Inhame benefícios: melhore a sua saúde por meio deste alimento

Compartilhe essa receita

Apesar de que, tem gente que desconhece, você vai encontrar no Inhame benefícios e além de ser um alimento versátil e gostoso, ele é um tubérculo cheio de nutrientes e nos oferece melhorias à saúde.

Anúncios

O inhame oriundo da África e da Ásia é um alimento com muita popularidade ao redor do mundo.

Para os brasileiros, já faz parte da alimentação, as regiões Sudeste e Nordeste servem bastante em diversos tipos de preparos, do doce ao salgado.

Aliás, você encontra o inhame variações, tem roxo, marrom, branco e amarelo. O seu baixo índice glicêmico traz no inhame benefícios que você conhece agora mesmo.

inhame benefícios

Inhame faz nosso coração funcionar bem melhor

Com as substâncias desse alimento regula o colesterol, isso por ser rico em fibras, que auxiliam na redução dos índices de colesterol, evitando doenças cardiovasculares em nosso corpo.

O inhame também possui vitaminas do complexo B (B6 e B9) que auxilio no controle os pontos de homocisteína, sendo o aminoácido que faz o colesterol ruim (LDL) aumentar ao aparecer em grandes quantidades no nosso organismo.

Um verdadeiro aliado do emagrecimento

O Inhame e suas fibras funcionam podem ser aquela ajuda para quem tá na saga do emagrecimento, porque quando ingerimos ficamos mais saciados.

Anúncios

Outra ação em nosso organismo, como é fonte uma de carboidratos, deixando nosso corpo mais energizado pela liberação da glicose de uma forma mais devagar na corrente sanguínea.

Só que junto a isso é de muita importância  que cada refeição ocorra em seus horários certos e com moderação.

Contudo, o inhame ajuda a elevar os níveis de DHEA – um hormônio que tem como função, bloquear a ação da enzima que traz gordura – beneficiando muito nosso corpo, faça inhame hoje mesmo!

Ótimo na missão da prevenção o mal de Alzheimer

Se alimentar com Inhame, os níveis de DHEA aumentam, para além de contribuir no emagrecimento, esse ingrediente também ajuda a prevenir o mal de Alzheimer.

Isso se dá pela doença está ligada exatamente na redução do hormônio em nosso corpo no decorrer dos anos, o que pode impedido por meio dos nutrientes que compõem o tubérculo.

A saúde das mulheres recebe mais benefícios do consumo de inhame

Será que sabia que esse alimento fornece benefícios direcionados as mulheres? Pois saiba que o inhame tem nutriente trabalhando para repor os hormônios essenciais a saúde feminina.  

Assim como é a função do estrogênio, exemplificando isso, ele conduz a fertilidade e diminuindo as crises na TPM, isso mesmo que ouviu, e ainda sintomas do início da menopausa.

Beneficia a nossa circulação sanguínea

O inhame é rico em ferro, e contem também variados nutrientes que ajudam que são absorvidos e acessam o mineral, o cobre e a vitamina C, e assim produz da hemoglobina e do ácido fólico (vitamina B6).

Por consequência, o sistema sanguíneo nutre-se de muitos benefícios, a partir do  consumo do inhame, no organismo as chances de surgirem doenças ligadas à ausência dessa substância são diminuídas, a exemplo da anemia.

Os antioxidantes do tubérculo combatem os casos de câncer

Substancias como o betacaroteno e a vitamina C presentes no inhame têm ação antioxidante. Isso causa uma espécie de ajuda na prevenção do câncer.

Esses agentes antioxidantes deixam nosso sistema imunológico fortalecido, impedindo que haja radicais livres em nosso corpo, que resultam a disseminação de células do câncer.

Todos esses benefícios são ótimos aliados para mantermos nossa vida mais saudável e proporcionam melhorias do organismo. Mas agora o Manual da cozinha vai mostrar como aproveitar ao máximo esse ingrediente!

Aprenda um Chá da casca de inhame que também é carregado de benefícios

Embora já tenhamos visto que o inhame é uma fonte riquíssima de vários nutrientes e benéficos que ajudam a nossa saúde. Mas para reforçar, o tubérculo tem carboidratos complexos e fibras solúveis, como também é fonte inesgotável de vitaminas do grupo B.

Mesmo não tendo uma aparência não tão atraente, seu consumo rende diversos preparos tais como:

  • Purês
  • Cremes e molhos
  • Sopas e caldo
  • Pães
  • Bolos e tortas

No entanto, existe um o chá da casca do inhame que obviamente que essa receitinha também oferece muitos benéficos que vamos mostrar nesse exato momento:

Benefícios do chá de casca de inhame

Mas energia para nosso corpo

Bem como o próprio inhame, o chá da sua casca traz aquela energia que muitas fica em falta, ótimo para quem faz exercícios físicos com uma intensidade maior.

Evita que inflamações se espalhem em nosso corpo

Esse chá é excelente em ajudar o combate das inflamações, evitando a concentração de líquidos nas partes afetadas e diminuindo o inchaço, sendo também ideal nos casos de gastrite e úlceras.

Nosso sistema imunológico com imunidade

Um verdadeiro agente anti-inflamatório e das vitaminas que tem no próprio inhame ajudando ao sistema desempenhar uma melhorar imunidade às pessoas que tomarem esse chá de casca de inhame.

O Fígado funcionado bem melhor

O chá também age preservando o nosso fígado, pois como é fonte de vitamina B1, o alimento contribui a uma melhor do funcionamento desse órgão.

Intestino sem tantos problemas

Por fim, essas cascas também colaboram para que o intestino funcione bem melhor pela presença das fibras que estão nesse precioso alimento.

Como preparar o chá de casca de inhame?

Ingredientes:

  • Casca de um inhame pequeno – 1 unidade
  • Água filtrada – 300mL

MODO DE PREPARO:

  1. Vamos iniciar, colocando toda a água para uma panela e acrescentando a casca. Então espere que ferva pelo tempo de 7 minutos.
  2. Logo depois, basta coar o chá e está prontinho!

Afinal, esse chá de casca de inhame ajuda a engravidar?

Sabemos que existem mulheres buscando modos em aumentar as chances de engravidar. Assim sendo, alimentos acabam se tornando uma opção para muitas delas.

Então, o chá de casca de inhame geralmente é tido como uma bebida que auxilia na ovulação. Mas seria uma verdade ou apenas um mito?

Por causa de ter a diosgenina, ele pode aumentar os hormônios sexuais femininos, com isso as chances de que engravide pode sim ser real, ingerindo o inhame e o seu chá.

Além disso, ele conta com as vitaminas do complexo B, que ótimo em ajudar na fixação do embrião ao colo do útero.

Mas e aí, gostou de tudo que mostramos em post só? Continue navegando pelo nosso site!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
influência da culinária francesa no brasil
Tudo sobre a cozinha

A influência da culinária francesa no Brasil

A influência da culinária francesa no Brasil é bastante representativa, tanto que vai além da própria culinária, tendo hábitos, arte, e outros traços dessa cultura

como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro