Qual a quantidade certa de fermento para pão e quais os tipos?

Compartilhe essa receita

Quem está pensando em fazer um pãozinho caseiro, pode vim duvidas sobre o fermento, como as seguintes: qual fermento para pão é ideal? Qual a quantidade? Pode trocar? Pois as respostas estão aqui.

Anúncios

Afinal, o fermento é a base para muitas receitas, de um simples pão francês aos preparos de bolos, ele sempre está presente.

Saiba que o fermento é bem delicado, principalmente se for o fermento biológico fresco, inclusive tem validade extremamente curta, e necessita que seja refrigerado mantendo suas propriedades.

Então antes que entendermos sobre o fermento para pão, vamos adentrar no mundo dos fermentos! 

qual a quantidade certa de fermento para pão

Como funciona o fermento biológico?

Tem receitas que levam o fermento biológico fresco, já outros pedem o fermento biológico seco.

Esse fermento biológico é produzido com micro-organismos vivos que transformam as massas de pães, bolos, roscas, tortas e pizzas ganhando mais volume, antes de serem postas no forno.

Por causa de existir dois tipos de fermento biológico que muitos se confundem e não sabem por qual optar.

Anúncios

Mas qual são as características que os diferenciam? Será que dá para substituir um pelo outro? Descubra isso nesse momento e acabe com essa dúvida de uma vez por todas!

A dúvida de muitos: Fermento biológico seco ou fresco?

  1. O fermento biológico seco: ele tem uma granulação e é envelopado justamente para sua conservação não ser na geladeira. Assim, não possui umidade, quando vai fermentar faz uma hibernação que se ativa em seu contato com a farinha e a água.
  2. O fermento biológico fresco: este vem pacotes ou em tabletes e é necessário que se mantenha refrigerado. A sua dissolução tem que ser feita na açúcar e líquidos mornos que o ativa.

Qual a porção desses fermentos deve se usar nos preparos?

Para que haja a fermentação em 1kg de farinha de trigo, coloque 30g de fermento biológico fresco que dão 2 tabletes, ou 10g de fermento biológico seco que é o mesmo que um envelope.

Será que pode trocar um fermento pelo outro?

Essa resposta é positiva, e só ficar atento nas quantidades de fermento que a receita que está fazendo pede e converter da seguinte forma: a cada 30g de fermento biológico fresco deve ser utilizado 10g de fermento biológico seco.

Aprenda uma dica para ter certeza se a massa cresceu!

Para que saiba disso, basta colocar uma bolinha da massa em um copo com água, caso essa bolinha suba e boie, está prontíssima passa que asse sua massa.

Contudo, agora passamos a saber sobre o fermento para pão e quais informações especificas neste caso.

Descubra qual fermento para pão é o melhor?

O fermento biológico seco é escolha perfeita para isso, por ser um produto com um custo não tão caro e que você nem imagina o quanto é valioso para sua receita.

Por isso quem opta pelo fermento biológico fresco substituía o quanto antes. As razões para isso estão na sua praticidade de uso e da validade ser bem maior, fora o custo benefício e não alterando a qualidade do seu pão.

Só para exemplificar, o fermento fresco dura somente 45 dias quando refrigerado, daí o fermento seco tem um prazo que vale até 2 anos numa temperatura natural.

Se ainda resta alguma dúvida vamos mostrar a você a como pode fazer a troca do fermento biológico seco pelo fermento biológico fresco, saca só!

Como a substituir fermento biológico fresco pelo fermento biológico seco?

Antes de mais nada entenda que substituir os fermentos eles tem uma diferença básica  entre eles. Então, simplesmente o fermento biológico seco é três vezes mais forte do que o fermento biológico fresco.

Isto é, quando for realizar a substituição o fermento fresco por seco, só é preciso seguir a medida 1/3.

Só para ilustrar e você entender melhor, vamos de exemplo!

Se a receita original requer 15g de fermento fresco para tal quantidade de farinha. Ao substituir por fermento seco, pegue essa porção e divida por três. Ou seja, aí irá usar 5g do fermento biológico seco, bem simples né?

A fim de ajudar você, trazemos também as medidas certas de fermento seco para a quantidade de farinha.

  • Pães salgados: nesses tipos de pães de massa leve, para cada 1 kg de farinha, utilize 10 g (ou uma colher de sopa) de fermento seco na massa salgada.
  • Massa doce: preparar esses pães sem glúten e a pizza, tendo uma massa mais pesada, o fermento deve ter maior ação. Assim, a cada 1 kg de farinha, use 20 g (ou duas colheres de sopa) de fermento seco.
  • Substituição: lembre que a cada tablete de fermento fresco equivale a 5 g (meia colher de sopa) de fermento seco.

Veja uma receita de pão caseiro simples e gostoso!

Depois que sabemos tudo a respeito do mundo dos fermentos, nada melhor do que botar a mão na massa e testar seus conhecimentos!

Ingredientes:

  • Fermento biológico fresco – 30 g (ou 10 g de fermento seco)
  • Farinha de trigo – 1 kg
  • Leite morno – 1 e 1/2 xícara (aprox. 400 ml)
  • Água morna – 1/2 xícara
  • Óleo – 1/2 xícara (aprox. 100 ml)
  • Açúcar – 4 colheres de sopa (aprox. 200 g)
  • Sal – 1 colher de sopa
  • Ovos – 2 unidades

MODO DE PREPARO:

  1. Comece numa vasilha, dissolvendo o fermento ao açúcar e adicione o sal, os itens líquidos, os ovos e faça uma boa mistura de tudo.
  2. Vá acrescentando de pouco em pouco a farinha para que se forme a massa e siga sovando.
  3. Em seguida, com a massa descansada há 1 hora, veja se cresceu e separe a massa, enrolando-a no formato que preferir. Então passe para a forma e espere que dobre de tamanho.
  4. Logo após, asse em forno médio (200° C), preaquecido, durante 30 minutos.
  5. Por fim, tire o pão do forno e dê uma pincelada de leite deixando a casca amaciada.

Informações adicionais:

  • Textura: para um pão mais fofo, acerte a medida de fermento para  45 g e, se desejar, o sal, use somente 1/2 colher de sopa.

Enfim, você já pode aproveitar todas essas informações e virar um mestre quando o assunto for fermento para pães.

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro