A doçura do caramelo que derrete na boca: veja a receita!

Quando se trata de sobremesas irresistíveis, poucas coisas se comparam à doçura e à textura macia do caramelo derretendo na boca.

O caramelo é um ingrediente versátil que pode ser utilizado em diversas preparações, desde molhos e coberturas até recheios e doces em si. Sua cor dourada e sabor rico trazem um toque especial a qualquer criação culinária.

Apesar disso muitas pessoas não sabem fazer o caramelo ou então acabam perdendo o ponto, já que se trata de uma receita muito frágil e qualquer coisa pode contaminar todo o gosto.

Por isso, hoje iremos te ensinar a fazer um caramelo delicioso, marrom na medida certa e ainda por cima sem queimar!

caramelo

Aprenda a fazer caramelo

Para a calda de caramelo você vai precisar apenas de 10 colheres de açúcar e 1 copo de água quente, fácil não?

Começando o preparo, pegue uma panela larga e de preferência com um cabo que não esquente, nela adicione o açúcar e leve ao fogo médio.

Não saia de perto da sua panela enquanto ela estiver no fogo, fique mexendo em movimentos circulares o tempo todo até que o açúcar derreta.

Assim que não tiver mais nenhum torrão branco comece colocando a água quente bem devagar, e não pare de mexer em momento nenhum, você pode até pedir ajuda para alguém nessa etapa.

Depois que colocar toda a água, continue mexendo até que forme uma calda mais espessa que desgruda da panela. Assim que esfriar o seu caramelo estará pronto para ser consumido.

A água que colocamos serve para retardar o processo de cozimento do açúcar, dessa forma ele demora um pouco mais para terminar e conseguimos chegar no ponto da calda de caramelo.

Cristalizou e agora?

Uma coisa que pode acontecer é a cristalização do caramelo, e depois de acertar o ponto dá até uma tristeza de ver que isso acontece.

Mas é fácil de ser resolvido, você pode levar novamente ao fogo com um pouco mais de água para que aqueça e os cristais se desfaçam.

Se perceber que não está funcionando, a única forma de resolver isso será realmente jogar fora e começar tudo de novo.

O efeito de cristalização do caramelo ocorre por uma série de fatores, como por exemplo, não desmontar os torrões de açúcar que sempre formam dentro de potes ou do saco.

Também pode ser causado pela umidade excessiva, então antes de colocar o açúcar na panela, tenha certeza de que ela está bem seca e limpa para o processo.

Por fim, se você mexer de forma muito agitada o seu caramelo ele também irá formar cristais, por isso tenha a mão leve e mexa bem suavemente a sua sobremesa.

Lembre-se de utilizar utensílios de cozinha limpos e secos ao trabalhar com caramelo, evitando a contaminação por cristais indesejados.

Seguindo as técnicas adequadas e tomando cuidado com a umidade e a agitação excessiva, você terá mais chances de obter um caramelo perfeitamente liso e cremoso.