Como limpar travessa de vidro queimada? Será que tem salvação?

Compartilhe essa receita

Cozinhar é uma tarefa que requer certo esforço, aí tem um casos que precisamos aprender  certos truques! Por exemplo, fazer limpeza de um refratário corretamente, você sabe? E como limpar travessa de vidro queimada?

Anúncios

Quando a sua travessa de vidro que usa nas em receitas de forno vai limpar parece que a sujeira jamais saíra. Mas e quando queima e você pensa que perdeu a assadeira? 

Pois é, tem até pessoas que jogam fora, mas fiquem calmos que a notícia é que existem soluções para isso. Para a travessa queimada use o bicarbonato de sódio e o detergente.

Mas antes de qualquer coisa saiba a como fazer a limpeza da travessa de vidro? O Manual da Cozinha vai ti mostrar tudo bem detalhado, é só acompanhar esse post!

como limpar travessa de vidro queimada

Limpando a travessa de vidro: veja a lista do que vai precisar!

Para que tenha sucesso nessa limpeza, separe os produtos que ajudarão a limpar seu material sem danificá-lo:

Itens necessários:

  • Vinagre branco
  • Detergente
  • Pano perfex
  • Esponja
  • Bicarbonato de sódio

Descubra 3 truques para manter a sua travessa de vidro cuidada

  1. Evite o choque térmico, nunca coloque a travessas nas superfícies úmidas ou com qualquer resquício assim que retirar do forno. Então, opte utilizar aqueles descansos de panela.
  2. O ideal é não botar a travessa de vidro no forno pré-aquecido, escolha botar no mesmo momento quando for ascender o forno.
  3. Sempre opte por usar parte macia da esponja, mas se que for retirar aquelas manchas mais firmes, isso evita os arranhões no seu objeto.

De fato, não terá trabalheira alguma ao seguir estas orientações para limpar sua travessa. Então seguimos com o que ti trouxe aqui e aprenda a como limpar a travessa de vidro queimada e nunca mais sofrer com isso.

Descubra os truques de como limpar a travessa de vidro queimada!

Primeiro ponto, se acaso não tenha o bicarbonato de sódio, você pode trocar por fermento em pó para não deixar de realizar sua limpeza.

Anúncios

Bem como o bicarbonato, o fermento químico tem em sua composição o próprio bicarbonato junto de um ácido.

Então seguimos com as etapas dessa solução em 5 passos.

Etapa 1: Limpando a travessa

Antes que possamos iniciar, fique sabendo que esse método também pode ser aplicado em assadeiras antiaderentes.

Para que os limpe, siga os mesmos passos que faria para fazer a limpeza da travessa de vidro queimado, só que não esfregue com a mesma intensidade.

Etapa 2: faça uma mistura do detergente e do bicarbonato de sódio

Em um recipiente, faça uma pastinha usando 1/8 xícara de sabão líquido (ou detergente) com 1/4 xícara de bicarbonato de sódio.

Caso esteja ainda fino, acrescente mais bicarbonato de sódio, ou se engrossar muito, coloque sabão a mais.

Etapa 3: Aplicando nas partes queimadas

Faça a aplicação da misturinha do detergente e do bicarbonato aonde foi afetado e deixando que descanse entre uma a duas horas.

Etapa 4: agora é a hora esfregar

Logo depois das horas passadas, note que a pastinha vai fica com um aspecto amarronzado. Sinal de que as manchas vão se dissolvidas.

Então, com uma esponja suave comece esfregar, tendo aquelas manchas mais resistentes, lave a travessa na água morna e refaça as etapas 3 e 4.

Etapa 5: travessa bem limpinha

O bicarbonato de sódio causa um verdadeiro milagre nesses casos de travessas queimada!

E assim todo o seu esforço resultará numa travessa de vidro novinha em folha e preparada para suas receitas para aquele jantar especial.

Depois que aprendeu essas dicas de limpeza você não irá mais quebrar a cabeça limpando o seu refratário de vidro queimado.

E melhor de tudo, você pode e ensinar a todo mundo da sua casa, esse truque de limpar e compartilhar com seus amigos também. Assim limpar os refratário ficou bem tão fácil, num é mesmo?

Aprenda para outros casos de limpar sua travessa de vidro!

Nossa equipe também vai mostrar a como fazer a limpeza da travessa de vidro com soluções outras situações.

1. Limpando a travessa de vidro cheia de gordura

Nesses casos, para fazer a limpeza a travessa de vidro que ficou engordurada, para apenas aplique a esponja usando o detergente e a água, esfregando cuidadosamente com o lado mais rugoso e após, basta que enxague bem.

Mas caso a gordura ainda permaneça, coloque a travessa em molho pelo tempo de até 1 hora com detergente e água e mais um vez volte a lavar.

2. Limpando a travessa de vidro riscada

Faça uma mistura de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio junto de 1 colher de sopa de água.

Logo após, vá aplicando nas partes riscadas da travessa com auxílio de um pano perfex, fazendo isso em movimento circular.

Em seguida, faça processo de repetir isso para que os riscos possam sumir completamente e, finalize, enxaguando com sabão.

4. Limpando a travessa de vidro com manchas

Para que retire essas manchas da sua travessa de vidro, você tem que colocar uma misturinha do vinagre branco, a água quente e do detergente, faça isso usando uma esponja.

Utilize a medida de 1 xícara para o vinagre e a água e, 1 colher de sopa no caso do detergente. Por fim, siga repetindo todo esse processo para as manchinhas saírem sem deixar nenhum vestígio.

Achou que acabou por aí? Pois se enganou porque trouxemos uma solução para quem queimou sua panela!

Como limpar suas panelas queimadas

No casos das panelas queimadas tire o seu grude, investindo em métodos práticos, mas que super funcionam.

Então ponha um ponto final no seu drama facilitando seu trabalho aí na sua cozinha. Por isso logo abaixo essas instruções para não ter o temível esfrega-esfrega:

O modo que mais traz resultados e funciona para qualquer tipo de revestimento é preencher a panela com água, acrescentar 1 colher de sopa bicarbonato de sódio e botar em molho.

Atenção para que se for esquentar, não deixe que ferva ou deixe de dia para o outro, em situações muito drásticas. E caso não funcione de primeira vez, basta repetir, não deixando nenhuma mancha.

Para quem gostou desse post também pode ficar interessado a aprender o polimento de itens cromados ou a limpeza do aço inoxidável. Depois disso tudo é sucesso!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
influência da culinária francesa no brasil
Tudo sobre a cozinha

A influência da culinária francesa no Brasil

A influência da culinária francesa no Brasil é bastante representativa, tanto que vai além da própria culinária, tendo hábitos, arte, e outros traços dessa cultura

como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro