Como substituir açúcar por adoçantes em bolos?

Compartilhe essa receita

Saiba agora Como substituir açúcar por adoçantes em bolos pelos os riscos que causa em nossa saúde, e principalmente que consume em excesso, fique ligado nesse conteúdo!

Anúncios

Existem muito problemas do consumo do açúcar, modera-lo ajuda perca de peso, incentivando a procura para um corpo esguio. Por conta disso o correto é trocar o açúcar fazendo escolhas mais saudáveis.

No entanto como achar substitutos para ingrediente tão comum? Por isso que este artigo lista 8 adoçantes que podem ser usados em seus bolos no lugar do açúcar, sem deixar de  um dulçor e ainda contribuem em um processo pra emagrecer.

como substituir açúcar por adoçantes em bolos

Veja as 7 alternativas para substituir açúcar por adoçantes em bolos

Mel de abelha

Um adoçante natural que é feito pelas abelhas, o mel é substitui o açúcar. Sendo assim uma fonte de nutrientes, como o cálcio, o ferro, o potássio e o magnésio, apresentando uma enorme ação antioxidante.

Um produto pode também deixar a digestão ocorrer melhor e ainda mantendo a sua flora intestinal e, garantindo sistema digestivo de um modo geral funcione bem.

Apesar de existir na relação com o mel uma confusão e falta de noção, o mesmo possui médio índice glicêmico e cerda 46 calorias em cada colher.

Isto é, são as pequenas doses que não estimula a produção de gordura, como acontece com o açúcar.

Anúncios

O outro beneficio é do mel de abelha é que, como o corpo tende a processá-lo melhor, ele está ligado a um menor nível de produção de grelina (hormônio que regula a fome), quando comparado à sacarose, sendo uma boa vantagem, por necessitarmos da ingestão de menos alimentos.

Apesar de o mel ser composto por açúcares simples, ele também contém carboidratos complexos, que têm a digestão mais lenta, dependendo da origem das flores que as abelhas usam para fabricação.

Só que, esse produto não se recomenda as crianças abaixo de 3 anos.

Stevia

Oriunda com base numa planta que tem aqui no Brasil, a Stevia é um outro adoçante de providência natural, nomeada de Stevia Rebaudiana Bertoni.

Nos tempos de hpje, podemos encontra-la nas lojas de produtos mais naturais ou, também, nos supermercados no formato de gotas ou em pó.

Usando uma capacidade de ficar adoçado superando 300 vezes a capacidade do açúcar, sendo um adoçante que tem como um dos melhores benefícios  não ser calórico.

A versatilidade da Stevia é bem marcante, já que tem uma adaptação melhor das comidas quentes ou frios, porque ela pode manter a estábilidade de temperaturas elevadas.

O conjunto dessas atribuições tornam ela uma excelente alternaiva para fazer a substituição do açúcar em bolos, biscoitos ou tortas que necessitam de calor durante o preparo.

Aliás, há a possibilidade ser achada em sabores diversos, como chocolate e baunilha, e até tem  versão orgânica.

Embora não haja açúcar na sua mistura, é necessário ingerir o adoçante moderadamente, devido a quantidade excedente ser capaz de trazer casos de diarreia ou nas contraindicações a mais.

Açúcar de coco

O açúcar feito a base de coco é mais uma alternativa muito boa!

Pois possui um índice glicêmico bem abaixo do outro e ao consumi-la impede que se tenha um elevado aumento da glicemia em nossa corrente sanguínea, evitando que o corpo produza uma gordura em demasia e auxiliando na regulação do peso.

Esse açúcar de coco têm nutrientes de sobra, como o potássio, o zinco, o ferro e o cálcio. Possuindo uma media de 20 calorias em cada porção de colher de chá e podendo está disponível em lojas de produtos naturais.

Contudo, deve se mencionar que, devido ao grande teor de frutose, é importante ser utilizado com muita moderação, pela quantidade excedente não contribuir na acumulação de gordura do fígado e do peso ganho.

Xilitol

O xilitol é uma composição de álcool extraído de frutas, vegetais, cogumelos e, inclusive das algas marinhas. Então ele contém um nível glicêmico menor e ótimo para adoçar lembrando muito o açúcar comum.

Por grama são em torno de 2,4 calorias e, tendo como uma das vantagens mais eficazes não oferecer prejuízos a saúde dentária, diminuindo o surgimento das cáries.

Assim Também pessoas com casos de diabetes é uma opção mais segura e é aquela substituição ideal das receitas caseiras que tem o costume de usar o açúcar branco, bem como os bolos.

Além disso, a ação xilitol aperfeiçoa todo metabolismo dos lipídios aos lesionamentos dos rins, prevenindo casos de infecções e da osteoporose.

Melado de cana

Substitua seu  açúcar e passe a utilizar o melado da cana, porque esse melado nada mais do que um xarope desenvolvido com o caldo de cana, antes mesmo que se transforme na rapadura.

Seu aspecto é escurecido, uma capacidade enorme de adoçante e é repleto de variados minerais e nutrientes.

Só que é importante saber que o seu consumo tem de ser moderado, isso porque ainda que não passe pelo refinamento, os mesmo insumos do açúcar branco estão presente nesse adoçante.

Ademais, contém uma grande porção de calorias, o que deve ser não recomendado as pessoas que sofrem déficits renais e a diabetes.

Açúcar mascavo

Proveniente da cana-de-açúcar, o açúcar mascavo na verdade é gerado numa etapa anterior do açúcar branco, isso porque não é processado e refinado.

O que permite que ele permaneça com seus nutrientes e minerais também.

Do ponto de vista das propriedades nutricionais,  mesmo sendo mais saudável, esse tipo de açúcar contem o mesmo nível de calorias que a  produto refinado, por conta disso, o que se  recomenda é a ingestão moderada, evitando assim  o surgimento de diabetes.

Eritritol

Bem com o xilitol, a proveniência desse adoçante detém o poder de adoçar em 70% da sua sucralose e só 0,2 de calorias a cada grama.

Devido a esse baixo índice calórico, ele é uma indicação para as substituição do açúcar nos preparos de bolo, melhor ainda em casos  de diabetes ou daqueles que querem ficar magros.

Outro beneficio é de não causar as cáries. Então o eritritol é adquirido na forma de pó e comercializados nas lojas que trabalham em produtos desse gênero.

Agora você as opções de como substituir açúcar por adoçantes em bolos e arrasar aí na sua cozinha!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
biscoitos de polvilho doce
Tudo sobre a cozinha

A melhor receita de biscoitos de polvilho doce

Que tal você aprender a preparar diversas receitas biscoitos de polvilho doce tradicional? Pois vamos mostrar aqui dessas receitas fáceis e super deliciosas! Anúncios O

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro