Mjadra: uma receita com arroz deliciosa

Você já ouviu falar em Mjadra? O nome pode não parecer tão familiar, mas esse prato com certeza é delicioso e extremamente fácil de fazer.

Hoje vamos conhecer mais sobre este prato, suas origens e como é possível prepará-lo.

Vem com a gente!

Mjadra:

O que é Mjadra?

Mjadra é um nome árabe, geralmente pronunciado como “muddara”, que em sua tradução significa “arroz com lentilhas”.

Trata-se de um prato muito conhecido e popular em todo o Oriente Médio, e é composto de arroz, lentilhas e cebola frita, podendo ser acompanhado também de carnes assadas ou grelhadas.

É um prato simples, porém rico em sabor e valor nutricional, ele traz um equilíbrio de proteínas que vem das lentilhas, carboidratos do arroz e um sabor mais que especial das cebolas caramelizadas.

A receita básica de Mjadra envolve cozinhar lentilhas e arroz juntos, muitas vezes temperados com especiarias, até que ambos estejam macios e bem misturados.

Enquanto isso, as cebolas são fatiadas finamente e caramelizadas até ficarem douradas e adocicadas. As cebolas caramelizadas são frequentemente usadas como cobertura para dar sabor e textura ao prato.

Além disso, pode ser temperado com especiarias como cominho, pimenta, canela e outras para adicionar mais intensidade ao sabor.

Pode até parecer pouco, mas sendo um prato com arroz, ele é muitas vezes utilizado como o prato principal de uma refeição, sendo delicioso e muito nutritivo.

Como preparar?

Agora, vamos conferir como pode ser preparado um Mjadra, começando pelos ingredientes principais:

  • 1 copo de arroz;
  • ¾ cebolas cortadas e fatiadas em tiras longas, finas e iguais;
  • 2 copos de água fervida;
  • 1 copo de lentilha verde comum;
  • 1 colher de chá de cominho;
  • 2 colheres de chá de óleo canola ou azeite;
  • 1 colher de chá de cúrcuma ou açafrão;
  • 1 maço médio de salsa picado e sem caule;
  • 2 colheres de chá de sal.

Comece lavando bem as lentilhas, deixe-as em uma tigela, cobertas por água e enquanto isso, em outra panela deixe mais água ferver.

Quando a água começar a ferver coloque a lentilha na panela com a água quente, e deixe que cozinhe por 10 minutos. Assim que terminar de cozinhar, descarte a água e reserve sua lentilha que deve estar al dente.

Em uma panela coloque azeite e deixe esquentar por alguns segundos, coloque o cominho, salsa, cúrcuma e mexa por aproximadamente 30 segundos. A ideia é que o óleo vai abrir o sabor dos temperos.

Depois dos 30 segundos adicione o arroz na panela, e enquanto mexe a panela deixe que frite por mais ou menos dois ou três minutos. Em seguida adicione a lentilha e o sal, e mexa bastante.

Coloque a água na panela, mexa bastante para os ingredientes ficarem incorporados e tampe a panela. Deixe cozinhar ao fogo baixo por pelo menos 20 minutos e depois desligue o fogo, e deixe descansar por mais 10 minutos ainda com a tampa fechada.

Enquanto estiver descansando, comece a fritar as cebolas e comece o processo de caramelizar. E é um processo que leva mais tempo do que apenas refogar, por exemplo.

Então por 15 minutos você ficará caramelizando as cebolas, porém, não pare nunca de mexer a panela já que isso pode acabar queimando ela rapidamente.

Para finalizar a sua Mjadra você terá que colocar a cebola no arroz, misturar e já estará pronto para servir.