Os melhores molhos italianos para massas que você deve provar

Compartilhe essa receita

Os molhos italianos para massas são um clássicos da gastronomia internacional, e não pense que se aprecia somente em restaurantes. Afinal, você vai provar e fazer esse molhos com esse post aqui.

Anúncios

Hoje é dia de aprender aqueles saborosos molhos italianos para massas para fazer aí na sua. Por isso que a Itália é uma referencia quando se fala desses molhos e claro, das massas também!

De um simples macarrão a uma lasanha, passando pelos raviólis, nhoques, tortellinis, existem muitas massas famosas e conquistaram a todos mundo a fora.

Antes de mais nada vamos falar um pouco dessas massas para que assim podermos ir para os molhos:

molhos italianos para massas

Espaguete

Esse macarrão é afinado e comprido, um dos mais consumidos pelo mundo. A receita original era preparada manualmente, só com água e farinha. Mas, atualmente, é comum levar ovos.

Assim que cozido fica mole e clarinho, também é versátil e combina com diversos molhos para macarrão, carnes e legumes. O que o tornou um dos mais consumidos e apaixonantes!

Ravioli

Embora, o ravioli foi criado para ser uma massa mais encorpada de caldos e sopas, hoje é feito recheado em uma massa quadrada. Os primeiros recheios foram a ricota e as ervas no decorrer tempo, outras formas foram sendo aderidas.

Anúncios

Bem como o espaguete, o ravioli pode acompanhar variados molhos, os mais usados é o sugo e o branco.

Nhoque

Era a farinha de trigo, água e sal que faziam o nhoque ser uma massa da mais encorpadas. Nos dias de hoje encontra-os em uma variedade de massas!

Existe uma lenda de um andarilho que, ao entrar num restaurante exigiu o único prato do lugar. Então foi servido de nhoque, com passar do anos, o mesmo voltou ao local e alegou que, quando comeu, a sua vida deu uma guinada. Assim, o nhoque recebe a fama de massa da sorte!

Tortellini

Sua massa leva farinha de trigo e gemas de ovos mais finas e  como o ravioli, o recheamos com carne. Vem do termo tortello (torta) que em seu diminutivo dá o nome ao prato.

Lasanha

Os brasileiros são completamente fascinados por essa massa, que é um tipo de bolo em camadas intercalando entre a massa e o recheio.

Assim como o macarrão é uma massa com os mesmos ingredientes, já para rechear vai conforme seu o gosto. Contudo, o ragu é o molho que mais combina.

Afinal quais os melhores molhos italianos para massas?

O molho é fundamental para toda massa, pode servir à parte e fazer em casa mesmo. São variedades infinitas, mas o Manual da Cozinha vai mostrar os melhores!

Molho à bolonhesa

Um clássico da cozinha é feito com molho de tomate e carne moída, ideal para quando que quer saborear uma receita caseira.  Sua versatilidade é visto porque dá para acompanhar macarrões e arroz, a lasanha também é opção.

Ragú como também é chamado esse prato ganha muito mais sabor com o queijo parmesão ralado ou pedacinhos jogados sobre ele!

Carbonara

Basicamente, nesse molho vai bacon, pimenta do reino e ovo cru, junto de uma generosa porção de queijo ralado.

Diferente da bolonhesa, não é tão ralo e farto, o carbonara se agrega nos fios dos espaguetes, envolvendo todo eles. Seu nome tem origem de carbonare, termo italiano que significa carvão.

Uma taça de vinho Merlot fica perfeito com uma massa e esse molho. Bem como, aposte em vinhos brancos também, por ter a gordura do queijo e do bacon.

Molho branco

Outro bem tradicional, que é preparado com leite e queijo, esse molho dá para fazer em casa, assim como os anteriores.

O molho branco é marcado pela sua cremosidade, isso devido à quantidade de gordura, que casam perfeitamente com massas, como o nhoque e os tortellinis.

Molho sugo

Em resumo, é um molho de tomate, só que não é qualquer molho de tomate, ele é carregado de temperos: alho, cebola, manjericão, louro e salsa.

Pois, o molho sugo acompanha bem as massas com recheios, combinando com nhoque e espaguete e sirva com folhas de manjericão por cima!

Pesto

Entre a variedade de molhos da Itália, não tem como não mencionar o pesto ou, em outras palavras, molho verde. Seu preparo tem manjericão, alho, azeite, sal e pinoli (uma semente).

Tem gente que substitui esse pinoli pelas nozes, dando um resultado maravilhoso também. Se for servir a massa ao molho pesto, sirva junto do vinho branco.

Massa ao queijo e pimenta

Clássico pela sua picância, o Cacio e Pepe (queijo e pimenta) é feito com apenas esses dois itens junto da água do cozimento.

Se acha que é simples, para fazê-lo, escorra o macarrão e no mesmo instante misture ao queijo e com uma porçãozinha de água do cozimento, em o molho deve ficar no ponto certo: cremoso, próximo de um creme de leite, quase uma magia!

Macarrão parisiense

Provavelmente já tenha preparado o molho parisiense, ou bechamel, sem nem saber seu nome dele.

Para quem mora só é um molho italiano ideal porque para fazer só com creme de leite, ervilhas e presunto picado. De fato, uma alternativa das mais práticas.

Massa ao alfredo

O molho é composto por manteiga, queijo parmesão e noz moscada e é comumente acompanhado de massas do estilo fettuccine . Sua preparação é básica, ficando muito bom de servir com carnes ou frango assado.

Macarrão à putanesca

Putanesca é um molho de sabor intenso e salgado, sua base pede tomates, pimenta calabresa, alho, azeitonas, salsinha, alcaparras e anchovas.

Por fim, quando for servir seus pratos, pense na combinação dos sabores da massa e o molho e crie pratos saborosos!

Massas longas e frescas combinam com molhos mais líquidos, com carnes e ervas. Por sua vez, as massas recheadas caem bem com molhos que não dominem no prato. Essas massas mais encorpadas fazem uma combinação em molhos brancos e sugos.

A lógica é fazer o equilíbrio dos sabores, a massa tem de ficar marcante e complementar o molho. Portanto, os molhos italianos para massas vão determinar o sucesso de seu prato!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
influência da culinária francesa no brasil
Tudo sobre a cozinha

A influência da culinária francesa no Brasil

A influência da culinária francesa no Brasil é bastante representativa, tanto que vai além da própria culinária, tendo hábitos, arte, e outros traços dessa cultura

como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro