6 dicas sobre como deixar o peixe mais saboroso, confira!

Compartilhe essa receita

Para que não surja chance de erro, veja como deixar o peixe mais saboroso com praticidade e sabor, são 6 ótimas dicas que deixam qualquer peixe com um resultado fantástico.

Anúncios

A diversidade de peixes que existem nos oferece uma série de receitas. Ainda mais que são leves e se tornam uma das melhores pedida de acompanhamento para as saladas e bebidas.

Embora seja um alimento de fácil de preparação, o peixe pede certos cuidados que o deixam bem mais saboroso. Daí muita gente desconhece esses cuidados e acaba deixando de fazer.

O Manual da Cozinha vai facilitar sua vida mostrando 6 dicas de como deixar o peixe mais saboroso:

como deixar o peixe mais saboroso

Comprar peixe exige muita cautela

O momento da compra é uma etapa bem importante. Porque nela temos que verificar se o peixe está fresquinho.

Por isso, é necessário ter a certeza do estado que esse alimento se encontra, com isso, tenha muita atenção para seus olhos, corpulentos, vistosos e sem um aspecto acinzentado.

Se acaso perceber esse último ponto no olho, não leve ele e opte por peixes somente com as características citadas acima.

Limpar é um passo essencial

Anúncios

Outra etapa principal quando vai preparar o seu peixe é deixá-lo limpo: essa limpeza garante a higienização adequada. Assim, ao adquirir seu peixe, prefira aqueles que já foram limpos, ou basta pedir para o peixeiro fazer isso.

A limpeza mal feita traz chances de ter escamas que acabam estragando o peixe. Ainda que compre um filé também lave-o, na água corrente.

A pele contribui muito para o cozimento

As postas de peixes comumente já vêm com a pele, desagradando muita gente. Mas, ela pode ajudar a cozer o peixe bem melhor, em especial nos preparo de grelhados.

Isto é, sãos as camadas de gordura que tem nessa parte do peixe que permite que cozinhe evitando a carne ressecar, resultando num peixe com maior suculência.

No momento que for grelhar o peixe de posta, nunca retire a sua pele e permita o contato dela na frigideira ou na grelha.

O ponto ideal

Atingir o ponto perfeito é uma tarefa primordial, pois permite que traga a maciez e a suculência necessárias, não deixando ele ressecar ou malcozido.

Portanto, se atente ao fogo e suas temperaturas, se recomenda aquecer a panela antes de assar o peixe e, daí siga regulando a temperatura. É desse modo que se controla o cozimento do peixe, evitando que passe do ponto e não queime.

Para preparar o peixe ao forno, não deixe de colocar o papel alumínio e fique ligado no tempo. Uma vez que para assar esse alimento em média 10 minutinhos, a cada cm de grossura são suficientes.

O segredo de fritar sem erro

A fritura do peixe requer atenção na quantidade de água liberada por ele, sendo importante que deixe temperado antes disso.

Dessa maneira, escorra toda a água que puder e, em seguida, passe-o no papel absorvente cuidadosamente que secará suas posta para não desmanchar. Isso garante ao seu peixe que fique sequinho, e empane-o para deixar mais gostoso.

Um truque para esse empanamento é adicionar na farinha uma pitada de sal, pimenta e as raspas de limão, se desejar que o peixe ganhe ainda mais sabor.

Nada de mexer muito

O peixe tem uma carne mais sutil que desmancha mais facilmente em relação a outros tipos de carnes. Assim, independente de como faça o peixe, não o mexa bastante.

Apenas coloque para assar, se atentando no ponto, sem ficar mexendo demais e utilize uma espátula maior. Mexer muito permite que a sua carne vá quebrando, perdendo todo seu corpo.

Os temperos que dão o toque especial

De modo geral, os peixes e os frutos do mar, tem um paladar bem específico. Logo, invista em temperos certos que deixem que o peixe se sobressaia e, não matem seu sabor característico.

Então vamos passar a prática? Pois agora você vai aprender os temperos para além do limão e sal, mostrando como deixar o peixe mais saboroso com sugestões temperos incríveis!

Afinal, como deixar o peixe mais saboroso?

Primeira sugestão sobre como deixar o peixe mais saboroso

Um temperinho simples e saboroso é colocar no fogo a panela junto de sal, pimenta, suco de limão, ervas frescas como tomilho, alecrim e louro. Depois deixe que cozinhe para que esse sal se dilua totalmente, desligando o fogo na sequência.

Logo após aguarde que esfrie, passe essa mistura a uma vasilha, adicione gelo e o peixe, levando para gelar durante 1 hora.

Essa é uma maneira de temperar seu o peixe que só por ela o sabor fica maravilhoso, como também é ótimo para agregar, outras opções temperos de sua preferência no seu preparo.

Segunda sugestão sobre como deixar o peixe mais saboroso

Aqui vamos usar o manjericão, a sálvia e o tomilho a seu gosto. Sendo assim, bata essas ervas em um liquidificador junto de uma porção de azeite.

Então envolva o tempero no seu peixe e deixe reservado no refrigerador por cerca de poucas horas até o momento de prepara-lo.

Terceira sugestão sobre como deixar o peixe mais saboroso

Nesse precisamos de um peixe todo, que ira fazer uma mistura de 50 ml de azeite, 2 dentes de alho amassados, 1 xícara de vinho branco seco e 3 colheres de sopa de cheiro-verde picadinho.

Em seguida, esparrame a misturinha por todo peixe e no seu interior, deixando armazenado em sua geladeira durante 1 hora para depois fazer o peixe.

Quarta sugestão sobre como deixar o peixe mais saboroso

O tempero só pede 3 ingredientes: sal grosso (1/3 de xícara), gengibre em pó (1 colher de sopa) e coentro picado a seu gosto.

Para que faça ele no pilão vá batendo ou liquidifique e, passe esse tempero em peixes que vai cozer, grelhar, fritar ou assar.

Quinta sugestão sobre como deixar o peixe mais saboroso

Inicie misturando tomilho, sal, cebola, pimenta-do-reino e alecrim a seu gosto. Soque-os em um pilão, adicione o azeite e cubra o peixe com o tempero. Por fim, descanse no refrigerador para o tempero ser absorvido pelo peixe.

Esse post demonstrou como deixar o peixe mais saboroso, não só com as dicas que demos, mas também com sugestões de temperos maravilhosos que vão fazer parte do seu dia a dia.

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro