Feijão de corda: aprenda a fazer deliciosos pratos nordestinos

Por: Izabelle Maio 7, 2023

Você conhece o feijão de corda? É apenas um dos vários tipos que existem, mas é com ele que podemos chegar em pratos deliciosos.

Anúncios


Ele é consumido em todo o Brasil, mas principalmente no Nordeste brasileiro, e traz inúmeros benefícios para quem o consome.

É um alimento bastante nutritivo e versátil, podendo ser utilizado em várias receitas, desde sopas e ensopados até saladas e acompanhamentos para pratos principais.

O feijão de corda é rico em proteínas, fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B e outros nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Além disso, ele é considerado um alimento de baixo índice glicêmico, o que significa que ele libera açúcares no sangue de forma mais lenta, proporcionando energia por mais tempo e ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue.

2 receitas de feijão de corda

Conheça algumas receitas para aproveitar mais do feijão de corda e dos sabores que ele tem:

1 – Feijão de corda com charque

Para essa receita você vai precisar de:

Antes de começar a sua receita, você vai precisar colocar as carnes mais salgadas de molho, são elas o charque, bacon e carne de fumeiro. Deixe de molho por pelo menos 2 horas.

Enquanto espera esse tempo, pique todos os ingredientes como cebola, pimentão, salsa, cebola e pimenta. Em seguida coloque água em uma panela para ferver.

Para limpar o feijão lave-o em água corrente e quando der às 2h de molho, escorra a água das carnes e coloque em uma panela com água, leve ao fogo alto e deixe que ferva.

Leve uma outra panela ao fogo médio e adicione o azeite junto com o bacon, deixe por dois minutos ou até que fique dourado e em seguida adicione a carne de fumeiro junto do charque.

Espere que essas peças também fiquem douradas e depois coloque a carne de boi, assim que ela começar a cozinhar e pegar cor, adicione os seus temperos tampando a panela para que murchem.

Deixe em fogo alto e de vez em quando mexa com uma colher. E é nesse momento que você coloca os 3 litros de água para ferver em outra panela.

No recipiente com as carnes, adicione o feijão e mexa por pelo menos 1 minuto. Em seguida adicione 1,5 litro de água e com a panela semi tampada deixe que fique cozinhando.

Depois de mais ou menos 30 minutos, adicione a outra metade da água. E quando o feijão estiver macio estará pronto, basta colocar o sal e aproveitar!

2 – Salada de feijão fradinho

E para preparar essa deliciosa salada, você precisará de:

Para essa receita você precisará colocar em uma panela água, sal e o feijão, deixe que cozinhe por até 15 minutos.

Pegue o maxixe e corte em rodelas da proporção que quiser, e em uma assadeira coloque-as junto com um fio de azeite e sal.

Leve o maxixe ao forno por 30 minutos a 180°C e reserve até que esfrie. Depois disso, misture a cebola, o azeite, a cebolinha e a salsinha.

Por fim, coloque o feijão nessa mistura junto com o maxixe e misture bem todos os ingredientes.