Molho de gorgonzola: transforme os seus pratos com essa receita

Quem nunca salivou de ver um molho de gorgonzola delicioso? O gorgonzola é um tipo de queijo considerado azul feito com leite de vaca.

Ele é originário da região de Gorgonzola, localizada perto de Milão na Itália, seu gosto é bem marcante e forte já que no processo do queijo são injetados fungos para sua cor e sabor.

Para muitos esse queijo é delicioso, tendo um gosto bem agradável e um aroma intenso. Ele é fácil de ser harmonizado e com certeza vai dar um destaque às suas receitas.

molho de gorgonzola

Receita de molho de gorgonzola

E para auxiliar você a dar esse destaque nos seus pratos, vamos te ensinar como fazer um molho de gorgonzola fácil, cremoso e, é claro, muito saboroso.

A sua receita é muito simples, e para preparar você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 200g de queijo gorgonzola cortado em pedaços pequenos;
  • 1 pote ou 350ml de creme de leite fresco;
  • 100ml de leite;
  • 1 dente de alho picado;
  • sal e pimenta do reino a gosto;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de ciboulette picada, mas essa é opcional.

Essa receita pode ser preparada em uma panela funda, mas o ideal seria em uma frigideira mais funda. Comece colocando a manteiga e o alho, deixe que refogue por alguns segundos, mas não queime.

Coloque o queijo gorgonzola picado e adicione um pouco do creme de leite, nesse momento espere que o queijo derreta, mas não deixe ficar grudando no fundo da panela.

Depois de derreter, complete com o creme de leite restante e o leite, em seguida tempere com o sal e pimenta do reino, e deixe que cozinhe por mais ou menos 5 minutos, porém, não deixe de mexer nesse meio tempo.

Desligue o fogo depois dos 5 minutos e adicione a ciboulette, ou cebolinha se desejar.

Como harmonizar o molho?

Como sabemos o molho de gorgonzola é feito com um tipo de queijo azul com gosto forte e característico, e combina muito bem com muitos pratos simples do dia a dia.

Em primeiro lugar, você pode harmonizar esse molho com massas, é o mais comum e com certeza vai ficar uma delícia.

Geralmente é utilizado em massas mais longas, como macarrão espaguete, fettuccine ou tagliatelle, mas também cai muito bem com massas recheadas como ravioli.

Outra combinação que fica divina é a do molho de gorgonzola com carnes, sejam elas grelhadas ou assadas. Experimente servir com filé mignon ou costeletas de porco, o cremoso junto do salgado é de outro mundo!

E para dar um toque de classe no seu almoço ou jantar, você pode harmonizar o seu molho com o vinho escolhido para acompanhar a refeição.

Como o queijo tem um sabor forte e mais picante, você pode preferir o vinho tinto encorpado, que vai equilibrar com o sabor.

Ou então o vinho tinto de uvas tintas suaves, seu sabor frutado traz um complemento a mais para a refeição.

Você também pode apostar no vinho branco encorpado ou no vinho do porto, que também são ótimas opções.

Vale lembrar que o vinho geralmente é de escolha pessoal, então se o seu favorito não estiver aqui não tem problema, com certeza estará delicioso também!