informações o pão de cristo ainda é uma receita muito presente!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro