Suave e aveludado: a receita de marshmallow fresco e caseiro

Por: Izabelle Maio 21, 2023

O marshmallow é considerado um confeito, que consiste apenas em alguns poucos ingredientes, que se transformam em um pequeno formato fofinho e bem doce.

Anúncios


Não se sabe exatamente quando os marshmallows foram criados, o que originou a receita ou de onde vem. Mas eles passaram a ser comercializados por volta do fim do século XIX, quando foi patenteado o doce na forma cilíndrica.

É um doce muito popular nos Estados Unidos, e no Brasil pode ser encontrado principalmente pela marca Fini, famosa em nosso país pelos seus doces de gelatina.

marshmallow

Receita de marshmallow simples e caseiro

Geralmente nos filmes norte-americanos vemos pessoas acampando, com a famosa tradição de se sentar ao redor da fogueira e assar marshmallows em varetas.

E para que você chegue um pouco mais perto dessa imagem, vamos conferir uma receita marshmallow caseira e bem simples de se fazer.

Para preparar esse marshmallow parecido com os norte americanos, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Para o preparo, leve uma panela ao fogo baixo e coloque o açúcar, glucose de milho e parte da água, mexa e deixe no fogo até que chegue em um ponto parecido com bala.

Se você tem dúvidas de como é esse ponto de bala, você pode testar misturando um pouco de água na calda, se estiver no ponto certo vai formar uma bolinha pequena.

Em uma batedeira, coloque as claras e bata até que elas fiquem firmes, em ponto de clara em neve.

Feito isso, adicione a calda feita no começo às claras de forma devagar e com cuidado, sempre batendo não desligue a batedeira nesse processo.

Em um outro recipiente dissolva a gelatina seguindo as instruções como mostra a embalagem, nela adicione a essência de baunilha e misture com cuidado.

Coloque essa mistura na batedeira e deixe batendo por mais ou menos três minutos. Agora, você vai precisar de qualquer tipo de recipiente, vasilha ou pirex, mas de preferência retangular ou quadrado.

Unte a vasilha com açúcar de confeiteiro e despeje todo o seu marshmallow dentro do recipiente, por fim polvilhe mais açúcar de confeiteiro, o quanto desejar. 

Para que chegue na consistência esperada leve à geladeira por mais ou menos seis horas, passado esse tempo corte em cubos o seu marshmallow.

Se quiser incrementar um pouco a receita e deixá-la mais divertida, você pode colocar também corante para deixar mais colorido, ideal quando feito para crianças.

E você pode preparar receitas com o seu marshmallow também, como os famosos s’mores, fondue, brownies, cookies ou apenas assá-los.

Essas são apenas algumas sugestões, mas você pode deixar sua criatividade fluir e experimentar diversas combinações e preparações com marshmallow tipo americano. Aproveite esse doce delicioso em suas receitas!