Como limpar prata que ficou preta? Descubra os segredos!

Compartilhe essa receita

Muitas vezes se perguntamos, como limpar prata que ficou preta? Mas têm receitinhas caseiras bem práticas que devolvem todo o brilho de joias e qualquer outra peça que tenha.

Anúncios

Com toda a certeza que a prata é um item que muitos adoram, seus fãs que usam desde acessórios a artigos de decoração, lidam com uma questão que muita gente não sabe responder!

Pois estamos falando da dificuldade em retirar o escurecimento dos objetivos em prata.  Então limpar a prata  acaba sendo um questão, mas tem métodos super fáceis de como limpar prata que ficou preta.

como limpar prata que ficou preta?

O que pode causar o escurecimento da prata?

Também chamada de argento a prata é um material sensível a sofrer com o processo de escurecer, sendo uma consequência do seu contato com o meio em que circula.

Aliás, são vários os objetos que podemos usar em prataria:

  • Brincos
  • Pulseiras
  • Colares
  • Anéis
  • Talheres
  • Taças
  • Bandejas
  • Travessas
  • Vasos
  • Espelhos
  • Instrumentos musicais e diversos outros.

Sendo assim, existe a camada mais preta que é o sulfeto de prata, criado pela e reposta do material e derivados de enxofre que ficam no ar, a exemplo dos gases sulfídrico e dióxido de enxofre.

Bem como, o suor que o nosso corpo libera é um vilã que também causa o escurecimento. Porque esse suor tem composto, como o cloreto de sódio, quando misturados com algum dos agilizam esse processo de escurecer a prata.

Quais as possíveis soluções podemos ter nestes casos?

Anúncios

Certamente tem muita gente quebrando a cabeça tentando descobrir como deixar a prata brilhante mais uma vez.  

Antes de tudo faça tipo a manutenção para que suas peças durem mais. Vejamos orientações para cada um:

  • Joias: no caso delas, o recomendado é guardar em ambientes secos e sem luminosidade, preferencialmente em sacos plásticos ou de tecido.
  • Utensílios domésticos: Já para eles, primeiro, evite deixá-los próximos de produtos com sustâncias químicas, como os que possuem o enxofre ou cloro.
  • Dica: substâncias, como a água sanitária (ou oxigenada) e perfumes, retiram todo o brilho da sua prataria. Pois, atente-se quando manuseia esses materiais.
  • Pratos ou talheres: quando for lavá-los coloque de molho se não conseguir limpar na hora que sujou, para não grudar.
  • Dica: não usar as partes mais asperosas das esponjas evita que a prata arranhe, as esponjas de aço nem pensar!

Antes que guarde os objetos em seu armário, envolva-os no papel filme, não deixe nenhuma parte descoberta, reduzindo o contato com o meio. Desse modo, as peças ficam polidas por mais tempo.

Então veja as receitas de como limpar prata que ficou preta!

Logo após que explicamos brevemente as razões da prata ficar escura, nesse momento mostramos os métodos para limpar de vez, bora botar a mão na massa?

Ao todo são 8 ingredientes que podem ter aí em sua casa e que ajudam a remover toda a escuridão das suas peças.

Bicarbonato de sódio

Esse ingrediente é ideal para este tipo de serviço, porém quando age pode ser abrasivo em peças mais requintadas, isso pelo seu composto químico tender a degradar as a superficiais da prata.

Portanto, esse é um método recomendável a peças mais baratas!

  1. Passo: numa panela com 400ml de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e as peças de prata, deixe no fogo.
  2. Passo: assim que levantar fervura, retire do fogão e bote de molho até essa mistura amornar. Logo depois, enxague as peças com água e sabão e seque bem.

Em caso de peças de prata maiores, umedeça um paninho dessa mesma combinação da água e bicarbonato e passe nelas. Depois que fizer isso, siga com a lavagem de costume.

Pasta de dente

Parece um mito, mas é verdade que a pasta de dente é utilizada para limpar a pratas e outros objetos. Na prata, essa pasta reduz a aparência de arranhões e resgata o tom brilhante.

  1. Passo: use uma esponja ou escova (cedas macias), passando creme dental em toda a peça, sem muita força para que não causa mais arranhões nessas peças.
  2. Passo: então, faça a lavem com água e sabão, fazendo o polimento com a flanela ao secarem.

Sal e papel alumínio

Decerto a receita mais prática, por ser o sal seu ingrediente principal e assim todo mundo tem em casa!

Então quando junto do papel alumínio e, também a água reagem devolvendo o aspecto brilhoso das peças desse metal. Vamos à receita?

  1. Passo: bote 1 litro de água quente em um recipiente, junto de 3 colheres de sopa de com 2 de bicarbonato de sódio.
  2. Passo: disponha seus materiais de prataria e em pedacinhos de papel alumínio picotado.
  3. Passo: após ficar de molho durante 30 minutos, siga enxaguando, lavando e guardando as conforme orientações passadas.

Água e o papel alumínio para clarear suas alianças

Teste agora e veja que uma xícara com o sal e papel alumínio permitem que as alianças de prata podem voltar ao brilho de antes.

Casca de banana

Não apenas combate a acne, manchinhas e aquelas rugas do rosto, a casca de banana é ótimo polidor de pratas.

Para que chegue nesse resultado use uma flanela ou outro pano qualquer, faça o polimento dos materiais como de costume, só que com de dentro da casca da banana.

Vinagre branco

  1. Passo: Em uma vasilha, faça uma mistura com 500ml de água fervente e a colher de sopa de detergente e três de vinagre branco.
  2. Passo: com um pano de algodão umedecido um nessa mistura e passe na limpeza peças de prata. Depois disso, faça a lavagem das peças e seque-as.

Cerveja ou refrigerante de cola

Esse último método é uma dica prática, porque só necessitará da cerveja ou a refrigerante de cola.

Aqui basta colocar suas peças numa tigela estreita e alta, preenchendo todo seu volume com desses líquidos.

Pode até parecer um desperdício, mas ao imergir as peças de prateadas nesses líquidos, desgastam todas as camadas pretas.

Viu só, como limpar prata que ficou preta aqui no Manual da Cozinha é fácil de aprender e muito útil para o nosso dia a dia!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro