Receitas de Risoto: 3 exemplos para você

Por: Rodrigo Março 27, 2023

Receitas de risoto são deliciosas, no entanto, há muitos pratos com diferentes formas de construção e ingredientes que variam regionalmente. Isso se dá, principalmente, pela origem do prato, que está longe de ser brasileiro – e isso é ótimo.

Anúncios


Portanto, para descobrir mais sobre risoto, e algumas ótimas opções de receita, continue essa leitura até o final.

receitas de risoto

O que é um risoto?

Em primeiro lugar, é interessante tratar sobre o que é o risoto para só depois, tratar de suas receitas e sabores diferentes. Portanto, do começo: risoto é um prato originalmente italiano, especificamente da região norte italiana, na Lombardia. Inclusive, significa ‘arrozinho’.

É uma receita relativamente simples de ser feita. Você precisa fritar o arroz com cebola e cozido aos poucos, com caldo de peixe, frango ou carne. Contudo, se você quiser ousar um pouco, pode fazer até mesmo com vinho.

Além disso, o prato pode ser complementado com vários ingredientes diferentes, como vegetais, carnes, queijos e condimentos variados. A forma tradicional do risoto ser feita, a italiana, usa-se uma variedade local (da Itália) chamada arroz arbório.

Portanto, não se assuste quando ver variados tipos de risotos feitos em lugares diferentes do mundo. O prato se espalhou e se integrou à cultura culinária local de cada canto onde foi inserido e, por esse motivo, você encontrará variedades diferentes do mesmo prato.


3 receitas de risoto

As receitas de risoto são bem variadas, mas há uma sofisticação crescente em seus pratos construindo combinações de ingredientes que geram paladares mais específicos e saborosos. Quanto mais se explora, mais se inova com os risotos.

As três receitas de risoto sofisticadas e saborosos que você pode começar a testar na sua casa, são:

  1. Risoto de legumes com queijo
  2. Salmão com risoto de parmesão
  3. Risoto de camarão com requeijão

É importante que você tenha em mente que essas receitas são apenas algumas de várias que existem. Portanto, você poderá encontrar outras tão interessantes quanto. Contudo, veja essas opções como dicas de por onde começar a testar os sabores do seu risoto.


Risoto de legumes com queijo

A receita de risoto com legumes e queijo é uma daquelas para você que não quer comer carne. Ela é deliciosa, fácil de se preparar e bem rápida de se fazer. É perfeita para os dias que você quer algo prático e ainda muito gostoso.

Os ingredientes para ela são:

A receita conta com bastante itens para o tempero, se você quiser, faça alguma substituição. Caso faça, tome cuidado.

O modo de preparo é bem simples de se seguir.

Dissolva o caldo na água quente e mantenha aquecido em fogo médio em sua panela. Em outra, dessa vez grande porém rasas, derreta a manteiga em fogo médio e refogue o alho por cerca de 5 minutos. Não deixe que ele dourar.

Em seguida, acrescente o arroz e frite por mais dois minutos. Regue com o vinho, diminua o fogo e deixe evaporar.

Agora, despeje uma concha de caldo e mexa até quase evaporar. Mantenha regando com o caldo e mexendo até quase evaporar. Cozinhe por mais dez minutos e então, acrescente a abobrinha, a abóbora e o palmito.

Cozinhe por mais cinco minutos ou até que o arroz e os legumes fiquem macios, porém, sem desmanchar. Termine temperando com sal e pimenta a gosto. Regue com o caldo para ficar cremoso. Retire do fogo, misture os queijos e pronto. 


Salmão com risoto de parmesão

Entre as receitas de risoto, aquelas que usam salmão costumam ser das mais caras. No entanto, a combinação é sublime. Portanto, se você puder experimentar essa receita, é uma ótima opção. Seu tempo de preparo é de cerca de 1h30 e é bem fácil de se fazer.

Os ingredientes:

O modo de preparo é bem tranquilo, também. Primeiro, tempere o salmão com as raspas da casca do limão, com o limão, orégano, sal e a pimenta Em uma frigideira antiaderente, derreta a manteiga em fogo alto e doure os filés por cerca de três minutos de cada lado.

Reserve-os ainda aquecidos. Para o risoto, agora, em uma panela, misture a água, o caldo de legumes e mantenha em fogo baixo. Novamente, em outra panela, derreta duas colheres de manteiga e refogue a cebola por cerca de três minutos.

Junte o arroz e refogue por 3 minutos, mexendo sem parar. Adicione o vinho e refogue por mais três minutos – ou até evaporar. Acrescente aos poucos a água como caldo dissolvido, concha a concha. Cozinhe em fogo médio, mexendo sem parar.

Para finalizar, desligue o fogo, misture o suco de limão, as raspas, o queijo parmesão e a manteiga restante. Adicione o sal, misture com o cheiro-verde e sirva com o salmão.


Risoto de camarão com requeijão

Para terminar, uma receita de risoto de camarão, uma das mais famosas e queridinhas entre os pratos de risoto aqui pelo Brasil. Além de fácil de ser feita, é rápida e serve até quatro pessoas.

Os ingredientes são:

O modo de preparo é bem tranquilo de ser seguido:

Aqueça uma panela em fogo médio com metade da manteiga. Em seguida, frite o camarão e a cebola por 3 minutos. Retire com uma escumadeira e reserve. 

Volte a panela ao fogo alto, adicione a manteiga restante e frite o arroz por 3 minutos, mexendo. Despeje o vinho e cozinhe até evaporar.

Portanto, na parte final do modo de preparo, acrescente o caldo de peixe dissolvido na água, concha a concha, mexendo sem parar.

Adicione o camarão anteriormente reservado, o cheiro-verde, parmesão e o requeijão. Tempere com sal a gosto, pimenta e polvilhe com a salsa. E pronto, está no ponto para você comer.


Conclusão

Em resumo, as receitas de risoto são leves e combinam com praticamente todo o tipo de complemento. Isso a torna uma ótima opção para momentos variados.
Portanto, para mais receitas como a de Pastrami, continue a acessar o conteúdo do Manual da Cozinha.