Risoto de parmesão: como fazer passo a passo
Em dias frios ou talvez para um belo jantar romântico, o risoto de parmesão pode ser uma incrível pedida.
Anúncios
Ele é um prato elegante, clássico da culinária italiana, perfeito para impressionar seus convidados ou seu ente querido. O risoto de parmesão é conhecido por sua cremosidade e sabor rico, tornando-se uma escolha popular em muitos restaurantes de alta classe.

De onde veio o risoto?
O risoto é um prato de origem italiana, mais especificamente da região do norte da Itália, como a Lombardia e o Piemonte. Acredita-se que sua história remonta a séculos atrás, quando o arroz começou a ser cultivado nessas regiões.
A combinação de arroz, caldo e ingredientes locais criou a base para o que conhecemos como risoto hoje.
Anúncios
O risoto é conhecido por sua preparação meticulosa, que envolve o cozimento lento e gradual do arroz com a adição de caldo, mexendo constantemente para liberar o amido do arroz e criar uma textura cremosa. O resultado é um prato que é macio, cremoso e cheio de sabor.
Para fins de curiosidade, você sabia que existe um risoto considerado o mais famoso do mundo e até mesmo o primeiro? Ele se chama Risotto alla Milanese que foi criada por um mestre vidraceiro chamado Valério de Fiandra.
Segundo a história, ele teria colocado açafrão no arroz quando estava tentando estragar o almoço de casamento de sua filha.
Receita de risoto de parmesão
Agora que você sabe de onde veio o risoto, aprenda a fazer o risoto de parmesão para poder preparar esse prato delicioso em sua casa. Vamos começar conferindo os ingredientes:
- Pimenta do reino a gosto;
- Sal a gosto;
- 1 xícara de chá de arroz arbóreo;
- 2 litros de água;
- 1 cubo de caldo de legumes;
- 1 cebola picada;
- 60 mililitros de vinho branco;
- meia xícara de chá de queijo parmesão ralado;
- 3 colheres de manteiga;
- 1 cubo de caldo de legumes.
Para começar o seu risoto coloque os 2 litros de água em uma panela junto com o cubo de caldo de legumes e deixe ferver, para depois reservar.
Enquanto isso, em uma outra panela coloque 1 colher de sopa de azeite, a cebola e refogue até que esteja bom. Em seguida adicione 1 xícara de chá de arroz arbóreo e deixe refogar por três minutos pelo menos.
Assim que terminar de refogar coloque os 60 mililitros de vinho branco e deixe cozinhar até ferver. Quando levantar fervura coloque 1 concha da água com o caldo de legumes e misture para incorporar.
Vá adicionando a água com o restante do caldo aos poucos e cozinhe até que fique al dente, assim como quando fazemos macarrão.
Por fim, a parte que trará ainda mais sabor: coloque a manteiga e o parmesão ralado, tempere com sal e pimenta, e misture.
É interessante que você deixe o parmesão derreter para ficar cremoso, mas não deixe cozinhar muito para o seu risoto não ficar com uma aparência de “papa”.
Depois de terminar é só servir da forma que quiser, com um vinho ou alguma outra bebida do seu gosto.