Choripan com linguiça toscana: veja a receita completa

O choripan é um prato tradicional da culinária argentina e uruguaia, sendo uma combinação saborosa de chorizo e pão.

choripan

O que é choripan?

No Brasil acabamos consumindo muito isso, mesmo sem saber o que é. Mas vamos conhecer um pouco mais sobre o choripan e a origem!

Estima-se que o choripan surgiu por volta do século XIX, quando as linguiças eram assadas para comemorações especiais e comidas com pão.

O nome do sanduíche surgiu na Argentina e no Uruguai, já que se trata de um prato típico. Chorizo é linguiça e pan, que é pão.

Ela é muito comum nos churrascos argentinos e uruguaios, geralmente como entrada antes da carne.

O sucesso do choripán se deve à combinação da linguiça suculenta e saborosa com o pão fresco e macio.

Os molhos e acompanhamentos adicionam ainda mais sabor e textura ao prato, permitindo que cada pessoa personalize seu choripán de acordo com suas preferências.

E a linguiça toscana?

A linguiça toscana é um tipo de linguiça muito tradicional da área da Toscana, localizada na Itália.

É conhecida por seu sabor intenso e tempero característico, sendo muito apreciada não só na Itália quanto no Brasil, também.

A linguiça toscana é feita a partir de carne suína de alta qualidade, geralmente com uma combinação de carne magra e gordura. Ela é temperada com sal, pimenta preta, alho e outros condimentos.

Ela pode ser usada para preparar diversos tipos de massas e macarrão, e preparada grelhada, assada, frita, e de inúmeras formas. O limite é a sua imaginação do que pode ser feito.

Experimente incorporar a linguiça toscana em suas receitas italianas favoritas e descubra novos sabores.

Receita de choripan com linguiça toscana

E para preparar o seu choripan ao Brasileiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 6 linguiças toscana;
  • pimenta do reino a gosto;
  • salsinha a gosto;
  • 6 pães francês;
  • 2 colheres de chimichurri;
  • 1 colher de mostarda.

Para preparar essa receita comece retirando a tripa da linguiça toscana, ou seja, tire a capa fina e semi transparente para que possamos começar.

Em um pote, coloque o conteúdo da linguiça toscana, a salsinha, mostarda, chimichurri e a pimenta, dessa forma você pode prepará-la e deixá-la bem temperadinha.

Corte o seu pão no meio, tire o miolo e recheie com a linguiça toscana temperada e fora da tripa, chamada de choripan.

Leve para a brasa da churrasqueira ou de grelha em fogo brando. Deixe por 6 minutos com a parte virada da linguiça para a brasa, depois deixe mais um minuto do outro lado.

Por fim, você pode colocar o chimichurri também por cima para dar um gostinho a mais, principalmente se você gosta desse tipo.

Como geralmente é consumido em churrasco, o choripan pode ser acompanhado de vinagrete, feito com limão ou vinagre, farofa e até molhos diferentes como de alho, que fica delicioso também.

Apesar de ser algo extremamente simples, o Choripan fica incrivelmente delicioso, uma receita bem fácil de ser feita e, claro, muito popular.