Queijos para hambúrguer: os melhores tipos para a receita

Compartilhe essa receita

Que tal descobrir os queijos para hambúrguer e fazer combinações maravilhosas?  Pois fique por aqui e se prepare para salivar bastante com essas dicas…

Anúncios

Para fazer aquele hambúrguer apetitoso precisamos de certos ingredientes, o pão fofinho, uma carne cheia de suculência e tem a saladinha para equilibrar tudo. 

Com toda a certeza que o queijo entra nessa lista e faz toda a diferença, dando cremosidade. Um ingrediente que vai em muitas receitas, e não seria diferente para os hambúrgueres.

O Manual da Cozinha acredita que o queijo e o hambúrguer foi feito um para o outro. Por isso que preparamos esse super post!

queijos para hambúrguer

Veja os queijos para hambúrguer que deixam mais gostosos!!

1 – Mussarela

De fato, a mussarela italiana é aquele queijo queridinho que vai bem em praticamente todo receita.

Nos casos dos hambúrgueres, a leveza desse queijo faz dele uma alternativa perfeita para os sanduíches. Mas, atenta-se e opte pela a mussarela “real”, que é a base de leite de búfala.

2 – Queijo Cheddar

Vindo de terras Inglesas, o cheddar é queijo muito usado nos hambúrgueres.

Anúncios

Um queijo característico pela sua cor amarelada quase pálida e seu sabor intenso, por conta de ser extraído do leite da vaca, variando do leve para o extraforte.

3- Queijo Americano

Seu nome justifica sua procedência e esse é um queijo que mistura outros queijos. Por isso deixa o hambúrguer perfeito pelos sabores que proporciona. 

Aliás, o toastinette que é muito conhecido por suas fatias finíssimas equivale ao queijo americano, acompanham de forma magnifica o tradicional e saboroso cheeseburger.

4- Emmental

O Emmental tem uma popularidade pela região europeia, a textura dele é mais firme como os queijos suíços.

Ao derreter de suas fatias num bife causa uma cena linda que dá água na boca, bem como o Gruyere, seja da suíça ou da franca também são bem utilizados.

5- O queijo azul

Também batizado de “formage bleu” ele substitui o queijo gorgonzola devido ao seu sabor, que por sinal é bem marcante e conseguir fazer do hambúrguer uma experiência gastronômica, acentuando os sabores.

6- Monterey Jack

Os americanos consumem bastante esse queijo que é u genuíno queijo de vaca e tem por fora uma leve crocância e se for derretê-lo junto da pimenta ou chili ficam uma delicia.

Por exemplo, o Pepper Jack é um hambúrguer que demostra todo seu sabor americano. Ademais, as especiarias que vão nele que resulta em seu sabor inconfundível.  

7- Queijo de Cabra

O queijos de cabra é onde encontramos um mix de sabores. Esses queijos podem ser suavizados e  com cremosidade, ou com uma intensidade sutil. Em hambúrgueres podem fatiados e colocados sobre a carne ainda quente.

Inclusive, há receitas para fazer o queijo de cabra caseiro e que são muito boas.

8 – Raclette

Embora seja geralmente saboreado com batatas e salsichas, esse queijo pode ser uma ótima escolha para comer em sanduiche.

Então, corte ele em pedaços para que derreta, você vai sentir sabor adocicado e particular em seu hambúrguer.  O raclete tem processo de derretimento em máquinas, onde é raspado em um prato do comensal.

Curiosidade sobre esse queijo para hambúrguer: tipicamente da Suíça, a raclette é uma iguaria feito com um queijo de mesmo nome, que é muito tradicional por lá. No momento em que se prepara, o queijo é esquentado que se raspa em pratos comensais.

Seja como for use o queijo nos sanduiches, verifique sempre a melhor forma de cozimento que deixa a guarnição saborosa, como os molhos e a salada.

A dica é colocar o queijo ao forno, junto do pão, antes que monte o seu hambúrguer. Assim também, pode derretê-lo a cavalo na própria carne na hora que for cozer numa panela.

Queijos para hambúrguer: Por que combinam tanto?

Para responder isso imagine aí um queijo derretendo e transbordando pela carne e por todo o sanduiche… Imaginou? Então lembre do sabor do queijo fazendo todo sentido.

O segredo para isso está no tempero, na maciez do pão porque a textura influencia muito.

Agora voltando ao raclete, o Stunt Burger é um exemplo de hambúrguer que traz uma combinação perfeita desses dois ingredientes.

Ele leva o pão de brioche, um hambúrguer de 180g  que é um blend (picanha, peito e patinho), o chef de lá elevou o conceito hambúrguer e queijo em seu estabelecimento, que se situa em São Paulo, especificamente no Bairro do Morumbi.

O segredo está na racleteira, que é uma maquina específica para derreter o queijo em uma superfície em que simultaneamente amolece e doura de forma sutil, o que facilita a raspagem.

Você sabia que racler significa raspar em francês?

Esse é termo francês, e esse processo que rende para diversos acompanhamentos:

  • Pães
  • Batatas
  • Vegetais
  • Pickles
  • Embutidos (presunto cru, lombo defumado, salame, copa)
  • Conservas
  • Enlatados

E assim, o próprio hambúrguer que é o que ti trouxe até aqui e umas das combinações mais agradáveis.

De fato, os suíços não tinham adotado a racleteteira, que facilitou fazer o hambúrguer com o queijo.

Então partiu preparar as receitas com queijos para hambúrguer aí na sua casa?

Essa maquina chamada racleteira é muito boa, mas não dá para derreter assim na sua casa.

Mas agora vamos usar e ousar na criatividade nesse momento, para fazer essa receita bem bacana!

Queijos para Hambúrguer raclette receita

Ingredientes:  

  • Carne moída – 500 g (2 latas)
  • Bacon – 6 fatias
  • Queijo – 100 g
  • Pão de hambúrguer – 2 unidades
  • Mostarda
  • Folhas de alface
  • Picles
  • Batatas

MODO DE PREPARO:

  1. Primeiro faça duas bolas com a carne moída, e nas duas latas higienizadas, pressione uma pequena porção de carne fazendo um buraquinho raso.
  2. Logo depois enrole 3 fatias de bacon nos bifes e após tire as latas. Deixe o queijo em pedacinhos, coloque o queijo no buraco.
  3. Ao fatiar o pão do hambúrguer, leve esses pães e os bifes para o forno durante 20 minutos (180°C).
  4. Em seguida, adicione mostarda e a folha da alface e bote o bife por cima do pão e acrescente as rodelas de picles.
  5. Então Feche os sanduiche com pães fatiados e sirva.

Nosso site é um lugar para aprender não só ótimas receitas, mas também centenas de outras coisas!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
influência da culinária francesa no brasil
Tudo sobre a cozinha

A influência da culinária francesa no Brasil

A influência da culinária francesa no Brasil é bastante representativa, tanto que vai além da própria culinária, tendo hábitos, arte, e outros traços dessa cultura

como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro