Geleia de pimenta biquinho fácil e simples de fazer

Já experimentou uma geleia de pimenta biquinho? Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar, nós vamos te ensinar a preparar essa delícia.

A pimenta biquinho é extremamente utilizada em vários pratos, podendo ser um tipo de acompanhamento e até mesmo aperitivo, dependendo do prato em que for adicionada.

A pimenta biquinho é conhecida pelo seu sabor suave e levemente adocicado. Ela não é picante como muitas outras variedades de pimenta, o que a torna popular entre pessoas que não apreciam pimentas muito ardentes.

Além de possuir vários benefícios, como vitaminas, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e muito mais.

Naturalmente baixa em calorias, o que a torna uma opção saudável para adicionar sabor aos pratos sem adicionar muitas calorias.

Ainda falando dos benefícios, os componentes ativos da pimenta, em especial a capsaicina, podem estimular o metabolismo e promover a queima de calorias.

A capsaicina, também é conhecida por seus efeitos analgésicos e pode ser usada topicamente para aliviar dores musculares e articulares.

A geleia de pimenta biquinho é uma deliciosa iguaria que combina o sabor suave e levemente adocicado da pimenta biquinho com a doçura da geleia.

Muitas pessoas nunca experimentaram uma geleia considerada “salgada”, mas quando falamos de uma compota de pimenta, ela é levemente adocicada e pode ser um pouquinho picante também.

Aprenda a fazer geleia de pimenta biquinho

Vamos aprender agora a fazer uma geleia de pimenta biquinho incrível, que vai te dar água na boca e mudar toda a sua visão sobre esse tipo de compota.

Anote os ingredientes:

  • 400 gramas de pimenta biquinho picada sem sementes;
  • 2 dentes de alho descascados;
  • 1 xícara de açúcar, aproximadamente 160 gramas;
  • 200ml de suco de laranja;
  • 1 pitada de sal.

Lembre–se que mesmo que a pimenta biquinho não tenha uma pungência muito forte, você deve tomar cuidado para não colocar a mão no rosto ou nos olhos após picar e cortar a pimenta.

Depois de fazer esse processo leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela, deixe que cozinhe por 20 minutos sem mexer, mas fique de olho para não queimar.

Quando os 20 minutos tiverem passado, desligue o fogo e conforme a mistura começar a esfriar, ela vai passar a tomar uma consistência de geleia.

Em seguida tire os dentes de alho da geleia e passe a compota para um pote esterilizado para poder guardar na geladeira.

E pronto, fácil assim ela vai estar pronta para poder ser consumida com pães e outros pratos.

A pimenta biquinho é uma excelente opção para acompanhar queijos, carnes grelhadas, sanduíches, e até mesmo para dar um toque especial a pratos de frango.

E caso você goste de algo mais forte, ou apimentado, uma dica é deixar as sementes que geralmente são as responsáveis pela ardência.

Algumas pessoas gostam também de adicionar especiarias que podem combinar com a pimenta, como canela e outras.

Se você gosta de um toque agridoce e picante, essa geleia é uma ótima escolha para sua despensa culinária.