Arroz à Piamontese: um jeito surpreendentemente fácil de fazer

Compartilhe essa receita

Arroz à piamontese é um prato saboroso que pode mudar seu humor, para melhor, quando bem feitinho. No entanto, ter uma receita fácil de fazer que ajude a chegar nesse prato saboroso que você espera é uma ajuda muito importante.

Anúncios

Portanto, para aprender uma receita ótima e surpreendentemente fácil de fazer de arroz à piamontese, continue essa leitura até o final!

arroz a pioamontese

Primeiro passo: escolhendo o arroz

Você pode achar que esse momento – da escolha – não é importante, mas saber qual arroz usar e, principalmente, em qual ‘ponto’ usar é essencial. 

Portanto, o arroz que é o protagonista do processo e da receita precisa ser tratado como tal. Desta forma, você pode levar em consideração duas observações muito interessantes para deixar sua receita ainda mais saborosa e deliciosa na hora de comer.

A primeira, é dar preferência ao arroz parboilizado, que tem como característica a textura mais agradável. Sempre que puder escolher entre ele e o integral, dê preferência a esse tipo.

Além disso, outra observação que você pode usar como uma dica, é dar preferência para um arroz pronto a algum tempo (mais ou menos um dia). O motivo disso é: ele estará mais seco, soltinho e até mais cozido, portanto, ideal para o arroz à piamontese.

No entanto, se você não tiver um arroz pronto e, precisar preparar na hora, procure fazê-lo seu bem soltinho e o mais seco possível – usando o parboilizado já estará mais próximo disso –  para evitar que ele fique mole e grudento.


Receita de arroz à piamontese

Anúncios

A receita que você está esperando, para o seu próximo delicioso prato de arroz à piamontese vem à seguir:

  • 2 xícaras de arroz cozido
  • 1 cebola grande cortada em cubos
  • 1 colher de manteiga bem cheia
  • 2 xícaras de leite
  • 100g de queijo muçarela
  • 50g de queijo parmesão
  • 200 ml de creme de leite
  • Sal e Noz moscada a gosto

Entretanto, é importante a informação que essa receita, apesar de ser totalmente funcional, pode variar em alguns lugares, baseada na cultura e costumes locais. Portanto, fique atento para não se prender demais a ela e deixar seus costumes de lado.


Instruções de preparo do seu arroz à piamontese

As instruções para o preparo do seu arroz à piamontese são bem simples, no entanto, é sempre bom tê-las em mente para aproveitar totalmente esse prato que é delicioso.

O modo de preparo é bem tranquilo: 

  • Primeiramente, refogue os cubinhos de cebola até que eles comecem a ficar macios e transparentes;
  • Em seguida, misture bem com o arroz;
  • Após isso, adicione o leite, cobrindo todo o arroz. Somente quando começar a borbulhar ponha os queijos e o creme de leite;
  • O passo final é ajustar o sal e a noz moscada a gosto.

E pronto. Seu arroz à piamontese está pronto!

No entanto, ficar atento a um detalhe muito importante: se você tiver alergia a noz moscada, cuidado, há substitutos para ela.


Dicas para o seu 1º de arroz à piamontese

Fazer um bom arroz à piamontese não é difícil. No entanto, se você é um cozinheiro, cozinheira ou cozinheire de primeira viagem, pode se sentir menos confiante de fazer o prato sozinho ou sem alguma supervisão.

Portanto, essa sessão foi pensada, com dicas mais profundas e assertivas para que você consiga ter o mesmo sucesso que cozinheiros mais experientes atingem.

A primeira dica para você, é sobre o ponto do queijo. Você gosta dele bem derretido e criando aquela sensação de esticar ao pegar um pedaço do seu arroz? Para atingir esse objetivo, tente misturar um queijo mais duro, como a mistura de muçarela com parmesão.

Além disso, uma dica bem legal e bastante tranquila de seguir é servi-lo assim que estiver pronto, para que o queijo mantenha sua consistência e textura cremosa.

Contudo, se não for possível servir na hora, não se preocupe. Basta adicionar um pouquinho de leite que fará a textura cremosa voltar – só não abuse demais desse método.

Por último, no entanto, não menos importante, se você ou quem for consumir o arroz à piamontese não for alérgico a noz moscada, não deixe de adicioná-la, pois ela dá um gostinho todo especial junto ao prato finalizado.


O que o arroz à piamontese acompanha?

Aqui estão três ótimas sugestões para você usar o seu arroz à piamontese de acompanhamento. Afinal de contas, um prato delicioso desse merece estar acompanhado e algo saboroso e que complemente ainda mais a experiência de comer.

  • Molho de Camarão acompanhado de arroz à piamontese
  • Frango acompanhado de arroz à piamontese
  • Filé Mignon acompanhado de arroz à piamontese

Há vários outros complementos para este prato, no entanto esses três são famosos e deliciosos, além de serem mais comuns, o que os torna mais fáceis de se fazer.


Molho de Camarão

Essa combinação, de molho de camarão com arroz à piamontese, é muito saborosa e prática. No entanto, é muito importante se atentar ao molho do camarão que precisa combinar bem com o arroz. Fora isso, é fácil e incrivelmente gostoso!


Frango

Misturar um bom frango bem temperado com arroz à parmegiana é uma ótima ideia para quem gosta de saborear bons pratos. Uma ótima sugestão é fazer frango ao molho madeira, que não irá decepcionar.


Filé Mignon

A mais clássica e, uma das mais saborosas, das opções de combinação, o filé mignon é um acompanhamento perfeito para arroz à piamontese. 

O molho madeira aparece novamente quando possuir em abundância champignon, molho feito a base de vinho que dá um toque totalmente especial a carne,  que é suculenta e macia.


Conclusão

Em resumo, um bom prato que tenha como base o arroz à piamontese é quase uma certeza de uma refeição deliciosa e prática. Portanto, com esses passos e essa receita seu próximo almoço ou jantar será incrível!
Para conhecer mais receitas e descobrir os melhores usos de ingredientes, como os benefícios da hortelã, continue a acompanhar o conteúdo aqui no Manual da Cozinha.


Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro