Moranga caramelada no forno com açúcar refinado

Você já experimentou uma moranga caramelada? Se ainda não experimentou esse é o momento.

A moranga é uma variedade de abóbora ou abóbora de inverno, conhecida por seu formato arredondado e sua casca geralmente dura e grossa. A abóbora pode ser usada para fazer doces e salgados, além de ser muito nutritiva para sua saúde.

A moranga é uma excelente fonte de nutrientes, incluindo vitaminas como a vitamina A, vitamina C, e várias vitaminas do complexo B.

Consumir esse tipo de abóbora também traz muitos outros benefícios, como fibras, potássio e muito mais.

E ela é extremamente usada na culinária brasileira, principalmente em pratos tradicionais, como sopa de moranga, doce de moranga ou camarão na moranga.

Também pode ser assada, cozida, frita ou preparada de várias outras formas. A versatilidade da moranga a torna um ingrediente popular em diversas receitas.

A moranga possui uma carne de cor alaranjada e um sabor ligeiramente adocicado, podendo ser usada em sopas, ensopados, compotas e tortas.

Moranga caramelada no forno com açúcar refinado

Receita de moranga caramelada

Agora vamos ver como você pode preparar essa receita de moranga caramelada e como ela fica extremamente deliciosa. Se trata de uma sobremesa bastante apreciada ao redor do Brasil.

Vamos começar vendo os ingredientes para sua moranga caramelada:

  • ½ moranga;
  • cravo a gosto;
  • canela a gosto;
  • 1 e ½ xícara de água;
  • 1 xícara de açúcar.

O primeiro passo para fazer sua moranga caramelada é começar higienizando-a, como a casca é dura você pode esfregar para que todas as partes, inclusive as partes rugosas, fiquem completamente limpas.

Quando estiver bem limpo, você poderá cortar a moranga ao meio, tirar todas as sementes e em seguida corte novamente em pedaços quadrados. Você pode escolher o tamanho que preferir, mas eles podem ser de aproximadamente 6 cm.

Separe uma panela funda e mais larga, coloque o açúcar e ½ xícara de água, misture a água e o açúcar e ligue o fogo deixando no médio.

Na hora de fazer o seu caramelo, você não pode ficar mexendo muito para que não comece a açucarar, já que pode estragar o seu caramelo.

Assim que sua calda começar a tomar um tom de caramelo, um pouco mais puxado para o marrom, você poderá colocar os pedaços de abóbora que cortou com a casca virada para cima, de forma que pegue mais o sabor.

Jogue o resto da água por cima e cuidado para não se queimar, e não se preocupe que irá subir bastante vapor.

Adicione cravo e canela, mas é opcional apenas se você gostar, tampe a panela e deixe que fique fervendo e cozinhando no fogo médio.

Isso pode levar aproximadamente 30 minutos, mas se quando checar a abóbora ainda não estiver macia basta adicionar mais água.

Caso queira sabores mais fortes, você poderá experimentar adicionar gengibre em pó ou noz moscada para acentuar o sabor. E depois de pronto, pode ser servido quente ou frio.

Essa receita de moranga caramelada é simples de preparar e resulta em um doce saboroso e reconfortante. Aproveite!