8 alimentos com antioxidantes para incluir nas suas receitas

Compartilhe essa receita

Os alimentos com antioxidantes trazem uma importância a saúde de nosso corpo. O motivo disso é devido a ação de inibição dos radicais livres. Enfim nesse post descobre muito mais sobre isso!!

Anúncios

De modo geral, o antioxidante age retardando o envelhecer das células e combate diversas males.  Então incluir alimentos que é fonte desse elemento fornece inúmeros benefícios.

O bom é que a nossa alimentação rotineira já se consume muitos deles do café da manhã até o momento do jantar!

Confira uma forma de melhorar seu cardápio, o Manual da Cozinha apresenta 8 alimentos com antioxidantes para você deixar sua alimentação mais saudável!

alimentos com antioxidantes

Brócolis

O brocolis é uma fonte de antioxidante sulforano e é um dos vegetais e alimento também dos que mais trazem benefícios.

Não bastasse, é riquíssimo em ferro, fibras e vitamina C, contando também com um componente super diferente: o sulforano, sendo um substancia natural com função antioxidante em que pode diminuir os casos de câncer e outros problemas.

A desintoxicação é o maior benéfico desse alimento paro o nosso organismo e funcionando assim como um anti-inflamatório.

Anúncios

A dica aqui é preparar as saladas verdes e variar, combinando o brócolis com vegetais, para um consumo diário.

Uva passa

Esse alimento contém a substância resveratrol, sabia que ele também é uma otima opção de ser antioxidante?

Pois saiba agora mesmo, a uva passa é bem concentrada em nutrientes, isso porque ele passa por um processo de ser desidratado.

No entanto, o ponto mais atrativo desse fruto seco é que contém o resveratrol, uma das substâncias principais com ação de antioxidantes.

Assim também auxilia na redução dos casos inflamatórios, do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas.

Açaí: um dos alimentos com antioxidantes fonte de vitaminas e minerais

O açaí é outro item que é fonte de nutrientes e também antioxidantes,  um fruto muito querido, principalmente no verão.

Também vamos dá o destaque pela riqueza de fibras e inúmeras vitaminas (A, C, D, E e K) que possui e com isso contribui no fortalecimento do sistema imunológico e mantem sistema digestivo funcionando bem.

Só que o que mais nos interessa aqui é a sua atuação como antioxidante que é algo que ele age bem.

Fique ligado! Grande parte das pessoas tem o costume ingerir o açaí batido no xarope de guaraná ou banana picada – uma junção de muito sabor e refrescância.

Mas nessa combinação que acaba fazendo com que o açaí ganhe mais calorias. Ao invés disso, se recomenda que faça o consumo da fruta in natura, permitindo uma absorção melhor dos nutrientes e benéficos que existem nessa fruta.

Espinafre

Fonte de vitamina e assim como os alimentos que são compostos desse nutriente num geral, costumeiramente funcionam como bons antioxidantes.

Por sua vez, o espinafre tem o mesmo sentido: bem como o brócolis, é um vegetal verde-escuro repleto de uma carga de nutrientes que trazem diversos benefícios.

Para além de ter uma boa porção de ferro e fibras, esse vegetal contém o betacaroteno, que é uma espécie de pigmento natural, também existindo em diversas plantas que fazem a conversão na vitamina A quando entram no organismo.

Um dos principais que agem como antioxidantes, como também ele faz bem para nossa saúde óssea e, cabelos, unhas e deixam as córneas dos olhos protegidas.

Tomate

O tomate tem a presença do licopeno, que é um antioxidante natural e jamais deixe ele de fora da sua alimentação.

Sendo uma fruta fonte dessa substância que funciona com bastante eficiência como antioxidante, o tomate também é muito gostoso.

Aliás, o licopeno é uma componente que fornece o tom avermelhado de diveras verduras e frutas também, a exemplo da melancia.

Combate nas possibilidades das células passarem por mutações, inibindo câncer e assim ajufa o sangue a circular.

Limão

Possuindo o limoneno, o limão é um dos alimentos com mais ação antioxidante. uma fruta cítrica super deliciosa e saudável, também tendo nutrientes diversos, como vitaminas C e do complexo B e os minerais, assim como o cálcio e o fósforo.

Além disso tudo, o limoneno é um dos elementos que caracterizam as frutas cítricas como um todo, visto no casos das laranjas e tangerinas, por exemplo.

Toda essa composição tem uma forte atuação antioxidante em nosso organismo e, evita problemas como a hipertensão e a catarata.

Nozes

Do grupo das oleaginosas, são as nozes que são ricas em de resveratrol funcionando assim como antioxidantes: fontes de vitamina C, E, ômega 3, zinco, potássio

Tendo um componente de grande importância: a resveratrol, contido nas uvas também e ajudando a prevenir a reposta de oxidação dos radicais livres em nosso organismo.

Para que tenha a alimentação saudável, podendo consumir uma quantidade menor de nozes diariamente (em torno de quatro),fazendo também um combinação junto de outras oleaginosas.

Amora e frutas vermelhas

Esse é um dos alimentos que é bastante rico em vitaminas C e E, no caso das frutas vermelhas é a amora é uma das mais gostosas e são carregadas de benefícios, sendo fontes de vitaminas C, E, B e K, e do ferro, ácido fólico e outros minerais bem saudáveis.

A vitamina D E também está presente sendo um bom diferencial que complementa os benefícios dessa fruta para além da sua função de antioxidante natural.

No entanto não só ela há tantas outras opções de frutas vermelhas que podem cumprir essa mesma ação: morangos, framboesas, metilos dentre outras… Valendo muito a pena acresentar em  dietas do seu dia a dia!

Fique atento! Lembre também que são muitos os alimentos que tem uma função antioxidante, poderíamos falar aqui do abacate, do kiwi, da avelã, de temperos visto em cebola e alho e assim por diante…

O que realmente se indica é montar seu cardápio com uma riqueza e diversidade, sempre buscando variar os ingredientes que pode usar.

E aí o que achou desse bocado de informação sobre os alimentos com antioxidantes para sua alimentação e sua vida mais saudável!!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro