Receita de bolo de baunilha: o segredo do bolo perfeito!

Hoje aprenderemos a fazer uma receita de bolo de baunilha, o ingrediente mais comum e que geralmente encontramos em muitas sobremesas.

O bolo de baunilha é simples e cai muito bem para um café da manhã ou café da tarde, ideal quando você quer um doce e não tem muitos ingredientes para a preparação.

receita de bolo de baunilha

Conheça uma receita de bolo de baunilha simples

Para começar a preparar a receita de bolo de baunilha, você precisará dos seguintes ingredientes:

  •  3 ovos grandes;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 250ml de leite;
  • ½ xícara de óleo;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó.

E para começar o preparo do bolo, você vai precisar adicionar os ovos em uma batedeira e bater até que fiquem mais claros.

Ainda sem parar de bater, comece a adicionar o óleo e em seguida o açúcar de uma vez só, não deixe de bater nesses momentos.

Em seguida coloque a baunilha, depois adicione o trigo e o leite aos poucos, tome cuidado para que não voe farinha pela sua casa.

Depois que tudo estiver homogêneo, adicione o fermento e bata por mais alguns segundos, não deixe muito tempo batendo depois de colocar o fermento pois seu bolo pode não crescer.

Em uma forma untada com margarina e trigo adicione toda a mistura do seu bolo, depois asse no forno em temperatura média por mais ou menos 40 minutos, ou até dourar.

Com o que servir o seu bolo?

Agora que você já tem a receita de bolo de baunilha, pode querer servir o seu bolo de formas diferentes e criativas.

E nós também temos as dicas que você precisa para isso. Começando com uma forma de decoração para o seu bolo de baunilha: calda de chocolate.

Você pode servi-lo com ganache de chocolate, brigadeiro ou a calda de chocolate que utilizamos em bolos de cenoura geralmente. De qualquer forma não tem como errar com uma cobertura dessas.

Outra opção é servir o bolo de baunilha com frutas frescas, que podem ser morango, framboesas, kiwi ou mirtilos. Elas vão trazer um frescor a mais e acidez para complementar o sabor.

Mais uma forma de incrementar sua receita de bolo de baunilha é regando o bolo com uma calda de caramelo ou de frutas, podendo trazer um toque especial ao seu bolo, além de deixá-lo mais úmido.

Se quiser uma opção mais indulgente, sirva o bolo de baunilha com uma bola de sorvete de baunilha ou um sorvete de sua preferência. A combinação do bolo quente com o sorvete frio é uma verdadeira delícia.

E por último você pode decorá-lo de forma simples e elegante polvilhando açúcar de confeiteiro, ele é mais fino e leve, trazendo uma decoração mais minimalista ao seu bolo.

Essas são apenas algumas ideias para servir o bolo de baunilha. Sinta-se à vontade para ser criativo e experimentar diferentes combinações de acompanhamentos de acordo com seu gosto e preferências.