Brigadeiro de laranja: uma receita deliciosa e fácil de fazer

Hoje em dia com a gourmetzação, nós temos brigadeiro de tudo quanto é coisa, brigadeiro de leite ninho, de churros, de paçoca e também o brigadeiro de laranja.

Anúncios

E é sobre esse último tipo de brigadeiro que iremos falar hoje, um chocolate com notas cítricas que vai conquistar o seu paladar no momento em que for consumido!

brigadeiro de laranja

De onde vem o brigadeiro?

O brigadeiro é um doce totalmente brasileiro, e tem até um dia só para ele: 10 de setembro.

A história conta que o nosso querido docinho foi criado por volta de 1946, por uma doceira carioca chamada Heloísa Nabuco de Oliveira.

Na época Heloísa criou o doce para que pudesse vender e recolher fundos para a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes, que foi candidato a Presidente da República em 1945.

Anúncios

Não demorou muito para que o brigadeiro se tornasse extremamente popular e se espalhasse para o resto do país. Conta a história que em muitas festas e reuniões, as pessoas levavam amigos para experimentar o “docinho do brigadeiro”.

E as curiosidades sobre esse doce não param por aí. Apesar de ser popularmente conhecido como brigadeiro, no Rio Grande do Sul ele também é chamado de negrinho.

Isso porque Eduardo Gomes estava concorrendo contra Getúlio Vargas, que tinha forte apoio no Sul do país.

Então para que o termo “brigadeiro” que estava relacionado ao candidato não fosse usado, passaram a substituir por negrinho, o que foi considerado politicamente aceitável para veículos de comunicação apoiadores de Getúlio Vargas.

Como preparar brigadeiro de laranja?

Vamos aprender a preparar um dos melhores brigadeiros que você vai experimentar, o brigadeiro de laranja. E como bons brasileiros nós sabemos bem preparar essas misturas!

Veja os ingredientes necessários:

  • 1 lata de leite condensado ou 395g;
  • 1 copo de suco de laranja;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de raspas de laranja;
  • 1 colher de chá de margarina ou manteiga sem sal.

Para preparar coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, como se estivesse preparando o brigadeiro tradicional.

Vá mexendo em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam incorporados e que o doce comece a desgrudar do fundo da panela.

Depois que estiver pronto, você pode deixar na geladeira para resfriar ou então começar a fazer as bolinhas. 

Uma dica: passe o brigadeiro em açúcar refinado ou granulado laranja, irá dar um charme a mais ao seu docinho.

E você pode inovar ainda mais, a gourmetização não parou na laranja, é possível fazer até mesmo brigadeiros alcoólicos, que são muito apreciados.

Existem várias técnicas e receitas que podem ser aplicadas para criar diferentes sabores, combinações e preparos variados relacionados ao brigadeiro. Ele é uma receita tão fácil de fazer, que acabou se tornando muito fácil de ser adaptada também.

Continue acompanhando a gente para aprender diferentes formas de preparar não só esse doce como muitos outros, desde brigadeiro branco, até sorvetes caseiros e receitas salgadas, tudo para levar o melhor dos sabores para a mesa da sua casa.