O bolo murcha quando sai do forno e agora? O que devo fazer?

Compartilhe essa receita

Se acaso o bolo murcha quando sai do forno mesmo despois dele ter crescido, ficar fofíssimo e pareceu que tinha tido um resultado incrível, uma decepção né? Mas isso vai a acabar….

Anúncios

A hora de retirar o bolo de um forno é um momento tenso! Uma situação que acontece com um bocado de gente é quando ela afunda.

Você vai aprender aqui no Manual da Cozinha os motivos que o bolo murcha quando sai do forno, evitando desse modo que aconteça com suas receitas e veja logo abaixo tudo isso!

bolo murcha quando sai do forno

Descubra porque o bolo murcha quando sai do forno?

Não provoque o choque térmico

Para que possa assar seu bolo do modo certo, 180ºC é temperatura ideal para colocar no forno quando pré-aquecer, há outras receitas que indicam 200ºC.

Só que esse momento de abrir o forno para fazer aquele teste do palitinho, por exemplo, ele começa a baixar de repente e, porque isso ocorre?

Uma das explicações mais simples para isso é que uma diferença da temperatura da parte de dentro do forno e a temperatura fria da parte externa, resultando num choque térmico da massa de bolo.

Então para evitar isso aconselhamos a você notar para o momento que o bolo ficar pronto, desligar seu forno, deixando esse bolo ainda na parte de dentro por mais 5 minutos.

Logo depois já pode abrir a porta do forno um pouquinho, deixando que a temperatura dentro do forno diminuir e, evite assim ter choque térmico.

Anúncios

Remova esse bolo do seu forno e espere que esfrie num lugar sem circulação de ar, podendo  ser mesmo internamento do forno, deixando a porta toda aberta.

Dá uma olhada dentro do forno antes da hora

A regra é bem clara, somente abria o forno depois de se passadio de 20 a 25 minutos, ficando mais fácil de conseguir o resultado ideal.

Algo que se relaciona com o erro do caso anterior devido o bolo não está suficientemente estruturado para que mantenha sua forma, resistindo as trocas das temperaturas na hora de abrir o forno.

Logo para você poder checar com mais segurança se o bolo assou aguarde que ele asse por, por mínimo, 30 minutinhos e assim abra bem gradualmente seu forno.

Nunca tire seu bolo do forno antes que ele fique pronto

Quando o tempo indicado da receita termina, geralmente, o bolo pode parecer que tá prontinho, mas em seu interior sua massa pode está molinha.

Sendo assim um dos erros mais frequentes na hora de prepara-lo e resulta no bolo murchinho murchinho, não tem para onde correr vai solar.

Acontece por diversos motivos, como os tens utilizados assam mais demoradamente, pela forma de bolo não deixar que ele asse dentro do tempo que a receita indicou.

Bem como, o bolo não ficar numa posição adequada dentro desse forno, dentre outras situações.

Todavia, a regra é a alta temperatura que deixou no forno, possibilitando assar o fundo do bolo, as laterais e a parte de cima e permanecer cru dentro dele.

Use o fermento de forma certa

Tem muita gente que acha que, quanto mais fermento for colocado na massa do bolo, mais ele crescerá. Só que não é bem por aí…

Na realidade, a medida excedente de fermento permite sim que seu bolo ganhe volume ligeiramente e que quando sair do forno poderá perder todo seu crescimento por não ter estrutura suficiente se manter dentro da forma.

O correto é acrescentar o  fermento em apenas 1 colher de chá a cada 120 gramas da farinha, o que a uma xícara.

Assim também,  não deixe de conferir a validade desse item antes de usar. Pois se usar vencido nada, absolutamente nada acontece bolo.

Deixa de conhecer o seu forno

Por mais que pareça óbvio, saber como está o estado forno  é primordial no cozimento dos seus alimentos, de bolos a qualquer outra comida.

Certos casos esses fornos esquentam muito mais que o que está indicado ou, pelo contrário não alcançar as temperatura recomendadas.

Caso suspeite que uma dessas coisas vem ocorrendo em seu forno, um termômetro de cozinha pode ser a solução e ir regulando as temperaturas.

Os segredos para não afundar o bolo

Logo após ter conferido os erros principais do bolo murcha quando sai do forno, trazemos aqui com dicas maravilhosas para que asse seu bolo e cresça e ganhe consistência:

  • Aquela o seu forno antes de botar o bolo dentro dele.
  • Veja a temperatura do seu interior do forno, recomendamos usar o termômetro.
  • Bater muito bem os ovos incorporar a massa, garantindo que entre ar nela.
  • Depois que colocar a farinha de trigo jamais bata demasiadamente sua massa, evitando  o desenvolvimento do glúten.
  • Também não exagere na porção de fermento e veja como está a sua validade.
  • Use uma forma de bolo de furo no meio, com isso o bolo pode assar bem mais ligeiro na parte do centro.
  • Deixe assar o bolo no calor somente na parte de baixo, para que assim possa cozinhar de baixo para cima, basta ligar o calor na parte de cima quando estivem faltando de 10 a 15 minutos para acabar de assar.
  • Nunca abra a porta do forno anterior aos primeiros 30 minutinhos.
  • Deixe o bolo esfriar gradualmente no interior do forno desligado e ligeiramente aberto.

Conheças as sugestões de receitas de bolos fofinhos que dão super certo

Como todos  truques que você aprendeu para poder assar seus bolos da maneira mais correta, então confere já as receitas de bolo que são bem facin  para você fazer sem erro:

Você nunca mais vai deixar bolo murcha quando sai do forno e deixar todos que amam seus preparos bem satisfeitos!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
sobremesas com mel
Doces e sobremesas

7 sobremesas com mel para adoçar o seu dia

Vjea 7 sobremesas com mel, um produto natural extraído a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. É considerado um ótimo adoçante

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro