Risoto de parmesão: como fazer passo a passo

Em dias frios ou talvez para um belo jantar romântico, o risoto de parmesão pode ser uma incrível pedida.

Ele é um prato elegante, clássico da culinária italiana, perfeito para impressionar seus convidados ou seu ente querido. O risoto de parmesão é conhecido por sua cremosidade e sabor rico, tornando-se uma escolha popular em muitos restaurantes de alta classe.

risoto de parmesão

De onde veio o risoto?

O risoto é um prato de origem italiana, mais especificamente da região do norte da Itália, como a Lombardia e o Piemonte. Acredita-se que sua história remonta a séculos atrás, quando o arroz começou a ser cultivado nessas regiões.

A combinação de arroz, caldo e ingredientes locais criou a base para o que conhecemos como risoto hoje.

O risoto é conhecido por sua preparação meticulosa, que envolve o cozimento lento e gradual do arroz com a adição de caldo, mexendo constantemente para liberar o amido do arroz e criar uma textura cremosa. O resultado é um prato que é macio, cremoso e cheio de sabor.

Para fins de curiosidade, você sabia que existe um risoto considerado o mais famoso do mundo e até mesmo o primeiro? Ele se chama Risotto alla Milanese que foi criada por um mestre vidraceiro chamado Valério de Fiandra.

Segundo a história, ele teria colocado açafrão no arroz quando estava tentando estragar o almoço de casamento de sua filha.

Receita de risoto de parmesão

Agora que você sabe de onde veio o risoto, aprenda a fazer o risoto de parmesão para poder preparar esse prato delicioso em sua casa. Vamos começar conferindo os ingredientes:

  • Pimenta do reino a gosto;
  • Sal a gosto;
  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo;
  • 2 litros de água;
  • 1 cubo de caldo de legumes;
  • 1 cebola picada;
  • 60 mililitros de vinho branco;
  • meia xícara de chá de queijo parmesão ralado;
  • 3 colheres de manteiga;
  • 1 cubo de caldo de legumes.

Para começar o seu risoto coloque os 2 litros de água em uma panela junto com o cubo de caldo de legumes e deixe ferver, para depois reservar.

Enquanto isso, em uma outra panela coloque 1 colher de sopa de azeite, a cebola e refogue até que esteja bom. Em seguida adicione 1 xícara de chá de arroz arbóreo e deixe refogar por três minutos pelo menos.

Assim que terminar de refogar coloque os 60 mililitros de vinho branco e deixe cozinhar até ferver. Quando levantar fervura coloque 1 concha da água com o caldo de legumes e misture para incorporar.

Vá adicionando a água com o restante do caldo aos poucos e cozinhe até que fique al dente, assim como quando fazemos macarrão.

Por fim, a parte que trará ainda mais sabor: coloque a manteiga e o parmesão ralado, tempere com sal e pimenta, e misture.

É interessante que você deixe o parmesão derreter para ficar cremoso, mas não deixe cozinhar muito para o seu risoto não ficar com uma aparência de “papa”.

Depois de terminar é só servir da forma que quiser, com um vinho ou alguma outra bebida do seu gosto.