Receitas com morango: um mundo de possibilidades 

Você é daquelas pessoas que adoram morangos? Se a resposta é sim, com certeza você vai gostar de saber que há várias receitas com morango para se deliciar.

O propósito deste artigo é te fornecer algumas possibilidades de receitas com essa fruta excêntrica.

Então, não deixe de anotar cada receita.

    Receitas com morango: curiosidades sobre essa fruta

    Receitas com morango

    A princípio, os morangos são nativos do hemisfério norte, mas agora são cultivados globalmente, biotônicamente, os morangos não são frutas verdadeiras, mas receptáculos de sementes.

    Essa fruta tem um sabor doce e levemente ácido, são uma excelente fonte de vitamina C, os primeiros morangos eram pequenos e selvagens, muito diferentes das variedades cultivadas atualmente.

    Há mais de 600 variedades de morangos, cerca de 91% do morango é composto por água, além de serem uma opção de baixa caloria.

    Além disso, um morango pode se desenvolver de flor para fruto em cerca de 30 dias, vermelhos brilhantes indicam maturidade e sabor.

    Por fim, a palavra "morango" deriva do latim "morancun", que significa "fruto da amoreira". 

    E a China é o maior produtor mundial de morangos, com uma produção aproximada de 4 milhões de toneladas anuais.

    Receitas com morango: quais os tipos de morango que há no Brasil?

    No Brasil, existem várias variedades de morango cultivadas em diferentes regiões do país. 

    Desse modo, essas variedades se adaptam às condições climáticas locais e possibilitam produções em larga escala.

    Por exemplo, o Aliso originário da Califórnia, é um morango muito precoce e de bons rendimentos. 

    Possui frutas de tamanho médio, resistentes ao transporte, com sabor levemente ácido e cor vermelha.

    Do mesmo modo, o tipo Cruz também da Califórnia, é conhecido por suas frutas precoces, formato cônico e cor vermelha escura. 

    A carne é firme e de bom gosto, além de ser resistente ao transporte.

    Além disso, há o Darboprim de origem francesa, é muito precoce e tem frutas de cor vermelha brilhante e formato cônico, sua carne é firme e saborosa.

    O tipo Douglas, originário da Califórnia, possui frutas grossas, formato cônico alongado e cor vermelho alaranjado, e tem alto desempenho.

    Por fim, vale destacar o Elvira Holandês, é uma planta precoce com frutos médios, carne vermelha e firme, e sabor agradável.

    Essas são apenas algumas das variedades disponíveis no Brasil. 

    Além disso, existem outras cultivares de dias curtos ou de dias neutros, cada uma com suas características específicas e adaptadas para consumo fresco ou industrialização. 

    O cultivo de morango no Brasil tem aumentado significativamente nos últimos anos, com estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás e Rio de Janeiro sendo os maiores produtores.

    + Torta de chocolate com morango: Uma explosão de sabores!

    Receitas com morango: um mundo de possibilidades

    O morango oferece boas possibilidades de receitas gostosas, a seguir será destaca algumas destas receitas para poder fazer em sua casa.

    Aprenda algumas receitas com morango:

    • Verrine de Morango: essa sobremesa é leve, refrescante e perfeita para o verão, ela é feita com camadas de gelatina de morango, creme de leite condensado, cream cheese e morangos frescos; 
    • Torta de Morango: um clássico que nunca sai de moda, a massa crocante da torta combina perfeitamente com o recheio cremoso de morango, você pode usar morangos frescos ou congelados para essa receita;
    • Mousse de Morango: uma sobremesa leve e aerada que é fácil de fazer, ela é feita com creme de leite fresco, leite condensado e morangos frescos;
    • Salada de Frutas com Morango: essa de uma das receitas com morango é  saudável e refrescante para qualquer ocasião, combine morangos com outras frutas de sua preferência, como manga, kiwi e uva. Você pode adicionar um toque especial com iogurte natural ou mel;
    • Bombom de Morango: um docinho delicioso e fácil de fazer, cubra morangos frescos com chocolate meio amargo derretido e deixe gelar;
    • Brigadeiro de Morango: essa é a versão deliciosa do tradicional brigadeiro, adicione purê de morango ao brigadeiro pronto e decore com morangos frescos;
    • Smoothie de Morango: uma opção saudável e nutritiva para o café da manhã ou lanche, combine morangos com iogurte natural, banana e outros ingredientes de sua preferência;
    • Mousse de Morango: essa bebida cremosa e deliciosa feita com leite condensado, creme de leite e morangos frescos.

    + Receita de morango congelado: 3 ideias para você arrasar na cozinha!

    Conclusão

    Por fim, ao fazer as receitas com morango use morangos frescos da estação para obter o melhor sabor, lave os morangos cuidadosamente antes de usá-los.

    Se desejar, você pode usar morangos congelados em algumas das receitas, seja criativo e personalize as receitas conforme o seu gosto.

    Não perca tempo e aproveite ao máximo essa fruta para saborear as muitas receitas que é possível fazer com ela.