Brigadeiro sem leite condensado: como fazer e 6 receitas!
O chocolate é uma delícia e possui diferentes formas e modelos para o nosso consumo. O brigadeiro sem leite condensado é a maravilha que nos faz esquecer os problemas e é difícil encontrar quem não goste dessa delícia.
Anúncios
Hoje com tantas pessoas privadas do consumo devido a problemas com glúten, lactose e açúcar o brigadeiro “tradicional” já passou a ser adaptado para que todos possam consumir com segurança. Por tanto, leia a baixo algumas receitas deliciosas de brigadeiro.

1 – BRIGADEIRO SEM LEITE CONDENSADO FÁCIL
INGREDIENTES:
- 1 xícara de leite
- 4 colheres (sopa) de achocolatado
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
MODO DE PREPARO DO BRIGADEIRO SEM LEITE CONDENSADO:
Coloque na panela 1 xícara de leite, as 4 colheres (sopa) de achocolatado, 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de manteiga sem sal. Levei ao fogo médio mexendo sempre. Mexer por mais ou menos 35 minutos até engrossar
2 – BRIGADEIRO SEM LEITE CONDENSADO RÁPIDO
INGREDIENTES:
- 1 xícara de leite
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
MODO DE PREPARO:
Anúncios
Coloque na panela 1 xícara de leite, as 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de manteiga sem sal. Levei ao fogo médio mexendo sempre. Mexer por mais ou menos 35 minutos até engrossar. Espere esfriar e sirva de colher ou fazer as bolas.
3 – BRIGADEIRO SEM LEITE CONDENSADO TRADICIONAL
(SEM LACTOSE, SEM OVOS E SEM GLÚTEN)
INGREDIENTES:
- 1/2 xícara de leite de soja
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de creme vegetal
- 400 g de chocolate meio amargo sem lactose picado
MODO DE PREPARO:
- Coloque todos os ingredientes numa panela pequena e leve ao fogo baixo para derreter. Se você começar perceber que a panela está muito quente, tire a panela do fogo e continue mexendo até derreter por completo.
- Volte a panela ao fogo e mexa por 2 minutos. Atenção: Não é para esperar dar ponto de brigadeiro porque isso não vai acontecer nunca, derreteu, ficou levemente cremoso é só desligar o fogo.
- Retire do fogo e agora fica a seu critério: se for utilizar como brigadeiro mole e servir em copinhos, pode distribuir nos copinhos.
- Não coma quente, fica mais gostoso frio. Se quiser enrolar, leve para a geladeira até ficar firme. Não precisa untar as mãos com nada para enrolar, a massa do brigadeiro fica bem firme e não gruda nas mãos.
4 – BRIGADEIRO SEM LEITE CONDENSADO DE PANELA
INGREDIENTES:
- 02 colheres de margarina
- 03 colheres de (sopa) de açúcar
- 04 colheres de (sopa) de chocolate em pó
- 01 copo de leite integral
MODO DE PREPARO:
- Em fogo baixo, adicione a margarina, açúcar, chocolate em pó e o copo de leite integral.
- Depois misture bem até incorporar os ingredientes e continuar mexendo até chegar no ponto de brigadeiro. Para finalizar, jogue chocolate granulado e pode servir.
5 – BRIGADEIRO BRANCO SEM LEITE CONDENSADO
INGREDIENTES:
- 03 colheres de (sopa) de açúcar
- 01 copo de leite integral
- 02 colheres de margarina
MODO DE PREPARO:
- Coloque todos os ingredientes na panela, leve ao fog e mexa até engrossar. Demora um pouco a ficar no ponto. Deixe esfriar e depois sirva.
6 – BRIGADEIRO SEM LEITE CONDENSADO FUNCIONAL
INGREDIENTES:
- 2 xícaras de biomassa de banana verde
- 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico.
- Se quiser brigadeiros proteicos pode utilizar proteína de arroz ou whey protein isolado (se não for alérgico a proteína do leite)
- 1 xícara de chocolate mínimo 60% cacau sem lactose derretido
OU
- 3 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó
- castanhas picadas ou coco ralado para enrolar
MODO DE PREPARO
- Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo até engrossar. Deixe esfriar, faça bolinhas e enrole nas castanhas picadas. Leve á geladeira até a hora de servir
Saiba a origem do leite condensado? E o nome “leite moça”?
O leite condensado industrializado foi inventado em 1856, quando o americano Gail Borden tentava desidratar o leite de vaca e percebeu que, antes de virar pó, o produto se tornava um creme delicioso.
Quatro anos depois, a receita se tornou famosa durante a Guerra Civil Americana, quando o produto passou a ser transportado pelas tropas e se tornou conhecido por todo o país.
Em 1857, surgiu a primeira indústria de produção do leite condensado, a Anglo Swiss Condensed Milk, na Suíça. A partir dali, o produto estourou por toda a Europa
O leite condensado chegou ao Brasil apenas em 1890, pois passou a ser importado dos Estados Unidos. Era considerado como um alimento voltado para as crianças e as mães que não conseguiam amamentar os seus bebês e com isso, ofereciam o leite condensado na mamadeira.
Tornou-se um dos produtos mais populares entre os brasileiros quando o candidato a presidente Brigadeiro Eduardo Gomes distribuiu o doce brigadeiro entre a população durante as campanhas das eleições para arrecadar fundos, em 1945.
Passou a ser incorporado em outras muitas preparações doces nas mesas de milhares de brasileiros. Inclusive, muitos colecionavam as receitas que eram impressas nas latas dos primeiros produtos. E claro, sem chocolate, não tem brigadeiro.
E a doceira Heloisa Nabuco de Oliveira, que na época era eleitora do candidato a presidência fervorosamente, inventou um docinho feito de leite condensado, manteiga e chocolate para arrecadar fundos para a campanha eleitoral.
Quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica no país, em 1921, não titubeou e adotou o nome que já corria na boca do povo: Leite Moça.
Inspirada no concorrente, a Nestlé criou a embalagem com a figura da jovem camponesa suíça em trajes típicos do século.
Quando o leite foi exportado para outros países, foram criados nomes equivalentes em cada língua, sempre associados à figura da camponesa típica com seus baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, ficou La Lechera.
Aprenda também a fazer uma cebola empanada de dar água na boca. Confira!