Substituir a margarina: veja as opções mais saudáveis 

Que tal substituir a margarina por opções mais saudáveis? Considerando que as margarinas contêm excesso de calorias e gorduras prejudiciais à saúde.

Mesmo tendo vitaminas, a margarina deve ser evitada devido à abundância de conservantes e estabilizantes, além de sua gordura artificial, feita do óleo vegetal modificado, que passa por processos químicos para dar a sua solidez.

Em suma, o produto industrializado tem pelo menos 20 ingredientes.

Por isso, se você quer trocar manteiga por outras formas mais saudáveis para a sua saúde, continue a leitura e descubra mais.

Por que substituir a margarina?

Em primeiro lugar, na natureza quase todos os óleos e gorduras tem uma estrutura ou uma forma que recebe o nome de cis.

Entretanto, depois que sofrem uma ação de bombeamento de hidrogênio por meio de alta pressão e temperatura, naturalmente a estrutura sofre uma modificação.

Assim, essas gorduras totalmente hidrogenadas passam a se chamar de gorduras trans.

A indústria de alimentos tem preferência pelas gorduras trans, pelo seguinte motivo: os alimentos a base dessas gorduras tem um prazo de validade muito maior que o normal.

Dessa maneira, a gordura trans é o principal ingrediente na maioria das margarinas, além de estar presente na composição de vários alimentos industrializados

No nosso organismo, esse tipo de gordura que ingerimos é conectada à membrana celular, que acaba provocando alterações na composição das estruturas delicadas.

Por sua vez, elas ainda entram na via metabólica das gorduras normais, causando uma perturbação na função do organismo com um todo, um bom motivo para substituir a margarina não é mesmo!

Além disso, há estudos que indicam que animais que ingerem gorduras hidrogenadas têm uma diminuição na sua capacidade celular em reagir à insulina.

Isso recebe o nome de residência a insulina, que ocasiona no aumento concentrado dessa substância no sistema sanguíneo.

Como se não fosse pouco, a margarina e as gorduras hidrogenadas podem subir o nível de colesterol ruim, o LDL e baixar consequentemente o colesterol bom que é o HDL.

+ Leia mais sobre a diferença entre LDL e HDL

Aumentando assim as quantidades de substâncias que geram doenças arteriais.

Além de diminuir a força nutritiva do leite materno, prejudica a reação imunológica, diminui os níveis de testosterona em animais e inibe a ação de enzimas importantes ao bom funcionamento das membranas celulares.

Saiba que substituir a margarina é importante, porque hoje há pessoas que consomem regularmente, gorduras e óleo hidrogenado, e estão sofrendo as consequências e efeitos colaterais.

Por fim, o que elas fazem é camuflar os sintomas por meio de remédios, preventivos ou para crises, ao invés de simplesmente parar de consumir o produto.

+ Opções para substituir o leite de origem animal e ter refeições mais saudáveis

Quais são as opções para substituir a margarina e ter alimentações mais saudáveis?

Infográfico com opções saudáveis para substituir a margarina

Agora é hora de conhecer algumas opções mais saudáveis para substituir a margarina e ter uma alimentação mais adequada: 

Azeite

Essa é uma opção bem simples e fácil de encontrar, feito de azeitonas, podem ser utilizadas várias formas, no pão, em receitas, fazer bolos, massas salgadas, entre outros.

Manteiga de coco

O consumo do óleo de coco se popularizou ultimamente, graças as, seus vários benefícios para saúde.

Assim, alguns outros produtos desse fruto são muito populares, como o óleo de coco e a manteiga, entre outros produtos, e podem ser facilmente encontrados em muitos estabelecimentos.

Tahine

O principal ingrediente deste produto é o gergelim, que geralmente é usado na hora de fazer pão. 

O Tahine é consumido no oriente médio em vários alimentos como, doces e salgados.

Iogurte grego

O iogurte é uma excelente alternativa de baixa caloria e com poucas gorduras, ele pode ser usado em pratos como, bolo e pães.

+ Molho de iogurte com hortelã para saladas

Molho de maçã

O molho de maçã é rico em fibras, e muito saudável, com vários nutrientes e muito sabor.

Com poucas calorias e gorduras, é bom para quem está com o foco na dieta.

Manteigas vegana

As opções de manteiga de amendoim, castanhas, nozes e amêndoas são perfeitas para substituir a margarina e são excelentes para o café da manhã.

Purê de ameixa

O purê de ameixa é mais conhecido como gringa e muito fácil de fazer, ele é bom em receitas doces como, brownies e bolos.

Abacate

Por fim, umas das melhores opções para trocar a margarina é o abacate, super saudável e muito saboroso.

Utilizado principalmente no café da manhã, ele pode substituir a manteiga em ocasiões que pedem pães, torradas e em bolos.

Rico em nutrientes, o abacate possui vitamina K, fibras, potássio e gorduras saudáveis – que ajudam a diminuir o colesterol.

Além de ser utilizado em receitas doces e salgadas, você pode simplesmente amassá-lo e comer com uma torradinha, pão caseiro ou bolacha.

Conclusão

Você viu que há excelentes opções saudáveis para substituir a margarina.

Por isso, não perca tempo e comece a cuidar da sua saúde agora, fazendo escolhas que vão beneficiar o seu corpo.