Culinária Alemã no Brasil: 10 pratos típicos para experimentar

Compartilhe essa receita

A Culinária Alemã no Brasil influencia ao longo desses tempos pela sua variedade de pratos. Aliás, em todo mundo a cultura alemã foi incorporada em costumes e hábitos não só pela sua cozinha.

Anúncios

A gastronomia alemã pode se dizer que se assemelha a culinária de seus países próximos, a exemplo da Suíça e a Áustria, que usam a carne suína, bovina e das aves como base também.  Só que se você pensar que vai se deparar com uma culinária padrão, está enganado!

Pois, os pratos tradicionais de lá sofrem variação em cada região. Ademais, as outras culinárias se fazem muito presentes, como a turca, a tailandesa, a indiana e a japonesa.

culinária alemã no brasil

O que podemos apreciar da culinária alemã no Brasil??

Com toda a certeza o que irá achar na Alemanha é a carne que geralmente se consume como uma salsicha.

Além disso, essa culinária também se compõe por vários tipos de molhos, sopas e batatas, são comidas frequentes em preparos do mais simples paro os mais sofisticados.

Óbvio que temos que mencionar a cerveja típica alemã, sendo uma bebida muito saboreada em todas partes do mundo. A cerveja alemã tem uma característica de ter uma variedade de sabores super diferentes.

Mas voltando ao ponto desse post, vamos mostrar a culinária Alemã no Brasil em 10 pratos típicos!

Os pratos típicos da Alemanha que tem de experimentar!

1- Eisbein

Anúncios

O Eisbein, Dentre os pratos alemães mais conhecidos, os brasileiros amam apreciá-lo. Desse modo, o Schweinshaxe como também o chamam é um joelho de porco, cortado de jeito típico no país.

Se acaso nunca provou um Eisbein, descrevemo-nos pela sua encorpada camada de gordura pela parte externa do joelho e no seu interior possui uma carne bem leve. Assim se serve com seu osso e junto de uma batata e chucrute.

2 – Sauerkraut: chucrute

Um outro prato muito famoso na Alemanha e no mundo, o chucrute mesmo com esse nome complicado, tem um preparo descomplicado. Só para ilustrar, vai repolho picado, fatiado e fermentado, acompanhando outros pratos, como o joelho de porco e as salsichas brancas.

Embora seja uma comida tradicional na Alemanha, não é originário de lá, e sim da China. Em que, cortavam o repolho em fatias e fermentavam ao vinho de arroz, que era a alimentação dos operários  que ergueram a Grande Muralha da China.

3 – Weisswürst

Essa aquela típica salsicha branca que é tradicionalmente feita pelos alemães com a carne de vitela e o bacon. Seu consumo como de costume não tem pele e segundo a tradição deve ser consumida antes das 12 horas do dia.

Assim é acompanhado do pretzel e a cerveja, lembrando que a culinária alemã tem outras versões de salsicha, com preparos bem diversificados. Por exemplo, tem a bratwurst (salsicha assada) e a currywurst.

4 – Brezel

Este é um prato que pertence a rotina dos alemães, ele é um pão que lembra um biscoitinho, possuindo uma aparência de laço.

Na Alemanha, possivelmente você encontre com essa iguaria recheado de vários sabores, de doces, chocolate até ao modo mais típico, que tem uma cobertura de sal grosso. Por isso, que o Brezel é um prato que se petisca junto de uma boa cerveja da terra.

5 – Salsichão: Currywurst

Também sendo bem conhecido, o Currywurst é um salsichão que se estiver de passagem na Alemanha tem que experimentá-lo.

Ele é feito com base em uma salsicha picadinha e carrega de temperos, como o curry, o Currywurst e é considerado uma relíquia da cozinha alemã.

Ou seja, é uma comida que ganhou muita popularidade em todo território alemão, facilmente se vende nos bares, restaurantes, lanchonetes e com aqueles vendedores de ruas.

6 – Kartoffelsalat

O Kartoffelsalat é um prato tradicional alemão que não pode ficar de fora da nossa listagem, em que é uma salada com batata que se serve acompanhada de carne e salsicha.

Esse prato na Alemanha pode-se achar em formas distintas de receitas, que variam mediante as tradições repassadas pelas famílias e a região.

Por exemplo, ao sul do país, o prato contém a maionese, que é agregada sem está aquecida, sendo a mostarda um de seus temperos, como o vinagre e o caldo de carne.

Já noutras regiões, essas batatas se misturam na maionese, maçã e pepino em conserva. Seja como for a sua opção, todas elas entregam muito sabor.

7 – Wurstsalat

Assim com o já citados, o Wurstsalat é uma iguaria é bastante consumido na Alemanha, fazendo muito sucesso para quem visita. De fato, as salsichas são amadas pelos alemães por preparem muitos coisas com elas.

O Wurstsalat é delicioso e, no período do verão faz todo o sentido pela sua recrescência e leveza. Sendo assim, ele é feito com salsicha (Regensburger ou Lyoner) em rodelas, a cebola temperada, o vinagre, o azeite de oliva, a cebolinha e o açúcar.

É na Bavária que encontrará essa receita com mais presença. Aliás, uma combinação extraordinária é com uma saborosa cerveja alemã.

8 – Leberkäse

Tida como um genuíno prato Alemão, o Leberkäse é um das mais aprecidos nas terras da salsicha. Bem como o Wurstsalat essa iguaria vem Bavária, é uma carne que se assa fatiado e é um embutido tradicional.

A sua massa é preparada levando suínos que se faz com a barriga do animal, e a peça do lombo, misturados com carne de boi sem gordura.

Na Bavária nos restaurantes de lá, o Leberkäse tem como acompanhamento, o pão que lembram o cachorro-quente.

9 Kartoffelklösse

O Reibeküchen é um prato típico alemão, resumidamente ele é tipo uma panqueca aberta com batata frita que são raladas. O comum é servir esse prato junto dos apfelmus, um purê feito com maçãs e, geralmente, esse iguaria se acompanha com chucrute na Bavária.

Se estiver passeado pela Alemanha será muito comum se deparar esse prato, em barraquinhas de feiras, mercados e pelas ruas também.

10 Käsespätzle

Vamos fechar esse lista com chave de ouro porque o käsespätzle é uma massa que é bastante associado numa variação mais elaborado de outro prato tradicional, o spätzle. Essa massa tem muito sabor por levar o queijo em sua composição.

Enfim, você conferiu que a culinária Alemã no Brasil pode oferecer muitos pratos que tem que provar!!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro