Restaurante Italiano: os melhores do estado de São Paulo

Compartilhe essa receita

Conheça o melhor restaurante italiano do estado de São Paulo e veja como fazer alguns pratos exclusivos em casa!

Anúncios

restaurante italiano

O estado que mais recebeu imigrantes Italianos foi São Paulo entre os anos 1902 e 1920, consequentemente o restaurante italiano tem uma grande influência sobre a cultura do local. Como resultado seria comum que os hábitos italianos refletissem sobre a região.

Quem não gosta de uma boa comida italiana? Seja uma lasanha, um espaguete a bolonhesa, há vários tipos de comidas diferentes e  aqui  separei para vocês os 10 melhores restaurantes italianos de São Paulo, vamos conhecer!

1-Restaurante Italiano Bottega 21

O bar perfeito para comer um delicioso macarrão, com uma decoração rústica feita de ferros e tijolinhos e  um menu completamente focado na facilidade do consumo. 

Os pratos são servidos em porções pequenas e individuais. O bar oferece uma lista de drinks totalmente autorais e foram completamente inspirados em Turim, uma região da Itália.

Rua dos Pinheiros,1308-Pinheiros-São Paulo- SP.

2- Piccini

Um ambiente completamente acolhedor, o cliente ainda pode observar o preparo das massas, o restaurante é um dos mais famosos do Jardins Paulista.

Anúncios

É permitido que os clientes degustem vários tipos de pratos de toda a região italiana. O menu é totalmente feito com produtos típicos locais e regionais.

Rua Vitório Fasano, 49- Jardim Paulista- São Paulo-SP

3- Restaurante Italiano NICO Pasta & Basta

Clássico e refinado, o restaurante oferece adega  composta por vinhos nacionais e importados. O restaurante tem como destaque um prato chamado Gnocchi de Mandioquinha e oferece aos clientes uma grande variedade de sobremesas italianas.

Rua Costa Aguiar,1586-Ipiranga-São Paulo-SP

4- Terraço Itália

O restaurante oferece uma bela vista. Em alguns momentos há um pianista levando charme ao ambiente.

O Terraço traz uma tradição e história há mais de 50 anos. Todos os pratos são feitos  no estilo tradicional italiano e também oferecem uma ótima carta de vinhos.

Avenida Ipiranga, 344 /41º andar-Centro-São Paulo-SP

5- Trattoria Famiglia Mancini

Ponto turístico de São Paulo, contém um extenso bufê de entradas e grandes porções deliciosas . O lugar ainda contém garrafas revestidas de palha com um clima super agradável e ótimo custo benefício. Os pratos são fartos e servem até 3 pessoas.

Rua Avanhandava, 81-Bela Vista-Centro Histórico de São Paulo- SP

6- Restaurante Italiano Ristorantino

Ambiente completamente charmoso e aconchegante, exala luminosidade e romantismo possui um lindo terraço com plantas. Os clientes são conquistados pelo serviço atencioso e um belo cardápio italiano.

7- Cantina Luna Di Capri

Esse é um restaurante pequeno e tradicional de massas. Com um cardápio diversificado de massas, saladas, assados, frutos do mar, peixes e aves, são várias opções de pratos completamente diferentes.

 É  um restaurante onde oferece um belo rodízio de massas na hora do almoço de segunda a sábado. Um lugar que você come muito bem e com aquele precinho que cabe no bolso.

Rua Martinho Prado, 187-Bela Vista- São Paulo-SP

8- Restaurante Italiano Aguzzo Cucina e Vino

Fica localizado em uma rua tranquila de Pinheiros com  paredes todas envidraçadas e mesas grandes com bastante espaço para os clientes ficarem à vontade em suas conversas. O local foi inaugurado em  2006 e desde então vem fazendo muito sucesso.

Rua Simão Álvares,325-Pinheiros-SP

9- Ca´d´Oro

Um lugar que leva o nome de um antigo restaurante que funcionou no mesmo endereço entre 1953 e 2009. Massas antigas continuam no cardápio. 

Rua Augusta,129-Consolação-São Paulo-SP

10-Restaurante Italiano Così

Esse restaurante pequeno da região de Santa Cecília atrai um público menos agitado. Com a cozinha a mostra e um menu contemporâneo que faz sucesso há 11 anos.

O lugar contém 3 ambientes: salão interno, salão superior e espaço de tabacaria Caruso Lounge.

Rua Haddock Lobo,1589-Cerqueira César-São Paulo

As melhores receitas italianas

Claro que eu não poderia deixar de trazer algumas receitas italianas, agora vamos aprender a fazer alguns pratos típicos dessa região.

Pizza caprese caseira

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • 1 xícara e ½ de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite

Recheio

  • folhas de manjericão a gosto
  • 1 tomate italiano fatiado em rodelas
  • 200g de mussarela de búfala 
  • 3 colheres de pesto de azeitona
  • 1 xícara de mussarelas ralada
  • ½ xícara de molho de tomate

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes da massa em um liquidificador, bata até ficar homogêneo. Coloque toda a mistura em uma assadeira untada com farinha e manteiga, leve ao forno pré aquecido a 180 graus, até ficar totalmente assado levará em torno de 10 minutos.  

Com a massa assada adicione o molho de tomate e a mussarela e espalhe bem, leve novamente ao forno durante 5 minutos. Com a mussarela já derretida adicione a mussarela de búfala, rodelas de tomate, o pesto de azeitonas e folhas de manjericão.

Está pronta para servir.

Panna cotta com creme de leite de caixinha

Ingredientes

Panna cotta

  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
  • ½ xícara de açúcar
  • 200 ml de leite
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Calda de morango

  • ⅓ de xícara de água
  • 250g de morangos
  • 4 colheres de sopa de açúcar refinado

Modo de preparo do Panna cotta

Lave bem os morangos, retire os cabinhos e pique em pedaços bem pequenos. Em uma panela adicione o creme de leite, o leite, a essência de baunilha e o açúcar e misture bem. Leve ao fogo baixo até aquecer o líquido.

 Antes de levantar fervura desligue o fogo. Hidrate a gelatina e adicione ao líquido da panela, misture bem sem ligar o fogo.Em taças ou em uma forma adicione a panna cotta.

 Enquanto esfria, prepare a calda.

Adicione em uma panela todos os ingredientes da calda e deixe cozinhar por 10 minutos mexendo algumas vezes. Assim que chegar na consistência de calda desligue o fogo e espere esfriar. Leve a geladeira.

Quando a panna cotta e a calda estiverem bem gelados cubra com a calda de morangos e está pronta para servir.

Mediante uma pesquisa sobre os hábitos alimentares do Brasil, 7% dos restaurantes oferecem algo sobre a culinária italiana, 41% dos entrevistados preferem restaurantes italianos.

Gostou de saber sobre esse conteúdo? Aproveite e leia também!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro