Qual o melhor queijo para risoto: descubra as melhores opções

A escolha do melhor queijo para risoto depende do seu gosto pessoal e do tipo de risoto que você está preparando.

Anúncios


O risoto é um prato que demanda queijo em seu preparo, mas você sabe qual deles é o mais utilizado ou indicado para isso?

Origem do risoto

Saber a origem do risoto é um pouco incerto, mas os historiadores acreditam que ele teria surgido por volta do século XI, na região norte da Itália.

Essa é a localização mais comentada em toda a história do risoto, mas sobre o seu surgimento, depende muito da teoria.

Anúncios


A teoria é que o risoto foi criado como uma forma de reaproveitar o arroz cultivado em Lombardia, na época ele era um alimento caro e escasso portanto os agricultores surgiram com uma forma de deixá-lo mais acessível.

E com isso o risoto se popularizou por ser arroz misturado com queijo e carnes, para que se faça uma mistura que não leve tanto arroz e não seja tão cara.

Com o tempo o risoto passou a se popularizar por toda a Itália, sendo considerado um dos pratos mais emblemáticos do país.

Qual a melhor opção de queijo para risoto?

A melhor opção de queijo para risoto vai depender principalmente do gosto de uma pessoa, e do tipo de risoto que vai preparar.

Existem muitos tipos de queijos, dos mais simples até os que possuem sabores mais fortes.

Vamos ver alguns dos melhores:

Parmesão

O queijo parmesão é muito comum e utilizado em diversas receitas, podendo marcar presença no risoto.

Ele adiciona um toque salgado ao risoto e para preservar o seu sabor devemos colocá-lo mais ao final do cozimento.

Gorgonzola

Já o gorgonzola é um queijo de tipo italiano azul, ele tem um sabor muito forte e bem picante, que muitas pessoas gostam.

Se você gosta de risotos mais cremosos e com sabor mais intenso, o gorgonzola pode ser uma escolha excelente.

Provolone

O queijo provolone é outro muito picante, mas que ainda assim possui um sabor suave em comparação a muitos outros.

Ele vai muito bem com carnes, então com risoto de carne seca ou outros que acompanham carnes ele funciona muito bem.

Mussarela

A mussarela, ou mozzarella, é conhecida por ser extremamente cremosa quando está mais derretida, ela é bem suave e funciona super bem com risotos de sabores considerados delicados, como por exemplo de frango ou camarão.

Pecorino

O pecorino é um tipo de queijo feito de leite de ovelha, também italiano e que pode ser um pouco difícil de ser encontrado. Ele tem um sabor mais forte em comparação com outros, como o parmesão.

Fontina

Esse queijo tem uma origem muito específica, diretamente do Vale de Aosta, na Itália, ele é muito conhecido por ser cremoso.

Mas é claro que esses queijos não precisam seguir uma regra específica, você pode aproveitar para fazer combinações diferentes também.

O importante é levar em consideração o seu gosto e como eles vão ser harmonizados, dessa forma você pode escolher o melhor queijo para o seu risoto.