O que são frutos do mar e quais são os mais consumidos?

Compartilhe essa receita

O que são frutos do mar? Quais deles são os mais consumidos? Tem muita gente se perguntando sobre isso, isso devido os frutos do mar estarem tendo mais presença nas cozinhas dos brasileiros.

Anúncios

De fato, que a culinária internacional se aproveita bastante dos frutos do mar pela variedade de ingredientes que existem.  

Sendo assim, no Brasil não seria diferente, o sucesso de pratos com frutos do mar fez de restaurantes as casa dos brasileiros serem tomados por esses frutos.

Ao longo dessa matéria, você descobre o que são frutos do mar, mas descobrindo também os benefícios e os principais!

o que são frutos do mar

Mas o que podemos considerar como frutos do mar?

Em resumo, esses frutos do mar são as comidas que vem do mar, porém, há também os frutos do mar provindos da água doce.

Entenda que esse conjunto alimentar não se agrupam os peixes, mesmo havendo diversos preparos levam os peixes como frutos do mar.

Sobretudo, a definição tem como as seguintes espécies marinhas classificadas por frutos do mar:

  • Caranguejos
  • Moluscos
  • Camarões
  • Lagostas
  • Crustáceos em geral
  • Seres vivos que tem conchas ou carapaças, a exemplo da ostra

Frutos do mar podem fazer mal à saúde?

Anúncios

Pelo contrário, são os frutos do mar que são alimentos saudáveis carregados de nutrientes que beneficiam nossa saúde.

Pode se alegar que esses frutos do mar se tornaram parceiros para uma vida mais saudável. Isso porque tem a capacidade de reforçar nossa imunidade, assim como diminuir o colesterol e combatem problemas cardiovasculares.

Muitas dietas focadas numa alimentação a base de frutos do mar e pescados surgem, justamente pelos benefícios que trazem. Aliás, especialistas, indicam consumir semanalmente esses alimentos, ao menos uma vez.

Óbvio que esses ingredientes não são recomendados para quem tem alguma reação alérgica aos frutos do mar variados, se caso consuma pode resultar em efeitos prejudiciais para o corpo.

Afinal, quais são os frutos do mar mais consumidos?

Se acaso você adora esses tipos alimentos tem a curiosidade de conhecer os frutos do mar mais procurados e também mais saborosos, descubra-os nesse exato momento.

Camarão

Com o título de queridinho, o camarão é muito apreciado dentre os frutos do mar, seus fãs amam por que um mar de opções de receitas e combinações com esse ingrediente.

Para além do seu sabor, o camarão é fonte de cálcio, selênio, ferro e vitaminas D e B12. Podendo ser um prato principal, como as moquecas, os risotos ou bobós, e também ser servido como petisco, tipo um crostini, caldo, ou um espetinho a alho e óleo.

Lagosta

Vista como um dos pratos mais requintados e sofisticados, a lagosta é considerada e abraçada pela gastronomia internacional, como se percebe até pelo preço.

No entanto, o paladar que traz vale qualquer investimento feito nesse ingrediente. Serve-se a lagosta tanto sem nada, como junto de aperitivos. Assim também pode ser preparada como cataplanas, ensopados ou moquecas.

Lula

A lula é um fruto do mar que contem uma série de nutrientes e quase nada calórico, porém se destaca essencialmente por seu exotismo, o tendo como um alimento do mar dos mais diferentes.

Ademais, esse fruto é delicioso e fica muito bom em receitas de moquecas e cataplanas, também sendo adicionado nas saladas e risotos. Empanar os tentáculos e rechear estão entre os preparos mais criativos.

Polvo

É a gastronomia japonesa que tem o polvo como dos pratos mais requisitados por conta do seu gosto e consistência diferenciada, mas por sinal também é uma comida nutritiva e sem tantas calorias.

O polvo faz uma boa combinação com massas, mas tem pessoas que o apreciam cru. Embora pareça difícil, prepara-lo é simples, pois existem formas de fazer e conseguir que os tentáculos fiquem crocantes por fora e amaciados por dentro.

Mexilhões

Chamados também de mariscos, são alimentos marinhos que tem a reputação de ser um prato afrodisíaco, algo que não interfere no paladar particular que eles oferecem.

Os mexilhões voce pode servi sem acompanhamento, só regado ao limão. Assim como agregar receitas de moquecas, mariscadas, cataplanas, saladas, risotos, paellas, massas, caldos, sopas e inclusive em tortas ou feijoadas.

Siri

Da família dos crustáceos, o siri é uma delícia e, geralmente, a casquinha de siri, tem a fama de ser preparado dessa forma, em que a carne é fritada aos temperos que enaltecem esse prato.

Ele casa muito bem como aperitivo e junto de limão e farofa, fica saboroso também em outros preparos, que são complementados de frutos a exemplo das moquecas, as mariscadas e outras refeições.

A fim de ter menos trabalho, muitos já compram o siri sem a casca e aproveitam ainda mais a carne.

Vieira

Já a vieira é um molusco de carne esbranquiçada e possui uma textura mais rígida que o restante dos frutos do mar. Mesmo que tenha essa característica, não perde na suculência.

Esse fruto do mar tem uma delicadeza e leveza e ainda um toque adocicado, podem a servi-la in natura, marinadas ou aquecidas tipo como robatas que são espetinhos populares asiáticos.

Como a concha não tem a capacidade hermética de se tampar acaba não sendo utilizada nos preparos.

Depois que conferiu essa lista incrível com os frutos do mar, você também vai conferir uma receita bem bacana que separamos para você que reúne muitas desses ingredientes.

Receita de espetinho de frutos do mar

Ingredientes:

  • Postas de cação – 800g
  • Lulas em anéis – 1 kg de
  • Camarão já descascado – 400g
  • Mexilhão sem casca – 1 kg
  • Salmão – 500g
  • Pimentões cortados em pedaços

Para o molho:

  • Manteiga
  • Suco de limão
  • Salsa

MODO DE PREPARO:

  1. Primeiramente deixe o cação e salmão cortados em cubinhos.
  2. Em seguida, vá colocando de forma alternada no espeto o peixe, o pimentão, a lula e o mexilhão, retornando a mesma sequência até que termine o espetinho.
  3. Logo após, dê uma temperada jogando sal e grelhe, passe a uma caçarola, derretendo a manteiga e agregue o suco de limão e uma pitada salsa picadinha;
  4. Depois que grelhar os espetinhos, leve-o para um prato e regue no molho e está finalizado.

Agora a pergunta, após conhecer o que são frutos do mar, queremos saber qual vai ser o preferido? Ainda mais com essa receita que mostramos que vai aguçar seu paladar!!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro