Como fazer manteiga caseira com nata no liquidificador?

Compartilhe essa receita

Sabia que podemos preparar uma manteiga caseira de um jeito bem fácil? Pois é isso aí que você irá aprender!

Anúncios

Essa é daqueles tipos de receitas bem fáceis que não demoram nem 15 minutinhos, precisando de um único item: a nata ou o creme de leite que contenham uma porcentagem de gordura de 35%, já o sal e as ervas aromáticas acabam sendo ingredientes que usa se quiser.

Então é hora de conferir aqui no Manual da Cozinha como fazer manteiga caseira usando a nata, que tem um resultado perfeitamente maravilhoso.

Siga os passos logo abaixo para que tenha um prato gostoso e ótimo quando acabar sua manteiga na dispensa!

manteiga caseira

MANTEIGA CASEIRA COM NATA

Ingredientes da manteiga caseira:

  • Nata ou creme de leite fresco – 900 gramas de (teor de gordura de 35%)
  • Sal a seu gosto (opcional)
  • Ervas aromáticas (opcional)

Modo de preparo da manteiga caseira:

  1. Vamos iniciar os preparos da manteiga caseira, colocando a nata (ou creme de leite) em um copo de liquidificador e dessa forma passe a bater na potência mais baixa.
  2. Assim que bater por cerca de 5 minutos, vai conseguir perceber que a nata ou o creme de leite ficará bem mais denso. Após isso aumente a sua velocidade até o máximo e siga a bater.
  3. Logo depois, ainda batendo essa nata veja se a sua  textura começou a alterar: o conteúdo vai começar a desandar, dividindo da parte sólida da parte líquida.
  4. Então, reduza a velocidade e siga a bater em torno de mais 4 a 10 minutinhos, até que a separação seja completada, o conteúdo líquido da manteiga de nata. Para gosta, faça a adição do sal e das ervas aromáticas neste mesmo instante.
  5. Para que a separação do soro de leite da manteiga de nata há diversas alternativas:
  6. Deixar que o líquido escorra e coloque só a manteiga para o liquidificador, acrescentando uma pequena quantidade de água gelada, e voltando a bater e na sequência fazer com se escorra todo líquido de novo. Repetindo para que a água saia translúcida.
  7. Em seguida, ponha o conteúdo sólido para um pano de algodão,  fazendo movimentos de apertar e pudesse ficar espremido até que o líquido todo saísse.
  8. Agora vá modelando a parte mais sólida no formato de uma bola, colocando em uma vasilha junto de água e gelo para que pressione usando suas próprias mãos, soltando dessa forma o a quantidade máxima de soro.
  9. Então, repetia todo o processo substituindo à água da vasilha para que a deixe transparente.
  10. Após toda separação do soro da manteiga caseira com nata, vá secando a bola de manteiga envolvida no papel absorvente e deixe reservado na geladeira dentro de uma vasilha tampada ou que embrulhou no plástico filme. Por fim, sua manteiga ficará pronta para ser apreciada!

Fique atento nessas informações!

  • A nata (ou creme de leite) devem já está em temperatura ambiente antes que possa seguir batendo. Ademais, nunca opte pela nata light pelo seu resultado não ser como o comum.
  • O conteúdo mais sólido dessa nata vai ter um aspecto mais amarelado e já a líquida vai lembrar bastante o soro de leite.
  • A porção de 900 gramas de nata você consegue obter de 300 a 350 gramas da manteiga caseira. Assim reserve-a no seu refrigerador de 3 a 4 semanas.

Descubra como fazer uma batata salteada com muita facilidade e praticidade!

Por aqui no nosso site mostramos a todos mais uma gostosa opção, que é super fácil e prática de fazer quando tiver com vontade mudar seu cardápio e usando a manteiga caseira que acabou de aprender.

Por isso, conheça detalhadamente os passos que esta receita tem e que podem fazem com seus convidados fiquem bem satisfeitos! Mas saiba que esta opção entrará de modo bem rápido a sua listinha de preparos favoritos!

Ingredientes:

  • Batata bolinha com casca – 500 gramas  
  • Manteiga ou margarina – 2 colheres de sopa (substituía pela manteiga caseira)
  • Óleo ou azeite – 1 fio
  • Alhos descascados – 2 dentes
  • Tablete de caldo de sua preferência – 1
  • Ervas frescas ou desidratadas a seu gosto
  • Pimenta do reino a seu gosto
  • Sal a seu gosto

Modo de preparo:

  1. Primeiramente vá lavar muito bem as suas batatas (ainda com a casca) e deixe-as na panela usando água o tanto para que as cubra.
  2. Fique atento! A casca da batata auxilia que ela se mantenha bem sequinha, fazendo com que não absorva líquido demais no processo de cozedura. Então, deixe as batatas no fogo agregados ao caldo e também aos dentes de alho.
  3. Logo após que começar a ferver, espera que cozinhe durante uns 10 minutos ou até as estejam batatas mais macias, mas sem ficar desmanchando. Passe a escorrer a água dessas batatas e assim aguarde o tempo que ela esfrie mais um pouquinho. Então deixe os alhos reservados.
  4. Para próximo passo deste preparo, basta que vá descascando de forma bem delicada as batatas e, caso jugue preciso, tire os partes menos uniformes ou “broquinhas”.
  5. Logo, se for do seu agrado siga a cortar as batatinhas na parte central, siga o sentido da largura, como é o correto. Se acaso usar batatas menores pode deixe-las no tamanho original mesmo.
  6. Já em uma frigideira com a manteiga a derreter com uma pequena porção de óleo ou azeite, evitar que ela possa queimar. Então acrescente as batatas, salpicando um pouquinho de sal e pimenta e espere que elas passem a ficar bem douradas pelo tempo de 3 minutos.
  7. Depois que vira-las sobre a manteiga, de uma em uma, dê uma salpicada com mais um pouquinho de sal e com a pimenta também para deixar que doure mais uma vez.
  8. Quando ficarem mais douradas, acrescente suas ervas já desidratadas e seus alhos que reservou anteriormente e agora vá salteando de novo com bastante delicadeza, para tudo ser misturado.
  9. Fique ligado! Tem gente que gosta de ervas frescas e, tem gente que não, mas se utilizar só salpique no final da fritura.

As batatas salteadas na manteiga caseira ficam uma verdadeira delicia. Para servir escolha uma data ou momento bem especial e saboreia com pessoas especiais!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro