Como deixar o bolo fofo e macio? 9 dicas para ter sucesso

Compartilhe essa receita

É de frustrar a qualquer um, fazer uma receita bolo e não ficar fofinho! Pois vamos resolver isso agora porque vai aprender a como deixar o bolo fofo e macio, nesse post do Manual!

Anúncios

Chegar ao ponto para que seu bolo atinja a maciez perfeita é preciso fazer alguns passos. Por isso trouxemos esses passos que vão acabar de vez com seu dilema da cozinha.

Mas, primeiro a confeiteira Camila Dutra nos alerta que é necessário que entendemos que nem todo bolo pode ficar fofo.

“Alguns são mais densos, outros, mais leves e aerados ou mais úmidos. Por isso, é importante entender o resultado que você procura antes de se aventurar em uma receita. Os bolos mais fofinhos normalmente partem da aeração dos ovos ou do açúcar com a manteiga e, assim como todas as receitas em geral, precisam de uma série de cuidados na execução do preparo que podem fazer toda diferença”.

Diz a confeiteira

Então para quem quer deixar de errar e descobrir como deixar o bolo fofo e macio, confere essas 9 dicas preciosas.

como deixar o bolo fofo e macio?

1- A temperatura ambiente dos itens é importante

É crucial que usa na receita ingredientes em temperatura ambiente, exceto as receitas que são feitas itens quentes ou gelados.

Os ovos, o leite e a manteiga são ingredientes que alteram na textura dos bolos e tortas, devendo ser utilizados em uma temperatura natural. Para que não dê chance pro erro, tire-os da geladeira ao menos 30 minutinhos antes dos preparos.

Segundo a nutricionista Camila quando os ingredientes estão em temperaturas iguais facilita a incorporação e permite que a massa asse bem no forno. E ainda informa que temperatura de 25°C é a ideal.

2- Deixa tudo organizado é uma fórmula para o sucesso da receita

Anúncios

Comece separando tudo que vai para a receita,  quanto mais tempo passa fazendo isso enquanto faz o bolo, interfere diretamente no resultado final.

Por isso, deixar a organização na mesa é o segredo, ingredientes em porções separados, os utensílios e a forma já untada e enfarinhada, se for o caso.

3- A terceira dica dica sobre como deixar o bolo fofo e macio é misturar cuidadosamente a farinha na massa

Esse truque é ótimo para sua receita, porque não há necessidade de ficar mexendo a farinha de trigo no momento que incorpora.

Isso ocorre porque o glúten se desenvolve nessa hora de trabalhar, e quando tem contato com os líquidos. Assim, se bater muito a farinha pode deixá-lo pesado. Então mexa o tanto só para misturar.

4- As Claras em neve bem úmidas e com brilho

Para que não estregue o resultado do seu bolo, as claras não podem ficar secas e com uma consistência pesada, o que é culpa de bater excessivamente.

Os bolos que usam a clara batida adequadamente chegam na fofura,  pelo o ar que ao ser absorvido na clara fermenta bem melhor. Pois misturar as claras em neve tem que ser delicado e cuidadoso, mantendo as bolinhas de ar.

5- O truque do amido de milho funciona

Uma a massa mais levinha, vai o amido de milho ao invés da farinha de trigo, mas deixe uma porção. Porque ele é mais leve e sem glúten comparado a farinha.

6- Pré-aquecer seu forno logo que for pegar todos os ingredientes

Assim também, colocar o forno pré-aquecido garante um temperatura correta para quando entrar com o bolo nele.

Por causa de ter o contato do fermento com os líquidos, faz com que aja no bolo, o que é intensificado ao calor do forno. Se acaso estiver frio, a consequência na massa é inevitável.

Dica: evitar o ressecamento do bolo colocando uma panela pequena com água próximo ao bolo no momento que assa.

7- Siga a risca as temperaturas de assar o bolo

O bolo deve assar a uma temperatura indicada de 170 a 190°C, porque é importante para não ter aquelas surpresinhas.

Por isso, considerar a média de 180°C é um truque e sem abrir o forno até que sinta o cheiro de bolo assando. Dessa forma, garante que ao abrir o bolo não afunde, como aconselha Camila.

8- Peneirar é uma maneira de deixar o bolo leve!

Saiba que peneirar a farinha e acrescentá-la de pouco em pouco impede que a massa fique empelotada e uma ótima forma de fazer seu bolo amaciar. Pois, peneire também o açúcar e o fermento.

9- O fermento tem que ir por último

Esse item é para ser o último a ser agregado na receita. Então, lembre-se de peneirar por cima da massa, misturando delicadamente.

Receita de bolo de chocolate simples e fofinho

Sem dúvidas que você não sair daqui sem colocar os conhecimentos que acabou de aprender em prática!

Logo que com essa receita do bolo de chocolate simples e fofinho é super fácil de preparar, confira agora os ingredientes e o modo de preparo. 

Ingredientes para o bolo de chocolate simples e fofinho:

  • Chocolate em pó – 1 xícara de chá (120 g)
  • Açúcar – 2 xícaras de chá (300 g)
  • Farinha de trigo – 3 xícaras de chá (360 g)
  • Fermento em pó – 1 colher de sopa
  • Bicarbonato de sódio – ½ colher de chá
  • Manteiga – 200 g (temperatura ambiente como vimos)
  • Ovos – 4 unidades
  • Leite – 2 xícaras de chá (ou 480 ml de água morna)
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

MODO DE PREPARO:

  1. Inicie, aquecendo o forno a 180ºC (médio-alto). Depois unte a forma grande , com manteiga e farinha, também pode utilizar outra assadeira grande qualquer disponível.
  2. Logo após, acrescente o chocolate, o açúcar, a farinha, o fermento e o bicarbonato e faça uma boa misturada em um recipiente grande.
  3. Em seguida, adicione a manteiga, os ovos, o leite e mexa para que fique uma massa bem uniforme.
  4. Então passe essa massa para a forma, assando por cerca de 40 minutos, até que possa ter mais volume e firmar para que solte as laterais (faça o teste do palito, enfiando um palito bem no meio, vendo se saiu limpinho).
  5. Para que finalize, espera esfriar e desenforme o bolo na sequência e se for do seu agrado jogue uma cobertura sobre ele. Deixe firmar mais pouco e já pode servir.

É desse jeito que o Manual da Cozinha vai fazer com que você facilite seu dia a dia na cozinha!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro