Temperatura ideal para assar bolos: você sabe qual é a melhor?

Compartilhe essa receita

Qual a temperatura ideal para assar bolos? É uma boa pergunta a quem procura fazer sua receita perfeita de bolo. Entre os elementos que auxiliam nesse resultado do bolo, você vai ver com esse post que este se torna o principal.

Anúncios

temperatura ideal para assar bolos

Afinal, preparar um bolo não é algo das coisas mais fáceis, precisando do mínimo de planejamento anterior, sem exagero algum. Muita gente reclama que segue a riscas as orientações da receita. Só que seus bolos não crescem ou ficam com sua massa empelotada.

O passo de colocar o forno no preaquecimento e tudo vai depender de como você fez isso, da forma que escolheu e a temperatura que deixou nessa hora.

Por isso, resolvemos aqui no Manual da Cozinha trazer essa matéria com algumas muitas informações Qual a temperatura ideal para assar bolos, ajudando a qualquer a descobrir isso. Confere só!

A influencia da temperatura ideal para assar bolos é fundamental no resultado, porquê?

Para essa resposta se deve salientar uma informação importantíssima, para que asse um bolo vai depender das reações químicas.

Por exemplo, a junção do fermento em pó com a farinha de trigo resulta num bolo bem fofo. Ao passo que, sua temperatura é quem gera toda essa reação química durante o processo.

Logo, quando deixa seu forno em temperatura mais alta, superando o que se recomenda, com essa reação se sucederá de modo bem ligeiro. Consequentemente o resultado do bolo vai fazer com que ligeiramente diminua assim que retirar do forno.

Anúncios

E assim pelo contrário, se deixar seu forno em uma temperatura muito reduzida, sua massa vai passar muito  tempo mais para assar.

Desse modo, o resultado tem de ser uma massa que vai solar e ressecar. a temperatura em noveis mais baixos que o já é recomendado, o seu bolo não vai aerar, correndo um sério risco de ter umas partes cruas no seu centro.

Afinal, qual a temperatura ideal para assar bolos?

Como exposto anteriormente, a temperatura que deixar em seu forno interfere bastante. Isto é, muito disso depende de verdade de como está o estado do seu forno, levando em consideração que que as potências dele variam muito.

Para quem não se arriscou numa receita caseira de bolo, não deixe de testar a temperatura e  saber a temperatura ideal para assar bolo no seu forno. Então de modo geral, uma temperatura mais comum de usar em bolos é a de 180ºC.

Mas a receita é outro fator também. Por exemplo, se estiver fazendo aquelas receitas mais molhadinhas, suba para 200ºC é a temperatura o ideal para isso, em praticamente todas as, todas às vezes existe essa recomendação de temperatura nas respectivas  receita.

Pré-aquecer é um fator super essencial para haja resultado positivo que espera do bolo . Veja bem, pré-aquecer o forno 30 minutos e algo que deve ser feito antes de botar p bolo para que possa assar, porque:

  • Há uma garantia de que o bolo seja asse completamente e não só em suas extremidades apenas;
  • Contribuí para o fermento ser ativado, permitindo uma aeração melhor;
  • Permite que a massa cresça no volume adequado e não fique embatumada.

Contudo, só deixe o forno na temperatura de 180ºC e, pré-aquecendo pelo tempo de 30 minutos e só depois entre com seu bolo para que asse, entendeu?

Como saber se o bolo está pronto?

A dúvida cruel para muitas pessoas amam preparar seus bolos. A partir da hora que colocar  a temperatura acertada, deixando-o forno pré-aquecer, tem que deixar marcado em seu relógio um período de forno em média com 35 minutos.

Se torando o tempo padrão para bolo poder ficar prontinho prontinho. No entanto vai depender também de que forno irá ser usado e, sobretudo da receita decidiu. Pois Algumas  delas exigem um tempo de preparo com até 40 minutimhos.

O imbatível  teste do palito, nestes casos, valerá muito a pena porque jamais falha. use um palito de dente, assim descobre na mesma hora se o bolo assou direitinho ou se precisa ficar mais tempo de forno para finalizar o assado.

Daí Se sair sequinho, estará prontíssimo. Tendo os resquícios de massa molhada, pode deixar um pouco a mais e refaça seu teste do palito mais uma vez.

Ademais, outro ponto é que retirar do forno o bolo estando quente é um erro.

O correto é esperar de 15 a 20 minutos para que possa removê-lo do seu forno, isso porque o choque térmico que vai acontecer, em especial dos dias mais frios simplesmente faz bolo ficar murcho.

Evite erros na hora de assar o bolo

Depois que já sabe tem noção da temperatura ideal para assar bolos, é conhecer também uns errinhos que quase todo mundo faz,  manual separou eles, logo abaixo:

Bater e bater e bater a massa…

Um dos erros que muitas pessoas fazem, é que elas não se ligam de deixar separados os itens!

Como seja preciso ir separando ingrediente por ingrediente vendo as devidas medidas e as proporções da receita que exigem que essa massa siga a bater e muito provável tenha falhas no momento de assar.

Aliás, ao bater a massa demasiadamente, muitas reações químicas podem ser que surjam, deixando-a como uma massa mais flexível. Então o resultado e que não se tem de forma alguma o bolo fofo.

Untar sem ser da forma certa

Tem muitos jeitos pra isso, um das melhores que sempre apostamos é untar sempre com a manteiga e enfarinhado.

Pois esse é um método que deixa o bolo mais protegido e preparado para não permita que possa queima-lo no momento de assar. Além disso, ele fica com aquela casca super crocante em suas extremidades.

Se acaso não untar da maneira correta a forma, correrá o risco que fique ruim para desenformar essa massa e pode ter catástrofe: o bolo se partir todo.

Não usar os ingredientes na temperatura ambiente

Muitas pessoas não deixam tempo para fazer com os ingredientes saem da geladeira antes dos preparos, o que é muito essencial. Assim como no caso citei de tirar o bolo ainda quente do forno, por conta do mesmo principio do choque térmico.

Tudo isso são cuidados que deixam a diferença, mas o importante que aprendeu a temperatura ideal para assar bolos!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro