Tipos de açúcar: entenda a diferença entre as opções!

Compartilhe essa receita

Há uma grande variedade de tipos de açúcar que você certamente não exatamente como diferenciar cada um deles. De fato, cada um desses tipos tem sua diferença de um para outro, variando no sabor, aparência e propriedades nutricionais.

Anúncios

Para que entenda existe uma regrinha: o quão maior for escurecido é este açúcar, terá mais vitaminas e minerais.

Ao passo que, tendo um aspecto esbranquiçado vai indicar que o produto passou por um processo de adicionar produtos químicos, o que faz perder grande parte de seus nutrientes.

Por exemplo, uma poção com 100 gramas do açúcar mascavo, vai oferecer 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio.

Por sua vez, o açúcar branco tendo essa mesma medida, se absorver, 2 miligramas de cada um desses nutrientes, não passando disso.

tipos de açúcar

Descubra nesse mesmo instante os tipos de açúcar!!

Cristal: dos açúcares de cor branca esse é o que menos produzido em processos químicos. Na verdade ele forma uma base para se obter outras variações de açúcar, ao exemplo do refinado e do açúcar de confeiteiro.

Possuindo grãos bem grandes e mais translúcidos, tornando a dificuldade para se conseguir sua diluição de líquidos. Este tipo açúcar quando refinado tem uma perda media de 90% dos minerais que possui.

Anúncios

Refinado: um açúcar mais consumido e comum e é obtido na diluição do açúcar cristal. Em que é a partir da calda que extrai e passando pelos inúmeros processos para findar com o peneiramento. Daí se retira a parte mais refinada se separando o açúcar de confeiteiro.

De resto se transforma no açúcar refinado. Por esse produto sofrer com variados tipos de processos industriais, acaba a perder todo a sua capacidade nutricional, o que é visto como uma caloria vazia.

De confeiteiro: feito em grãos mais fininhos quando comparo ao refinado, nesse açúcar tem sua composição do aditivo baseado no amido ou fosfato de cálcio conferindo uma suavidade mais marcante.

Pelo fato de ser bem fino, o açúcar de confeiteiro é bem utilizado nos preparos de pães e doces dando assim um toque mais especial. Assim como é usado, para se fazer muitas coberturas. Aliás, faça seu próprio açúcar de confeiteiro, basta que moa um açúcar refinado passando num processador.

Mascavo: esse tem um tom de caramelo e gostinho de rapadura, este tipo de açúcar é produzido por meio do processo de cozedura da cana de açúcar, sem passar em algum tipo de refinamento.

Desse modo, detém uma boa conservação de nutrientes. Mesmo que em termos  calóricos não existe grande diferença, nesse tipo de açúcar se considera os melhores a nossa saúde.

Orgânico: a cana que se utiliza nessa produção deste do açúcar orgânico tem uma cultivação que não nenhum  agrotóxicos ou quaisquer outras substancias químicas.

Então, esse açúcar orgânico tem uma conservação de todas s vitaminas e minerais que tem. Ou seja, causa um beneficiamento duplo: sem nada de aditivos químicos + boa propriedade nutricional. Seu aspecto é de grãos mais graúdos e com uma aparência mais escurecida.

Demerara: sendo um tipo muito próximo as propriedades nutricionais do açúcar mascavo, pois contém de vitaminas as minerais provenientes da cana de açúcar.

O seu grão é amarronzado mais clarinho e não interfere nos gosto quando consumido. Mas o demarera é tem uma utilidade maior para as receitas de doces mais requintados.

Adoçantes artificiais: produzidos especificamente para caso de pessoas com diabetes. Embora seja um produto nada calórico, esse é alimento que contem variados componentes químicos.

Frutose: a sua denominação já pode mostrar de onde é extraída essa substância, são as frutas (o milho também tem). Algo que pode ser achado também em cereais, vegetais e ou mesmo no mel.

Assim que sofrer pelo processo para ser industrializado tem uma boa perca das suas propriedades nutricionais, dando um gosto bem mais adocicado, a frutose tem um uso na preparação de doces fabricados industrialmente.

Saiba a forma de trocar o açúcar refinado por mascavo?

Para as pessoas que buscam uma alimentação e rotina saudável, escolher pelo açúcar mascavo é uma boa maneira de conseguir isso, por ter uma infinidade de nutrientes quando comparado ao refinado.

Contudo, você deve substituir de um modo mais lento e gradativo, pois usando o açúcar mascavo tem um sabor bem característico do que outros tipos de açúcar mais comuns.

Por isso é bom começar substituindo o açúcar branco em seus momentos de café das manhãs e testar alguns preparos que levam o açúcar mascavo no lugar.

Dica: mesmo tendo muitos nutrientes, o mascavo possui um bom ter de calorias e poderá ter um consumo moderado. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), existe uma  recomendação de que se consuma mantém em até 10% das calorias diárias

RECEITA DE BOLO DE MAÇÃ COM AÇUCAR MASCAVO

Ingredientes:

  • Ovos – 4 unidades
  • Manteiga sem sal – 100 gramas
  • Açúcar mascavo – 2 xícaras e meia
  • Canela em pó – 1 colher de chá
  • Fermento em pó – 1 colher de sopa
  • Aveia em flocos – 1 xícara de chá
  • Farinha de trigo – 2 xícaras
  • Maçãs vermelhas picadinhas – 3 unidades

Modo de Preparo:

  1. Primeiramente faça uma mistura dos ovos que já bateu com os demais itens, e coloque por  último a maçã. Essa massa ganhará um aspecto de ficar muito firme, porém o liquido liberado pelas maçãs deixará a mistura com mais facilidade de se trabalhar.
  2. Em seguida, deixe a forma untada no óleo e polvilhada com farinha de trigo. Então a distribua e leve ao forno para que asse em temperatura mais alta ao decorrer 20 minutos e mais 30 em forno agora em temperatura média.
  3. Não deixe de botar uma outra forma abaixo da que estar a assar seu bolo, isso é feito para ele não passar do ponto e queimar.
  4. Assim que remove-lo do forno, espere um tempo para que amorne e possa fazer o desenformamento.

Essa receita de bolo para  um lanche de fim de tarde, ou mesmo no café da manhã, fazendo com possa aprender as trocas dos tipos de açúcar!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
biscoitos de polvilho doce
Tudo sobre a cozinha

A melhor receita de biscoitos de polvilho doce

Que tal você aprender a preparar diversas receitas biscoitos de polvilho doce tradicional? Pois vamos mostrar aqui dessas receitas fáceis e super deliciosas! Anúncios O

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro