Comida italiana típica: conheça os principais pratos

Compartilhe essa receita

Sem dúvidas que você já apreciou a comida italiana típica por ser um das mais clássicas e famosas no mundo, desde as suculentas massas, até aquelas carnes incrivelmente bem preparadas.

Anúncios

A Itália é um lugar que respira comida em todos os cantos desse pais, o que a tornou um ícone da gastronomia internacional. Assim muitas receitas e técnicas surgem dessa rica culinária.

Portanto, nossa equipe separou os pratos italianos mais conhecidos que vai mostrar como a comida italiana típica é maravilhosa!

comida italiana típica

Pizza

Seria um erro iniciar sem esse prato tipicamente italiano. Nápoles foi a cidade que criou a pizza, que hoje tem a fama internacional e em todos cantos as pessoas amam comer uma fatia.

Então, a pizza ganhou inúmeras versões, porém a receita italiana autêntica traz a pizza com borda grossa e uma cobertura, os italianos consumem muito a margherita

Lasagna

Um dos pratos italianos mais antigos é a lasagna, a receita mais tradicional é de bolonhesa como aqui no Brasil, sendo feita com a massa da lasanha, carne moída, molho de tomate e queijo (sem modéstia porque é um dos itens que a lasanha ganha suculência).

Aliás, a lasagna é outro exemplo de comida italiana que tem uma variedade de preparos.

Risotto

Anúncios

Ao Norte da Itália, especificamente na Lombardia que o Ristto foi desenvolvido e virou um prato bastante reconhecido no mundo todo.

Bem como o caso da pizza, também é um prato que por ser versátil recebeu muitas adaptações em termos mundiais, como os frutos do mar, queijo, carne e muito mais.

No entanto, o risoto mais conhecido pelos italianos, é o risotto alla milanese preparado com açafrão.

Tortellini

Essa é comida que é tradição na Itália, sua massa consiste na composição de farinha com ovos e também recheada com carne. O Tortellinié, geralmente se serve em épocas do ano que está mais fresquinho, a exemplo do outono e o inverno.

Ademais, ao servir nestas épocas, ele é incrementado num preparo mais elaborado, com a adição do brodo (são caldos galinha, carne ou misto), molho de tomate ou creme de leite e queijo parmesão.

Bistecca alla Fiorentina

É em Florença, capital da região da Toscana, que tem essa bisteca digna de muitas premiações que a elegeram com um das carnes melhores no mundo.

A bistecca alla fiorentina, seu corte se aproxima com o nosso filé mignon brasileiro conhecido por, contrafilé ou alcatra. Uma verdadeira iguaria para pessoas que amam carne.

Gelato

Para que possamos deixar nossa lista com toque doce vamos de uma sobremesa bem típica da Itália? Certamente já ouviu falar ou viu fotos do incrível, gelato!

Muitos o têm como melhor sorvete do mundo, que é originário de Roma e cai bem em qualquer estação do ano. Há boatos que as primeiras receitas levavam neve, dá para imaginar uma coisa dessas?

Cotoletta alla milanese

Uma Comida italiana típica vindo da Lombardi, nada mais é que um bife de bisteca do vitelo que tem osso e se empana e frita na manteiga.

O costume é servi-lo acompanhado de batatas com rodelas de limão. Como resultado se tem uma carne extremamente gostosa, muitos confundem com o bife à milanesa daqui do Brasil, mas não são a mesma coisa.  

Tiramisù

Fechando com muito sabor essa lista, o tiramisù que é outra sobremesa tipicamente italiana e podemos achá-la em praticamente qualquer restaurante do Itália.

A receita original vai chocolate, café, biscoito e creme de mascarpone. Uma sobremesa que é uma delicia e se chama assim porque vem do termo italiano “tirami sù”, significando “puxa-me para cima”.

Receita original de Pizza Italiana

Claro que o Manual da Cozinha depois tudo isso, não deixaria você sem receita, vamos de massa de pizza a la italiana bem simples.

Ingredientes:

  • Farinha “0”- 1 kg
  • Água – 600 ml
  • Azeite extravirgem – 6 colheres de sopa
  • Açúcar – 2 colheres de chá
  • Fermento biológico natural – 25 g
  • Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Primeira etapa:

  1. Bote a farinha num recipiente grande e, deixe uma abertura bem no meio usando o punho das mãos.
  2. Já em outro recipiente adicione um copo de água amornada, agora dilua o tablete de fermento e entre com o açúcar. Reserve por poucos minutinhos.
  3. Então, quando mexer bem para que derreter disponha a mistura que acabou de fazer na abertura da farinha.
  4. Assim que desmanchar o sal num copo com água morna, disponha também na mistura e na farinha agregando o azeite e incorpore todo eles. Deixe perto a água morna restante e a farinha também.

Segunda etapa:

  1. Aos poucos, adicione a água e trabalhe usando as mãos para atingir a homogeneidade, ficando amolecida e flexível.
  2. Logo após amassar e chegar a uma massa lisinha e leve, firme ao mesmo tempo! Então, modele a massa como uma bola, e transfira-a para uma vasilha grande, enfarinhada.
  3. Em seguida, ao cobrir a vasilha utilizando um pano limpo, deixe em um local com calor e sem circulação de ar.
  4. Espere que essa massa dobre seu tamanho, a seguir, passe a esticá-la e abrir em forma circular por cima da farinha, use os dedos para pressionar de dentro para fora, com a borda ficando elevada.
  5. Por fim, prossiga preparando o recheio do seu gosto e preferência.

Informações adicionais:

  • Fermentação: esse processo só ocorre se separar, durante o preparo, o açúcar do sal, como fizemos, Isso ocorre pelo o sal matar o fermento e não permite este processo acontecer.

Inclusive tem artigo sobre qual a quantidade certa de fermento para pão e quais os tipos aqui no site!

  • Massa: de acordo com a farinha e a umidade, talvez seja preciso adicionar mais água.
  • Forno desligado: esse truque é ótimo para fazer massa dobrar o seu tamanho, algo que pode levar uma hora/ uma hora e meia.

Depois que você já conheceu os melhores pratos da Itália, fica a dica para você se sentir como no filme comer, rezar e amar com uma viagem a este lugar incrível.

A comida italiana típica deixa você com uma sensação de quero mais por seus sabores inconfundíveis!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro