Queijos holandeses: o que são e quais são os tipos existentes?

Compartilhe essa receita

Hoje iremos adentrar num assunto que vai deixar você babando. Porque nessa matéria você confere tudo sobre os queijos holandeses, dos seus tipos a uma receita incrível!

Anúncios

Há cerca de 8 séculos que os queijos holandeses carregam uma fama mundial. Então, a Holanda é uma produtora de queijos de lugares que criam as famosas “vacas holandesas”.

Embora exista uma produção manual, o que marca esse queijo é o padrão de qualidade, feito em processo de produção a rigor e excelência.

queijos holandeses

Porque a Holanda se tornou a terra do queijo??

Na Holanda a paixão pelos queijos começa lá de tempos atrás, em escavações arqueológicas foi comprovado que produzir queijo era uma prática antiga, são milhares de anos.

Foi no período do reinado de Júlio César que um relatório militar afirmou que o mesmo teria se surpreendido que Países Baixos estavam produzindo fortemente queijos.

De fato, esse pioneirismo da produção de queijos holandeses era voltado para consumação mais pessoal. Assim, com a Idade Média é que o país passou a fazer a exportação desse produto e não demorou muito para ter o titulo “terra do queijo”.

Veja nesse instante quais os tipos de queijos holandeses!

Certamente, o Gouda é um queijo mais conhecidos e que é bastante utilizado aqui no Brasil. Mas tem outros tão bons quanto esse que podem surpreender seu paladar. Vamos saber quais são eles?

Edam

Anúncios

O Edam é um queijo tem um identificação muito fácil por ser embalado com celofane vermelho.

Ainda que tenha muita gordura, o sabor apimentado e seco é muito requisitado para pessoas de um paladar que aprecia sabores peculiares.

Leiden

Será que já experimentou o Leiden? Pois ele é feito com leite de vaca selecionado e, devido isso, não é tão gorduroso como outros.

Este queijo carrega uma picância bem marcante, lembrando, inclusive o queijo Gouda. Mas não se confunda, o Leiden é preparado com especiarias específicas, a exemplo da alcaravia e cominho em sementes.

Maasdammer

Mesmo com um nome não tão comum, o queijo em questão é bem saboreado na cidade de Maasdammer, muito encontrando em mercados especializados.

Tendo formato de domo, faz lembrar também o gosto das nozes e grandes buracos, suas variações podem apreciadas, como o Leerdammer ou Maasdam.

Boerenkaas

É a partir do leite natural que este queijo tipicamente artesanal é preparado. Sendo que para sua produção, é preciso usar o leite de gado vindo de fazendas e no mínimo se junta a outros três leites.

Queijo de cabra

Este queijo holandês é dividido em dois grupos: o primeiro fresco e amolecido e o segundo semiduro e curado, lembrando o Gouda. Ele tem um aspecto pálido, sabor intenso e cremosidade.

Queijo defumado

A sua fabricação passa por um derretimento, a defumação e de seguida ganha um formato de linguiça e se vende em fatias.

Queijo de cravo da Frísia

O queijo de cravo da Frísia é produzido ao leite desnatado, cominho e cravo, conferindo-lhe um paladar marcante, seco e com adstringência.

Gouda

Com toda a certeza esse é um dos queijos mais usado na culinária mundial, tem até versões, brasileiras dele, principalmente em restaurantes.

Gouda tem um tom amarelado e é semiduro, sabor suavizado que também marca qualquer paladar. A princípio, na Holanda sua produção está em 99%  industrializada.

No entanto, existe uma possibilidade de achar fazendas que fazem ele artesanalmente e passando às gerações, pelas mulheres holandesas, que eram quem preparavam na cultura de cultivação desse queijo centenário.

Por isso, vamos aprender um pouco mais da procedência do Gouda agora mesmo!

Como, onde e quando surge o queijo Gouda?

600 anos atrás, esse queijo ganhava sua popularização pela Europa, sendo consumido na Bélgica, França e passando pelos Países Bálticos, eram em depósitos que sua venda acontecia.

A cidade com mesmo nome, não mais tem reconhecimento mundial, sendo mais relevante pelo queijo homônimo. Passear lá é uma imersão ao passado onde se revelam os segredos desse queijo, do preparo a sua venda.

Mas agora passamos a entender como podemos usar esse delicioso na prática com uma super receita!

Aprenda a fazer um Croquete de Queijo Gouda com Salsa Rústica Brasileira

O croquete que vamos ensinar agora chama a atenção de qualquer um… Seja pelo seu sabor, textura, e claro recheio.

Ingredientes para o Croquete de Queijo Gouda:

  • Queijo gouda ralado – 200 g
  • Batatas – 1 kg
  • Azeite de oliva – 1 colher de sopa
  • Alho – 1 dente
  • Gema de ovo – 1 unidade
  • Ovos – 2 unidades
  • Farinha – 1/2 xícara
  • Farinha de rosca – 2 xícaras (Panko)
  • Raspas de limão a gosto
  • Óleo vegetal para fritura rasa

Ingredientes para a Salsa Verde Brasileira:

  • Salsinha – 1 maço
  • Castanhas de caju – 5 unidades
  • Alho – 1 dente (2 dentes ao todo)
  • Pimenta de cheiro verde – ½ unidade
  • Azeite de oliva – 1 xícara
  • Sal – 1 pitada

MODO DE PREPARO DO CROQUETE:

  1. Antes que corte as batatas em cubinhos as deixe descascadas, coloque-as numa panela e deixe coberta na água fria, junte a pitada de sal e siga a cozinhar durante 12 minutos, ou até ficarem maciasinhas.
  2. Logo depois de escorrer e amassar acrescente, queijo Gouda ralado, azeite, alho, gema de ovo, com as raspas de limão, fazendo uma boa mistura para se incorporarem.
  3. Assim que passar um tempo esfriando, modele em forma de croquete, passando na farinha, ovos batidos e na farinha de rosca.
  4. Então coloque na geladeira por umas meia hora. Depois que aquecer o óleo vegetal na frigideira grande ao fogo médio-alto para que esquente bem, frite seus croquetes até dourar.

MODO DE PREPARO A SALSA:

  1. Bote os ingredientes no liquidificador, liquidificando ligeiramente até ficar rústico ainda tendo pedacinhos.
  2. Por fim, basta servi os croquetes acompanhados da salsa.

Esta é uma receita digna de chef, mas não se preocupe que fácil de preparar. Depois que estiver pronto deguste com aquela cervejinha regada a boas conversas!

O Manual da Cozinha trouxe aqui informações dos queijos holandeses que mostramos e vai fazer você viajar para este lugar fantástico, num é mesmo?

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro