10 benefícios do milho cozido que você deve conhecer

Compartilhe essa receita

Fonte de muitos nutrientes para nossa saúde, o milho é um cereal cheio de fibras entre outros tantos componentes. Por isso que nesta matéria você confere os benefícios do milho cozido e passar a usar com mais vontade nas suas receitas!

Anúncios

Se sentirmos um cheiro de milho sendo cozinhado na panela é sinal de que as festas juninas estão começando, isso é um dos ingredientes mais utilizados no mês e junho.

De fato, é nesse mês de São João que temos um cardápio de dá agua na boca, de um cozido a um apetitoso curau, os pratos invadem as casas dos brasileiros, o que para muitos é o melhor período, concorda?

Mas quem disse que tem que esperar o mês de festas juninas para você saborear seu milho cozido?  Esse incrível alimento da culinária do Brasil e do mundo, nos fornece benefícios crucias a nossa vida.  

Muitos nutricionistas indicam o consumo do milho cozido, segundo Priscilla Goretti:

“O milho pode ser utilizado como uma opção aos celíacos e intolerantes ao glúten. É rico em vitamina B1, magnésio, fósforo e potássio, além do ácido fólico (na forma de farinha) que é obrigatório o enriquecimento desse nutriente desde 2002. No milho podemos encontrar também quantidades significativas de substâncias antioxidantes como a zeaxantina e luteína (protegendo doenças degenerativas oculares)”,

Diz a especialista
benefícios do milho cozido

Afinal, que nutrientes o milho tem e ajudam na saúde?

  • Antioxidantes: a zeaxantina e a luteína protegem de problemas em nossa visão, a exemplo da catarata, principalmente quando avançamos na idade.
  • Rico em energia: esse carboidrato que é ótimo para deixar o corpo energizado.
  • Fonte de fibras: esse nutriente é excelente para controlar a vontade desesperada de comer, saciando nossa fome e também regula o colesterol e o intestino.
  • Potássio, magnésio e Vitamina B1: todos esses nutrientes estimulam nosso sistema nervoso e, auxiliam na memória. O potássio, por exemplo, evita câimbras e a fadiga.
  • Vitamina B6 ou Ácido Fólico: excelente para fortalecer nossa imunidade, impedindo as deformações congênitas e doenças como a depressão.
  • Fósforo e Magnésio: os dois nos ajudam na saúde dos ossos e do coração.

Todos esses componentes nutritivos tonam o milho um aliado que mantem nossa saúde bem.

Mas outra coisa bem interessante é que o milho não possui glúten, ideal para quem sofre com celíaco. Em seguida, confira o que a equipe do Manual da Cozinha apresenta de seus benefícios!

Descubra nesse instante os 10 benefícios do milho cozido

1. Um envelhecimento melhor

Anúncios

Por causa de ter a vitamina C, o milho retarda o envelhecer da nossa pele, como também de órgãos e da arcaria dentária.

2. Uma pele mais saudável

É devido presença da vitamina A que este alimento também age contribuindo para a pele tenha uma estado melhor.

3. Ideal para um emagrecimento

Diminui a ânsia por comidas pela sua concentração de muitas fibras. Isto é, os 70% da água que compõe o milho ajudam nessa árdua missão, pela água não ser calórico.

Sobretudo, o milho tem quer ser ingerido moderadamente para que assim funcione na sua perca de peso.

4. Deixa o sistema imunológico mais forte

Já que é rico em carotenoides, trabalha em nosso corpo fortalecendo o sistema imunológico.

Por isso ele dá um aspecto amarelado e avermelhado em muitos alimentos que ao serem consumidos, deixam nosso corpo fortalecido, o que previne e ameniza várias doenças.

5. Colesterol e hipertensão mais baixos

Para quem sofre altas taxas de colesterol e precisa de alimentos com menos gordura, devem incluir alimentos, como o milho na alimentação por conta das suas fibras.

Além disso, o milho é perfeito na diminuição da hipertensão. Bem como havíamos dito o milho não tem glúten e é cheio fibras, lembra?

  • Dica: hipertensos devem reduzir o consumo do sal, como também ao preparar o milho em suas várias versões, o cuscuz e pipoca são exemplos disso.

6. Deixa você com mais energia

Com toda a certeza que você necessita dessa energia para fazer seu dia acontecer e como o milho é fonte de carboidratos, é uma garantia para isso.

7. Ajuda a melhorar o trânsito intestinal

O milho tem a característica de ser um alimento fibroso, sendo um alimento perfeito para a prisão de ventre e quem tem o intestino preso, melhorando o bom funcionamento intestinal.

Pois essas fibras o corpo não digere, passando pelo sistema digestivo eliminando os resquícios  de alimentos no organismo.

8. Uma proteção às doenças do cérebro e do coração

Os fitonutrientes e a tiamina do milho fazem o sistema nervoso funcionar bem melhor, em nossos músculos e coração.

Dessa forma, o consumo do milho nesses órgãos faz ser prevenir para problemas que surgem. 

9. Diabetes tipo II com menos intensa

Seja como for, o milho pode auxiliar controlando a diabetes nos pacientes que não dependem da insulina.

Porque sua composição fotoquímica regula a insulina pelo corpo, evitando os altos índices de açúcar no sangue.

10. Olhos com um melhor funcionamento  

Bem como informado os antioxidantes da luteína e a zeaxantina protegem os olhos. Pois seus carotenoides da superfície de dentro da retina agem, protegendo os olhos do contato com a luz.

E assim as chances da degeneração macular e da catarata são diminuídos consideravelmente.

Ele também tem betacaroteno, forma a vitamina e contribui com na visão mais eficaz. 

Então confere também como colocar o milho em sua alimentação!

Embora seja no Nordeste a principal região quando o assunto é milho, pelas festas fazerem o consumo do milho subir muito.  Sem dúvidas que o milho com suas diversas que seus muitos preparos rendem pratos fantásticos em todo o país, tais quais:

O consumo do milho é diversificado como viu, até a espiga assada ou cozida ficam um delicia. Então não vai ser um problema tentar colocar em seu cardápio, seja no café, no almoço ou no jantar e, até em lanches rápidos.

Portanto, fique ligado e consulte um profissional para montar sua dieta de forma completa e sem aquelas loucuras da internet. Inclusive, nosso site irá ti ajudar muito nisso!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
influência da culinária francesa no brasil
Tudo sobre a cozinha

A influência da culinária francesa no Brasil

A influência da culinária francesa no Brasil é bastante representativa, tanto que vai além da própria culinária, tendo hábitos, arte, e outros traços dessa cultura

como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro