Formas de bolos: qual o melhor tipo para cada receita?

Compartilhe essa receita

Muitas pessoas erram em suas receitas de bolos por não saber exatamente que tipo de formas de bolos usarem, isso gera diversas dúvidas, mas que vão ser todas desfeitas nesse post.

Anúncios

formas de bolos

Existe uma quantidade enorme de formas de bolos, dos mais básicos aquelas mais diferenciadas e essas formas geram uma enorme curiosidade nos preparos desses alimentos.

Por isso que agora vamos mostrar quais os tipos que pode usar da melhor maneira em suas receitas e assim não faltar excelente bolos aí em sua casa.

Conheça as principais formas de bolo!

As formas funcionam para bolos, sobremesas e tantos outros tipos de receita. Mas de inicio vamos apresentar 7 formas de bolos que deixarão você craque no assunto:

  1. Forma redonda
  2. Forma retangular ou tabuleiro
  3. Forma de fundo amovível
  4. Forma de pão de forma (bolo inglês)
  5. Forma de tarte
  6. Forma de furo central
  7. Forminhas tipos muffins ou de empadinhas
  8. Formas redondas

Estes tipos são as mais convencionais de se preparar a variedade de bolos que tem. Desse modo, servindo para o preparo de bolos mais básicos, os de aniversários e casamentos, aqueles feitos em camadas, em andares, e muito mais.

A forma que você vai usar despende do numero de pessoas que apreciarão do bolo, tendo adaptações paro os diversos tamanhos. Por exemplo, a standart tem medida que é ideal para várias receitas, contendo 20 cm de diâmetro.

Formas de bolos retangulares

Assim também é chamada de tabuleiros, mas são diferentes das placas do forno. Elas são ótimas no preparo brownies, bolos achatados ou, aqueles que se cortam e se coloca em palitinhos ou quadradinhos.

Anúncios

Fornecem uma praticidade do corte em fatias uniformes e oferecem uma escolha para quando precisar fazer para muitas pessoas.

Formas de bolo com fundo removível

Uma forma de fundo removível é uma mão na moda da cozinha, por ter essa função de tirar seu fundo, servindo para muitos preparos, como cozinhar bolos, adapta-la para produzir tartes, semifrios, como também as cheesecakes.

Seu formato é arredondado, porém existem outras opções de formas e com tamanhos variados. Aliás, deve-se ter cuidado quando for preencher essas formas e verificar se foi bem vedada, vendo também se a massa colocada nela não esteja bem liquida.

Uma dica para evitar o vazamento, é forrar seu fundo e suas laterais usando o papel alumínio.

Forma pão de forma (bolo inglês)

Com estes tipos de formas se faz bolos de todos os tipos, deixando eles mais altos e podem cozer eles de modo mais igualitário, além de serem fácil na dos cortes das fatias direitas.

O mais comum é usar para preparar o bolo inglês ou os pães de forma, explicando seu nome e, em terras norte americanas o preparo original, é fazendo um bolo de banana que o nome de banana bread (pão de banana), devido ao seu formato.

Essa forma pode ser utilizada também de receitas geralmente se preparam em um tabuleiro, mas são feitas em porções menores a exemplo das receitas de brownies.

Formas de bolos tarte

Com toda a certeza fica fácil descobrir para que estas formas servem, assim são indicadas para as tartes, justamente pelo formato que possuem e facilitam que a massa seja forrada com o tarte, bem como na hora de cortar.

Elas também têm um fundo amovível, sendo mais baixinhas e as suas bordas tem uma leve abertura para fora. São ótimas opções de preparar cheesecakes. Só que não tem uso apropriado para cozinhar os bolos por conta da altura, e serem menos altas. 

Formas de bolo com buraco

Aquelas que fazem as receitas clássicas, como o pão de ló e bolos da vó! Já que a sua forma possibilita que esses bolos posam crescer uniformemente pelos os redores do furo do centro, providenciando a massa se agarrar mais fixamente.

Por isso que deixam o cozimento do bolo com sua massa mais fofinha e consistente na media certa (tipo o pão de ló).

Além disso, como distribuem o calor pelo o contato da forma com a massa ser bem maior, o cozimento dos bolos são mais rápidos e não resultando em partes cruas ao meio. 

Forminhas de muffins ou empadinhas

Os queques ou os renomados cupcakes de forma geral são apenas bolo que tem uma forma um pouco menor e, que são cozinhados nestas forminhas.

Sendo assim, Também dá para fazer os cheesecakes com elas, tartes também ou os brownies. É uma forma de bolo vantajosa para o cozer de bolos nas forminhas sendo mais praticas quando é servi-las e controla-las as porções de consumo.

Afinal, podemos substituir as formas de bolo de uma receita?

Essa é uma reposta positiva, isso até sugere que faça as receitas com criatividade, um Brownie arredondado ou um pão de ló retangular, que tal?

De fato, não o formato escolhido que influenciará no resultado de sabor de sua receita. Contudo considere a proporção é que determina a melhor distribuição da massa dentro da sua forma.

Os formatos dessas formas que também podem influenciar bastante o tempo de cozer, um bolo preparado na forma arredondada ou em tabuleiro maior tem seu cozimento bem mais rápido  devido nesse tabuleiro a massa ficar menos alta.

Bem como se faz a troca de uma forma maior pelas forminhas de muffins.

Por conta disso que tais substituições exigirem que se faça as adaptações das medidas e proporções de suas receitas conforme os tamanhos dessas formas, adaptando assim os tempos para o cozer.

Mais alguns pequenos detalhes…

Geralmente as fatias de bolo tendem a ter de 80 a 120 gramas, em que 100 gramas são o mais indicados.

Se acaso queira vender seus bolos pondere tudo antes de botar a mão na massa. Por exemplo, em confeitarias maiores e lojas especializadas, devem optam vender os bolos em forma arredondada.

Onde esses bolo redondos de aro com 24 cm, rendem até 16 fatias com 100 gramas em cada.

Enfim, essas foram a nossa breve aula sobre as formas de bolos que você nunca vai ficar com dúvidas!!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro