8 alimentos ricos em ferro para incluir nas suas receitas

Compartilhe essa receita

São os alimentos ricos em ferro que podem nos ajudar a combater e a prevenir de males, como a anemia ferropriva. Por isso que vamos mostra quais você pode apreciar!

Anúncios

Muitos nem sabem, mas em nossa alimentação diária já consumimos ferro de muitas comidas. Por exemplo, a gema de ovo, a carne vermelha e também as leguminosas, juntamente do tradicional feijão.

A ingestão desses alimentos é muito essencial pelo ferro ser um micronutriente que auxilia no desenvolvimento das células vermelhas e assim da circulação de oxigênio. Então agora fiquem com 8 alimentos ricos em ferro.

alimentos ricos em ferro

Veja quais são os alimentos ricos em ferro!

1 – Couve

A couve é primeiro dessa listagem por ser um vegetal importantíssimo  a saúde da gente. Obtemos em média 4 gramas do mineral somente em 100 gramas, um índice visto como bem elevado para este tipo alimento com poucas calorias e gorduras.

Além disso, essa couve é uma fonte de vitaminas do complexo B, que funcionam na pera de peso. Também sendo um alimento carregado de proteínas, que contribuem na parte muscular,  em especial aos que treinam com pesos mais pesados e esperam resultados surgirem  ligeiramente.

Por isso mesmo que a couve vem como primeiro da lista e sempre estão presentes nas dietas. Se acaso queira deixar a saúde garantida e emagrecer, como esse vegetal mais frequentemente.

2 – Carne Vermelha

Apesar das pessoas acharem que evitar a carne vermelha é algo bom, muitos estudos recomendam a consumação moderada, especificamente para se perder peso e ter o ganho da massa magra.

Anúncios

Coloque em seu cardápio, ainda que a medida é bastante significativa, em torno de 2 gramas a cada 100 gramas.

Bem como é rico em vitamina B e, obviamente uma bomba de proteínas. Mas modere no consumo da carne vermelha nos dias de semana. Exagerar no churras de fim de semana não pode ter bons resultado…

3 – Aveia

Nessa lista destacamos também a aveia, surpreendendo em 100 do cereal se extrair 4 gramas de ferro, podendo ser consumida de diversas maneiras.

Não apenas o ferro está presente na aveia também tem fibras, assim são ótimas para que o intestino funcione bem e garantir uma boa digestão.

Ao melhorar a digestão, esse ingrediente é excelente na desintoxicação do organismo permitindo que nos sentíssemos mais saciados. No entanto, fique ligado no excesso, por sem um cereal calórico, 100 gramas é o ideal por dia.  

4 – Sementes de Abóbora

Dos alimentos ricos em ferro, a semente de abóbora não é tão conhecido, tendo apenas 5 gramas de ferro nas 100 gramas de sementes. Ou seja, isso é uma porção a se considerar um alimento com poucas calorias.

Inclua esse alimento de suas saladinhas, chás e naqueles sucos do tipo detox. Quanto a restrição ao consumo, não possui embora e sempre que dê faça combinações.

Essas sementes são riquíssimas em proteínas, um componente bom para emagrecer ou do ganho massa magra, como já vimos.

5 – Algas

As algas contem cerca de 21 miligramas em só 100 gramas, medida boa em relação as outras alternativas que se tem.

Assim também agem bem em casos da tireoide e provocam que o nosso metabolismo se acelere, por conta da grande quantidade de iodo que tem.

Existem estudo que comparam esse consumo deixando os fios de cabelos mais nutridos, unhas fortes e fonte de energia para o organismo.

Embora que os pratos com algas não é cultura brasileira, experimentar agrega-las em saladas. O toque salgado que elas têm confere um diferencial em seus pratos, deixando todos na vontade de repetir!

6 – Castanha de Caju

Um outro importante alimentos, a castanha de caju tem um sabor inconfundível, praticamente não usar na alimentação do dia a dia. E assim possui uma facilidade de se misturar a outros itens de preparos de pratos doces, salgados e os sucos também.

São verdadeiras combatentes da pressão alta e para quem sofre com os sintomas da pressão subir é muito recomendado a consumação das castanha de caju, tendo o poder de auxiliar a reduzir os males que pode causar.

Então lembrar que esse alimento, mesmo sendo saudável é bem calórico. A sua dieta, se aconselha que escolha sempre a quantidades menores com no máximo, 100 gramas diários.

7- Feijão

O feijão é um leguminosa que tem fonte de ferro que não pode se ausentar por muito o queridinho dos brasileiros.

Das listas de comidas saudáveis ele sempre está pelos seus inúmeros benefícios! Na mesa de todos os lares brasileiros tem um cadinho de feijão e acompanhado do arroz se torna o prato perfeito.

Fonte de fibras também, consumi-lo é algo muito recompensante, principalmente nas refeições mais pesadas, do almoço ao jantar pode faltar.

Uma leguminosa que previne a anemia, sendo um item muito versátil, de todos os feijão branco é o que têm mais nutrientes. Mas, se já tem um predileto, invista nele!

8 – Damasco

O dasmasco é um alimento nem todo mundo consume, mesmo devendo ter acesso a seus muitos benefícios não se tendo noção do seu poder para o nosso organismo em todos aspectos.

Mesmo que o teor de ferro nessa fruta não é tão significativa  como em uma carne ou em um feijão, também se torna uma boa escolha de lanche quando bate a fome do fim do dia ou até em seus cafés de manhã, antes mesmo que almoce.

Esse preciso ingrediente contem uma boa presença de potássio, que o mineral bem indicado nos casos de quem quer ganhar mais massa magra ou dar aquela emagrecida.

Consumir o damasco in natura é uma excelente pedida por aproveitar mais seus nutrientes.  Só que tem gente que tem preferencia a forma desidrata para ir petiscando.

Não perca tempo e corra comprar e adquirir esses alimentos ricos em ferro que mostramos aqui!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro