Risoto de queijo: uma receita simples e fácil de fazer
Se você gosta de queijo, pode continuar lendo essa receita extremamente deliciosa de um risoto de queijo maravilhoso.
Anúncios
O risoto é uma receita que pode ser feita de diferentes formas, com vários ingredientes, mas o que poderia superar o queijo?

A origem do risoto
O risoto é a nossa forma abrasileirada de falar “risotto”, uma palavra italiana que significa pequeno arroz.
E como surgiu a muitos e muitos anos atrás, o risoto não tem uma origem concreta e extremamente certa. Mas nós podemos ter ideias de onde ele surgiu.
Anúncios
Por exemplo, alguns acreditam que a receita deve ter surgido por volta do século 16, em Milão, por conta de um erro do mestre Valério de Fiandra, que era responsável pelos vitrais da catedral.
E o que era uma história de ciúmes, e uma intenção de estragar o jantar de casamento da sua filha, Valério jogou açafrão no risoto, e no final, ficou uma delícia, conhecida como Risotto alla Milanese.
No Brasil, ele surgiu na década de 1980, como um acompanhamento feito com as sobras de arroz e o que mais tivesse. Mas com o tempo, virou um prato principal e muito estimado.
Risoto de queijo
Mas agora, deixando para trás a história, vamos ver quais são os ingredientes do risoto de queijo:
- 3 copos americanos de arroz;
- 1 cebola picada;
- Mussarela picada a gosto;
- Queijo ralado a gosto;
- 1 colher de chá de açafrão da terra;
- 2 cubos de caldo de galinha;
- 1 colher de chá de páprica picante;
- 4 colheres de sopa de manteiga;
- 1 e ½ litro de água fervente.
Comece refogando a cebola com 2 colheres de manteiga, até que fique bem douradinha e junte o arroz, açafrão e páprica picante para refogar junto por pelo menos 2 minutos.
Na água fervendo, dissolva o caldo de galinha e acrescente ao arroz de pouquinho a pouquinho.
Cozinhe bem, mas não deixe que a água seque por completo. Quando ele estiver mais cozido, faça um buraco no meio do arroz, coloque o resto de manteiga e o queijo ralado.
Mexa bem para que o queijo incorpore e derreta, assim como a manteiga. Quando estiver mais cremosinho, desligue o fogo e coloque os pedaços de mussarela para derreter mais.
Depois que estiver derretido, desligue o fogo e você poderá servir. Muitas pessoas acabam colocando também bacon e champignon para incrementar.
Este risoto de queijo é cremoso, saboroso e perfeito como prato principal ou acompanhamento.
Além disso, vinho e risoto formam uma combinação clássica e deliciosa, a escolha pode acabar realçando os sabores do risoto, complementando a sua refeição.
Para um risoto de queijo, é mais indicado vinhos brancos encorpados, o mais conhecido é o Chardonnay, e se você prefere o tinto, pode apostar em um Cabernet Sauvignon que também é uma delícia.
Mas são apenas sugestões, você pode beber o que quiser e o que mais agradar o seu paladar.
Aproveite a experiência de saborear um delicioso risoto acompanhado de um bom vinho, e experimente diferentes combinações para descobrir suas preferências pessoais.